Tubarões Tigre


TUBARÕES TIGRE

Por: Lena Ilic

Os tubarões-tigre são um dos maiores tubarões predadores, ficando atrás apenas do Grande Tubarão Branco. As fêmeas do tubarão-tigre são maiores em tamanho do que os machos e geralmente medem cerca de 4 metros (13 pés) de comprimento.
Eles podem ser encontrados em todo o mundo, em mares tropicais, temperados e quentes. Registros mostram que eles ocasionalmente fazem mergulhos profundos (até 350 metros), mas eles parecem se sentir mais confortáveis morando em águas turvas em áreas costeiras. Os tubarões-tigre também podem ser encontrados em lagoas e atóis de coral ao redor de grandes cadeias de ilhas e frequentemente migram entre as ilhas.


Os tubarões-tigre começam seu ciclo de vida de uma maneira bastante incomum. Os ovos fertilizados são chocados dentro de uma câmara de criação no corpo da fêmea e nutridos pela gema do ovo até que estejam totalmente desenvolvidos. Depois que os embriões estão totalmente crescidos, a fêmea pode dar à luz de 10 a 82 filhotes.
Os tubarões-tigre jovens têm padrões distintos de tigre em seu corpo. Como têm menos de 1 metro de comprimento quando nascem, são vulneráveis a vários predadores até atingirem seu tamanho máximo. As listras do tigre se parecem muito com as sombras das ondas, então os jovens tubarões-tigre tendem a ficar perto da superfície do mar, misturando-se com o ambiente e se camuflando.

Um fato muito interessante é que os tubarões-tigre podem mudar os padrões de suas listras. O padrão de tigre em seus corpos desaparece lentamente à medida que atingem a maturidade, tornando-se quase irreconhecível em adultos totalmente crescidos.


Os tubarões-tigre são caçadores noturnos solitários que dominam a consciência de seus arredores. Ao contrário dos nossos olhos, os olhos do tubarão tigre (e dos tubarões em geral) não têm pálpebras, no entanto, eles possuem uma membrana nictitante, uma estrutura semelhante a uma pálpebra clara que pode cobrir o olho e protegê-lo quando os tubarões estão atacando suas presas. Como muitos predadores noturnos, os tubarões-tigre têm uma camada reflexiva atrás da retina, chamada tapetum lucidum. Isso permite que eles capturem até mesmo o mais leve lampejo de luz e aprimorem sua visão noturna. O conhecimento sobre a singularidade dos olhos do tubarão parece ser anterior à ciência moderna, já que alguns havaianos nativos consideram os tubarões-tigre sagrados naʻaumakua (espíritos ancestrais) e atribuem aos seus globos oculares poderes especiais de percepção visual.


Além de excelente visão noturna e um olfato apurado, os tubarões-tigre dependem fortemente de receptores localizados em seu focinho, chamados de ampolas de Lorenzini, que podem detectar impulsos elétricos. A eletricidade é o principal meio de comunicação nas células musculares e nervosas de todos os animais, então esses tubarões podem detectar o menor movimento muscular e até mesmo o batimento cardíaco de suas presas.
Além disso, os tubarões também possuem um órgão extraordinário ao longo da lateral do corpo, chamado de linha lateral, que os ajuda a detectar vibrações na água. Portanto, qualquer movimento ou perturbação da água não passa despercebido para os tigres do mar. Quando ele mobiliza a presa, este tubarão utiliza sua última arma, uma mandíbula poderosa cheia de dentes únicos semelhantes aos de um veleiro com pontas apontando para os lados.

Os tubarões-tigre têm uma das dietas mais versáteis do mundo marinho, consistindo em peixes, cobras marinhas, focas, águas-vivas, pássaros, lulas, tartarugas, golfinhos e até mesmo outros tubarões menores. Eles parecem não se importar muito com o sabor de sua comida, pois muitos registros mostram que eles costumam ingerir objetos feitos pelo homem (lixo marinho), como placas de veículos, pneus velhos, etc.


É difícil imaginar que qualquer outro predador marinho sequer sonharia em atacar um tubarão-tigre adulto, devido ao seu tamanho notável e sentidos aguçados, no entanto, as evidências mostram que eles são ocasionalmente caçados por orcas e baleias. As orcas são, em média, ligeiramente maiores e substancialmente mais pesadas do que um tubarão-tigre totalmente adulto; no entanto, não é a força bruta que lhes dá uma vantagem sobre um tubarão. As orcas caçam em grupos altamente organizados que comunicam ativamente e transmitem um conhecimento de técnicas de caça e as fraquezas da presa. Como muitos outros tubarões, os tubarões-tigre, se virados de cabeça para baixo, ficam paralisados em um estado denominado Imobilidade Tônica (uma técnica frequentemente usada no manuseio de tubarões). As orcas, cientes dessa estranha fraqueza dos tubarões, atacam, imobilizam-nos e se alimentam de seus fígados nutritivos com precisão quase cirúrgica.

Os tubarões-tigre são frequentemente rotulados como feras antropófagas perigosas, mas ataques provocados a humanos são bastante incomuns e raramente fatais. Por outro lado, os tubarões-tigre são considerados quase ameaçados na Lista Vermelha da IUCN. Eles são caçados por suas barbatanas, carne e fígado ricos em vitamina A, ou comercializados como uma extravagante captura na pesca desportiva. Mesmo quando não visados diretamente, eles correm o risco de terminar como captura acidental na pesca comercial e recreativa em todo o mundo.

Para obter mais informações sobre mergulho com Tiger Sharks, consulte Fuvahmulah Scuba Club nas Maldivas e a página do Instagram da Irina Britanova.



Créditos:
Imagens:  Ivana OK e Janez Kranjc
Escrito por Lena Ilic, Bacharel em Ciências, Bióloga Marinha.
Tradução e adaptação: Mares Brasil

Referência:
ILIC, Lena.  Tiger Sharks. Disponível em: https://blog.mares.com/tiger-sharks-11576.html.  Acesso em: 01 fev. 2022.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

Do Iniciante Ao Profissional: As 6 Melhores Técnicas De Pernadas Para Mergulhadores