As Orcas Do Ártico

AS ORCAS DO ÁRTICO

Por: Alex Mustard

Essa é definitivamente a melhor experiência de snorkel na Europa e provavelmente a melhor experiência subaquática também. A cada inverno, centenas de orcas se reúnem em fiordes específicos no norte da Noruega para se deliciar com os arenques (pequenos peixes bastantes gordurosos comuns na região) que desovam na primavera e se agregam durante o inverno. Os arenques são bons para comer porque são ricos em ovos após um verão de alimentação e, após anos de boa gestão da pesca pelas autoridades norueguesas, eles se reúnem em números astronômicos. O grande número de arenques atrai os predadores, com orcas e baleias jubarte que se reúnem em grande número em uma área muito pequena. A Noruega abriga uma das maiores populações de orcas do mundo, com milhares de predadores oceânicos, e isso oferece aos mergulhadores resistentes, a chance de ter encontros inesquecíveis. Viajei com a operadora pioneira Orca Norway, que colabora com o carismático especialista Pierre Robert de Latour – também conhecido como Orca Whisperer.

Tudo isso acontece no Círculo Polar Ártico, o que significa dias curtos e condições frias, e as duas perguntas que todos fazem primeiro são "É seguro?" e segundo "Como você se aquece?". As orcas são os principais predadores do oceano, com diferentes populações ao redor do mundo comendo praticamente todos os outros grandes animais do oceano. As orcas são conhecidas por se alimentarem de tubarões (incluindo grandes tubarões brancos e tigres), golfinhos, baleias, focas, leões marinhos e peixes. Elas são enormes, poderosas e rápidas, acima de qualquer outro animal do oceano, mas o que os torna, para mim, o predador mais impressionante do planeta, é que eles são altamente inteligentes e trabalham em equipe. Eles são os melhores caçadores.

Isso nos traz de volta à questão: é seguro nadar com um predador que caça predadores com os quais pensaríamos duas vezes antes de nadar? Bem, as estatísticas sugerem que sim. Apesar de poucas pessoas terem nadado com orcas na natureza, não há relatos confiáveis de ataques fatais. Mas ressalto que são animais enormes (os machos crescem de 6 a 8 metros), poderosos (que podem nadar até 60 km/h) e exigem sempre o máximo respeito. 

As orcas têm cérebros enormes (maiores que os nossos) e cultura forte. Eles desenvolveram estratégias de caça altamente especializadas para as diferentes espécies que predam, maximizando a energia alimentar obtida e minimizando o risco de ferimentos a si próprios. Acredito que as orcas comem apenas o que sabem ser seguro e bom, e nós, humanos, não somos nutritivos o suficiente!

E o frio? Bem, é o Ártico, mas também é mergulho com snorkel, então você não está gastando tempo nas profundezas e também não fica na água por horas. Eu estava completamente bem durante a minha viagem - mas essas são definitivamente condições em que você não pode economizar. Cada item precisa ser correto e de alta qualidade. 

Usei meu traje Polygon 80/65, meias Flex Gold de 5 mm e luvas Seal Skin de 5 mm. Levei luvas mais grossas e meias extras de 2 mm para sobrepor, mas não precisei delas. Eu tenho dois pares de nadadeiras de mergulho livre, um delas com tamanho maior para usar com meias mais grossas. Essas nadadeiras de tamanho maior são nadadeiras Mares Razor. Elas são simples, mas excelentes, que eu uso para todos os meus mergulhos com snorkel em água fria. Usei minha máscara de mergulho X-Vision e um snorkel duplo. Outros itens essenciais eram um casaco grande para usar por cima do neoprene se estivesse ventando e sapatos de plástico para proteger minhas meias de neoprene do metal frio dos barcos. Você pode fazer esta viagem em uma roupa seca também, mas eu estava tão confortável nessa roupa da Mares que fiquei muito feliz com minha escolha e a recomendaria de olhos fechados.

A outra emoção de ir ao Ártico no inverno, quando os dias são curtos e as noites longas, é que se tiver céu claro, terá uma boa chance de ver a Aurora. E você não precisa ficar acordado até tarde - nossa melhor experiência com a aurora boreal foi antes do jantar, às 18h. Embora eu não tenha tido muita sorte com os encontros com orcas desta vez, tivemos muita sorte com a Aurora, pois houve uma ruptura no campo magnético da Terra em um dia, e isso permitiu que uma aurora roxa super brilhante se formasse. Isso era muito mais brilhante do que as luzes da cidade e completamente espetacular.

Esta é definitivamente uma viagem que cria memórias que durarão a vida toda!


Créditos:

Texto e imagem: Alex Mustard e Mares
Tradução e adaptação: Mares Brasil 

Referência:

MUSTARD, Alex, Arctic Aur-Orca. Disponível em: https://blog.mares.com/arctic-aur-orca-12532.html. Acesso em: 18 jan. 2023.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

Do Iniciante Ao Profissional: As 6 Melhores Técnicas De Pernadas Para Mergulhadores