As Incríveis Mantas Mexicanas


AS INCRÍVEIS MANTAS MEXICANAS   

Por: Alex Mustard

Não há criatura oceânica mais maravilhosa para passar o tempo do que a manta. Apesar de seu enorme tamanho, esses graciosos animais voam pelo oceano com a delicadeza de um balé. Não importa quantas vezes você tenha visto mantas, você sempre quer ver mais. Como uma estrela de cinema entrando em uma festa lotada, eles são criaturas das quais não podemos tirar os olhos. Elas também são inteligentes - o cérebro de uma manta é o maior de todos os peixes, 10 vezes o tamanho do gigante tubarão-baleia.

As mantas são curiosas e brincalhonas, e estudos mostraram que elas são um dos poucos animais capazes de se reconhecer no espelho. A visão deles é excelente e não há dúvida de que aqueles olhos grandes estão olhando para nós quando estamos observamos. Sem surpresa, muitos mergulhadores os listam como suas espécies favoritas no oceano.

Na verdade, existem 2 espécies de mantas – mantas de recife e mantas oceânicas (e os cientistas estão atualmente tentando descobrir se as mantas de recife do Caribe podem ser uma terceira). A forma achatada das mantas vem de sua herança, uma adaptação para viver no fundo do mar no passado, cerca de 30 milhões de anos atrás. Hoje, mantas e mobulas decolaram novamente e se tornaram voadores no meio da água, capazes até de saltar para fora da água.

Como mergulhador, encontro com mais frequência mantas de recife, então fiquei empolgado por estar indo para as ilhas Revillagigedo (comumente chamadas de Socorro). Essas ilhas vulcânicas desabitadas no Pacífico, na costa do México, possuem mantas oceânicas gigantes na maioria dos mergulhos. Socorro oferece muitas outras emoções de mergulho, como você esperaria de um pedaço de terra remoto no meio do oceano.

A área tem muitos tubarões: vimos tigre, martelo, sedoso, silvertip e whitetip, além de tartarugas, cardumes de peixes (e em uma viagem anterior em fevereiro, muitas baleias jubarte do barco). Mas eu estava lá, no liveaboard Solmar V, pelas mantas!


Apesar de estarem nos trópicos, esses vulcões se erguem do fundo do oceano, empurrando águas profundas, frias e ricas em nutrientes para a superfície, dando início a uma florescente cadeia alimentar oceânica. As condições oceânicas e a água fria tornaram esta viagem um pouco mais intensiva em equipamentos de mergulho.


Para a água fria (geralmente abaixo de 20 ° C), levei minha roupa semi-seca ICE SKIN de 7 mm. Esta roupa é super quente e super flexível, mas provavelmente foi um pouco demais nesta ocasião, e tenho certeza de que teria sido quente o suficiente seguindo o conselho do colega embaixador da Mares Noam Kortler de usar a Flexa 8.6.5. Por ser mergulho em mar aberto, levei meu colete o Dragon SLS, que e confortável e é sempre um prazer mergulhar nele. Economizei o peso da bagagem com os novos reguladores SXS 62X. 

Como fotógrafo, estou sempre tentando economizar o peso da bagagem! Esses novos reguladores respiram muito bem debaixo d'água (mesmo quando eu estava lutando contra fortes correntes em profundidade). Gostei muito do escapamento lateral que mantém as bolhas afastadas do espaço entre minha máscara e o visor da minha câmera, e já estão embalados para minha próxima viagem ao Mar Vermelho.
 


Não costumo mergulhar com nadadeiras de mergulho livre, mas sempre as levo em viagens ao leste do Oceano Pacífico. Elas dão aquela explosão extra de velocidade quando necessário para entrar em determinada posição. Perseguir mantas nunca funciona, mas nadar no espaço significa que você obtém fundos livres de pessoas quando as mantas vêm até você. Em Socorro, as mantas são sempre curiosas e ficam de olho em todo mundo na água, então é só arrumar um espaço.

Quanto menos você se mover quando elas se aproximarem, mais perto elas chegarão. Eu realmente gosto das minhas nadadeiras Razor. Eu sei que Mares tem nadadeiras mais tecnológicos, mas elas simplesmente funcionam e não são muito rígidas para nadar com elas o dia todo. Também usei minhas Luvas Tek em alguns mergulhos quando nossos guias nos disseram que o plano para o mergulho envolvia agarrar-se às rochas na correnteza, mas minha roupa estava tão quente que não precisei delas em outros momentos. Essas luvas sem dedos podem ter sido projetadas para mergulhadores técnicos, mas também são excelentes para fotógrafos que precisam ajustar as configurações da câmera.
 

Vimos mantas em todos os pontos em que mergulhamos, e muitos mergulhos tiveram vários animais incríveis. Alguns eram realmente enormes, e me fizeram sentir em um mundo paralelo. Além disso, é ótimo encontrá-los no meio da água, em vez de agachar-se em uma estação de limpeza. Não só as mantas oceânicas vêm nas variações de cores comuns (preto, chevron e branco), como também têm personalidades muito individuais, algumas super curiosas, outras desinteressadas.

Um verdadeiro destaque do mergulho nesta viagem foi ver as mantas sendo limpas por peixes-anjo de clarim laranja brilhante. Não existe um peixe limpador mais colorido em qualquer lugar do oceano!


Quando avistam uma arraia chegando, esses peixes de luz diurna saem correndo das rochas para o azul. É incrível como esses peixes-anjo parecem pequenos quando estão zumbindo sobre uma manta gigante. Eu não estava convencido de quanta limpeza real eles estavam fazendo - eles apenas pareciam estar bicando as mantas, mas elas claramente gostaram do tratamento e até fizeram fila para receber atenção.



Créditos:
Texto e imagem: Alex Mustard
Tradução e adaptação: Mares Brasil

Referência:
MUSTARD, Alex. Marvellous Mexican Mantas. Disponível em: https://blog.mares.com/marvellous-mexican-mantas-12108.html.  Acesso em: 07 jul. 2022.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

Do Iniciante Ao Profissional: As 6 Melhores Técnicas De Pernadas Para Mergulhadores