Destino – La Palma


DESTINO – LA PALMA

Por: Dive SSI

Com a erupção vulcânica ativa em La Palma, esta ilha pouco conhecida continua a atingir as manchetes em todo o mundo. Em meio à devastação, há sinais de novos começos, com pontos de mergulho sendo criados por fluxos de lava a todo momento. Oferecendo águas cristalinas e paisagens de lava em evolução repletas de vida, o mergulho em La Palma é imperdível. Continue lendo para saber mais e mergulhar no fascinante mundo do mergulho de lava.



Mergulhos em La Palma – Bem-vindo as ilhas de lavas.

Onde é La Palma?

La Palma é uma das menores das ilhas Canárias, e está localizada no noroeste da África. Estas ilhas super populares são conhecidas por suas paisagens vulcânicas, areias negras e paisagens subaquáticas fascinantes, que atraem pessoas de todo o mundo para o mergulho nessa região.
Ao contrário das ilhas Canárias mais conhecidas, La Palma é uma joia escondida que muitas pessoas desconhecem. É cercada por florestas, com alguns vulcões, e abriga o Parque Nacional Caldera de Taburiente.
Este parque nacional vulcânico tem trilhas fantásticas entre as florestas de pinheiros das Ilhas Canárias e uma enorme cratera vulcânica.
La Palma também possui o Observatório Roque de Los Muchachos, situado na orla do Parque Nacional Caldera de Taburiente. A 2.396 metros acima do nível do mar, é um dos melhores lugares para observar as estrelas no hemisfério norte.
No entanto, apesar de ser um paraíso para caminhantes e astrônomos, e ter inúmeras maravilhas subaquáticas, o mergulho em La Palma sempre foi bastante desconhecido.

Lava ainda fluindo 80 dias após a erupção vulcânica.

La Palma atingiu as manchetes dos canais de notícias em todo o mundo no dia 19 de setembro de 2021. Nesse dia, um novo vulcão entrou em erupção na cadeia de vulcões que forma a cordilheira vulcânica Cumbre Vieja.
Em 9 de dezembro de 2021, 80 dias após a erupção, este vulcão ainda cuspia lava e cinzas.
Ele destruiu mais de 2.000 edifícios, a pequena cidade de Todoque, casas, meios de subsistência e memórias em seu caminho em direção ao oceano.
As cinzas interromperam o tráfego aéreo e toda a indústria do turismo foi seriamente afetada. Depois de quase dois anos lidando com a Covid, essa difícil situação piorou ainda mais a realidade para todos aqueles que dependem do turismo.
Mas o vulcão não apenas destrói. Também cria uma nova vida.


Onde os vulcões entram em erupção, uma nova vida começa.

O fluxo de lava criou um novo pedaço de terra, cobriu uma área arenosa e atingiu profundidades interessantes.
Novas pequenas praias, uma bela paisagem e promissores pontos de mergulho estão se desenvolvendo enquanto falamos.
Será extremamente interessante observar como a vida marinha volta a este lugar.
Pouco depois da erupção de um vulcão subaquático na ilha vizinha de El Hierro em 2011, os mergulhadores observaram como a vida ao redor do vulcão estava crescendo em uma diversidade nunca vista antes.
La Palma é uma ilha vulcânica, então já há uma boa estimativa sobre como será a aparência desse novo ponto de mergulho de La Palma.

O que faz o mergulho em La Palma tão especial?

Todas as paisagens subaquáticas e o ambiente marinho que podemos ver em La Palma se originam de vulcões, incluindo a erupção de Teneguia em La Palma em 1971.
Existe um lindo ponto de mergulho chamado Las Cabras, com uma pequena baía como ponto de entrada rodeado por areia preta e lava, o que te dará a sensação de estar na lua.
É como um deserto negro em terra, mas debaixo d'água, com cores simplesmente indescritíveis. Muitos peixes, esponjas amarelas e vermelhas, algas verdes e rosa e corais pretos.
Juntos, eles adicionam a quantidade perfeita de cor e movimento aos impressionantes fluxos de lava, e aos arcos e passagens subaquáticas criadas pela erupção da Teneguia.
La Bombilla é uma coleção impressionante de arcos, criada em 1949 pela erupção do vulcão San Juan. Embora não seja acessível no momento, a construção de todos esses arcos não teria acontecido sem um vulcão.
Mais a leste, em El Fraile, alguns dos fluxos de lava mais antigos parecem dragões, elefantes e polvos.
E não podemos esquecer Malpique, feito de colunas de basalto, areia e antigas formações rochosas.
Em Malpique, há de tudo: algumas bolhas de lava fresca, colunas de basalto, arcos e uma torre.
É o local preferido de muitos pequenos cardumes de peixes, enormes arraias, arraias-borboleta adormecidas que dançam à noite, polvos, moreias e muito mais.
Sim, há um vulcão ativo em La Palma e isso torna a viagem um pouco mais desafiadora. Mas visitar a ilha e experimentar as recompensas do mergulho em La Palma faz com que o esforço valha a pena.
Debaixo d'água, as cinzas se transformam nas belas areias negras que tornam a água incrivelmente límpida.


Créditos:
Texto e imagem: Dive SSI
Tradução e adaptação: Mares Brasil

Referência:
SSI, Dive.  La Palma Volcano: New Dive Sites Form As Lava Flows On. Disponível em: https://blog.divessi.com/la-palma-diving-sites-form-lava-flows-8095.html.  Acesso em: 25. 2022.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

Do Iniciante Ao Profissional: As 6 Melhores Técnicas De Pernadas Para Mergulhadores