10 Maneiras de Aumentar seu Tempo de Fundo

 10 MANEIRAS DE AUMENTAR SEU TEMPO DE FUNDO

Por: Dive SSI

Se há uma coisa que todos os mergulhadores têm em comum, é que eles querem ficar debaixo d'água o maior tempo possível. Quando o seu manômetro atinge o ponto em que você deve começar a subir, você deve dar adeus à beleza pacífica que o cerca. Um dos nossos principais objetivos como agência de treinamento é ajudá-lo a entrar na água o mais rápido possível e permanecer lá o maior tempo possível. Seguindo essas dez dicas, você poderá diminuir drasticamente o consumo de ar e, portanto, aumentar o tempo de fundo.

Como aumentar o seu tempo de fundo

1. Respire devagar e de forma estável.

Todo mundo sabe que quando você respira de forma rápida e pesada, você consome muito ar, que é exatamente o que os mergulhadores querem evitar.
Ao permanecer calmo debaixo d'água e tendo o esforço mínimo, você pode manter um ritmo de respiração lenta, fazendo com que seu cilindro dure mais.
Além disso, certifique-se de nunca prender a respiração enquanto estiver debaixo d'água para economizar ar. Esta ação não prolonga seu tempo de fundo e é muito perigosa. Em vez disso, o padrão de respiração ideal é semelhante à respiração yogue. Esse padrão de respiração deliberada é feito de maneira lenta e profunda, geralmente incluindo uma inspiração de seis segundos seguida de uma expiração de seis segundos.

2. No seu ritmo.

Assim como manter a respiração lenta e constante conserva o ar, o mesmo acontece com o movimento. Mover-se com facilidade pela água mantém o coração e as taxas de respiração baixas, fazendo com que você respire mais devagar, usando menos ar.
A melhor maneira de se mover ao longo de um mergulho é em um caminho linear, mexendo suas nadadeiras lentamente enquanto você aproveita o tempo para apreciar todas as belezas a sua volta.
Se você começar a respirar de forma mais pesada, busque uma maneira de desacelerar e relaxar.

3. Foco no simples.

Todos os bons mergulhadores sabem que a maneira mais eficiente de se mover na água é em uma posição aerodinâmica com todo o seu equipamento o mais aerodinâmico possível. Isso significa que você deve nadar horizontalmente pela água, paralelo ao fundo e à superfície, e não na posição vertical.
Nadar horizontalmente reduzirá o arrasto à medida que você se move pela água.
Mantenha seu equipamento simplificado, garantindo que todos os gauges estejam presos ao seu colete com retratores ou clipes para que eles não fiquem pendurados longe do seu corpo. Qualquer equipamento não encaixado próximo ao seu corpo causará arrasto adicional. Menos arrasto torna mais fácil para você mergulhar, o que reduz suas taxas de esforço.

4. Domine sua flutuabilidade.

Ajustar sua flutuabilidade é uma das melhores maneiras de economizar ar. Quanto melhor você controlar sua flutuabilidade na água, mais tempo terá para ficar lá. Reduzir a quantidade de ar que você usa para encher e esvaziar o colete durante o mergulho deixa mais ar no cilindro para você respirar.
Sempre que você faz uma correção de flutuabilidade, você usa o ar que poderia estar respirando.
Sentir-se instável durante o mergulho também aumenta seu nível de estresse, o que, por sua vez, aumenta sua taxa de respiração, fazendo com que você respire mais rapidamente pelo cilindro.
A melhor maneira de dominar sua flutuabilidade é ficar o mais confortável possível debaixo d'água e garantir que você esteja com o lastro correto. Usar muito lastro não é apenas perigoso, mas também causa resistência extra durante o mergulho. Por outro lado, não ter lastro suficiente fará com que você se esforce durante o mergulho. Certifique-se de fazer uma verificação de flutuabilidade adequada antes de cada mergulho, especialmente ao usar equipamentos novos ou ao mergulhar em um novo local.

5. Fique em forma.

A coisa mais importante que você pode fazer para aumentar seu tempo de fundo é algo feito fora da água, não dentro dela.
Manter-se fisicamente apto comendo de forma saudável e exercitando-se pelo menos 3 a 5 dias por semana fará a maior influencia no aumento do seu tempo de fundo do que qualquer outra coisa nesta lista.
Um corpo saudável e em forma funciona com mais eficiência, resultando em uma frequência cardíaca em repouso mais baixa. Uma frequência cardíaca de repouso mais baixa é o produto de um coração eficiente que circula o oxigênio de forma eficaz, diminuindo a taxa na qual você precisa respirar. Uma baixa taxa de respiração equivale a mais tempo de fundo para você!

6. Fique no raso.

Como você aprendeu em seu curso Open Water Diver, quanto mais fundo você mergulha, mais pressão atmosférica é exercida no ar em seu cilindro. À medida que a pressão da água aumenta, você respira ar mais denso, fazendo com que use mais ar por respiração do que em uma profundidade menor. Se você quiser ficar debaixo d'água por mais tempo, considere não mergulhar tão fundo. A maioria das cores desaparece do recife a cerca de 18 metros / 70 pés de qualquer maneira, e os corais prosperam em águas mais rasas graças à luz solar abundante.
Portanto, ficar raso não apenas fará com que seu cilindro dure mais, mas você verá mais cor e vida no recife.

7. Verifique seus selantes.

A maioria das maneiras de aumentar o seu tempo de fundo tem a ver com a redução da sua taxa de respiração debaixo d'água. No entanto, uma maneira prática de conservar o ar é garantir que nada esteja vazando do seu equipamento de mergulho.
Verifique todos os seus O-rings, conexões e vedações quanto a vazamentos de ar antes de cada mergulho.
Certifique-se de que o O-ring do cilindro e o primeiro estágio do seu regulador tenham uma boa vedação. Este ponto de conexão é uma das áreas mais comuns para vazamento de equipamentos. Além disso, verifique novamente o AAP e a mangueira do inflador e certifique-se de que seus reguladores não estejam em free-flow.

8. Mantenha-se aquecido.

Nada consome o ar mais rápido do que um mergulhador trêmulo. Quando você está perdendo calor, você está perdendo energia. Seu corpo repõe essa energia através do metabolismo, que usa oxigênio para funcionar. Quando seu corpo aumenta sua função metabólica, ele precisa de mais oxigênio, fazendo com que você respire mais rápido que o normal. É por isso que usar a roupa correta é inestimável quando se trata de manter uma temperatura confortável durante todo o mergulho. Mantenha-se aquecido para ficar no fundo por mais tempo.

9. Educação continuada.

Sempre que você obtém uma nova certificação, seja de Fotografia Subaquática ou Mergulho em Naufrágios, você se torna um mergulhador mais seguro e confiante.
Não é o assunto que importa tanto quanto o tempo gasto com um profissional de mergulho. Com a ajuda deles, você aprende dicas e truques adicionais que o tornam um mergulhador melhor.
Alguns cursos de mergulho, como Stress & Rescue e Perfect Buoyancy, introduzem habilidades específicas para ajudá-lo a conservar o ar durante o mergulho, o que o ajudará a aumentar seu tempo de fundo.

10. Mergulhe, mergulhe e mergulhe!

Todo tempo passado debaixo d'água aumenta seu conforto e confiança como mergulhador. Mesmo que você não esteja fazendo um curso de mergulho, você deve sair e mergulhar! Quanto mais mergulhos você fizer, mais confortável ficará debaixo d'água e quanto mais confortável estiver debaixo d'água, menor será seu consumo de ar. Uma das melhores maneiras de aumentar seu tempo de fundo é atingir a menor taxa de respiração possível.



Créditos:
Texto e imagem: Dive SSI e Mares
Tradução e adaptação: Mares Brasil

Referência:
SSI, Dive. 10 Ways to Increase Your Bottom Time. Disponível em: https://blog.divessi.com/10-ways-to-increase-your-bottom-time-8239.html.  Acesso em: 27 mai. 2022.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

Do Iniciante Ao Profissional: As 6 Melhores Técnicas De Pernadas Para Mergulhadores