15 Curiosidades Sobre As Águas-Vivas

15 CURIOSIDADES SOBRE AS ÁGUAS-VIVAS


Por: Dive SSI

As águas-vivas são criaturas marinhas antigas e fascinantes que podem ser encontradas em águas de todo o mundo. São muito conhecidas por suas habilidades pungentes, causando medo em moradores de praia e mergulhadores de águas profundas. Porém, há muito mais nas águas-vivas do que apenas seus tentáculos traiçoeiros e corpo mole.

Confira os 15 fatos incríveis sobre as águas-vivas que trouxemos para você vê-las sob uma nova, e talvez mais brilhante, luz. 

As águas-vivas são muito antigas. Elas estão flutuando em torno da Terra há milênios e estavam aqui quando os humanos descobriram o fogo e até na era dos dinossauros. Os cientistas acreditam que as águas-vivas existem há pelo menos 500 milhões de anos. 

Elas podem ser encontradas em quase todas as regiões do mundo. Desde oceanos até as lagoas. A maioria das espécies de águas-vivas é encontrada em água salgada, mas também existem águas-vivas de água doce que podem ser encontradas em lagos, rios e lagoas.

As águas-vivas não são peixes. Isso provavelmente não é uma grande surpresa, já que elas definitivamente não se parecem com um peixe padrão. Elas fazem parte de um grupo de animais marinhos chamados Cnidários, que compartilham a característica única de tentáculos urticantes. Outros cnidários são algumas espécies de corais, anêmonas-do-mar e a caravela-portuguesa. 

As águas-vivas são invertebradas, na verdade carecem de muitas características vitais, mas isso ainda não as impede de viver a vida ao máximo. Além de não terem uma espinha dorsal (ou quaisquer ossos), as águas-vivas também não têm orelhas, cérebro, coração ou sangue. Sua estrutura principal consiste em tentáculos, sino e trato digestivo.

Embora não possua algumas das características mais comuns de um animal funcional, a água-viva ainda tem muitos truques na manga para se virar na vida. Eles não têm brânquias, mas sua pele pode absorver oxigênio da água, permitindo que respirem. Algumas espécies também usam sensores na pele que captam a luz, ajudando-as a navegar pelos oceanos.

As águas-vivas se movem impulsionando-se pela água contraindo e relaxando seus sinos. Isso é eficiente em mares calmos, mas se a corrente aumentar, as águas-vivas irão com ela. Os animais marinhos que flutuam no oceano são conhecidos como zooplâncton.

As águas-vivas são constituídas por 95% de água. Isso geralmente significa que, se uma água-viva for lançada na terra, ela evaporará quase completamente.

Existem inúmeras espécies de águas-vivas. Do translúcido ao transparente, atualmente são mais de 2000 espécies em todas as cores, formas e tamanhos. Devido à natureza relativamente inexplorada de nossos oceanos profundos, estima-se que possa haver até 300.000 espécies no total que ainda não foram descobertas.

A maior espécie de água-viva é a juba-do-leão (Lion’s Mane), que pode atingir até 2,3 m de largura com tentáculos atingindo 37 m de comprimento. A menor água-viva é a caixa d'água Irukandji (Irukandji Box Jellyfish), com uma largura média de 1 mm, seus tentáculos ainda podem atingir 1 m de comprimento. Apesar de seu tamanho ainda é capaz de produzir uma picada fatal para os humanos.

As águas-vivas ainda oferecem algum valor nutritivo aos predadores. Você pensaria que comer uma água-viva não seria um bom negocio, certo?  Porém um estudo recente descobriu que as águas-vivas podem fornecer ácidos graxos importantes quando consumidos em quantidade suficiente. Elas definitivamente não parecem ser o lanche mais atraente, mas animais como tartarugas, baleias, aves marinhas e peixes-lua são seus predadores mais comuns.

As próprias águas-vivas são predadores passivos, já que são carnívoros, mas em vez de caçar para comer, esperam que as criaturas sejam apanhadas nos seus tentáculos. Sua picada irá paralisar os peixes e elas sugam suas presas para dentro da boca, onde irão digerir todos os nutrientes e depois cuspir qualquer resíduo.

A água-viva também usa seus tentáculos para se proteger, uma vez que alguns animais marinhos maiores podem não ser pegos pelos tentáculos da água-viva, mas certamente sentirão a sensação de urticante que pode impedi-los de atacar. Outra grande característica protetora é a aparência translúcida de uma água-viva, o que torna mais difícil para os predadores detectá-las.

A maioria das águas-vivas desfruta apenas de uma rotação ao redor do sol, há apenas uma espécie que sobrevive ao prazo de validade de um ano. A água-viva imortal merece muito esse nome, já que essa água-viva em particular é capaz de regredir à infância para curar células danificadas. Ela pode então iniciar seu ciclo de vida novamente e repetir continuamente esse ciclo, permitindo que ela vivesse indefinidamente. É o único animal conhecido que é capaz disso.

Águas-vivas ajudaram cientistas a ganhar prêmios Nobel. A água-viva de cristal começará a brilhar em verde se se sentir ameaçada. Os cientistas conseguiram identificar a proteína que faz com que ela se ilumine e a aproveitaram como uma forma de rastrear células cancerígenas e a doença de Alzheimer, para que possam entender melhor essas doenças. Esses cientistas receberam prêmios Nobel por seu trabalho.

As águas-vivas adoram se encontrar, um grupo de águas-vivas é conhecido como enxame, smack ou bloom. Acredita-se que eles enxameiam para acasalar, mas esse ritual de reprodução pode ser bastante alarmante, pois sua escala pode variar de um metro cúbico até 100 milhas quadradas. Isso pode levar ao fechamento de praias inteiras para evitar que humanos sejam picados.

5 das espécies mais incríveis de Águas-vivas

1. Água-viva Australiana (Australian Box Jellyfish)

As águas-vivas são os animais marinhos mais venenosos do mundo e são o número um em picadas fatais. Existem várias espécies diferentes de água-viva, mas uma picada da água-viva australiana pode levar a parada cardíaca, paralisia e morte em poucos minutos. Essas criaturas mortais podem ser encontradas em águas na costa australiana e no sudeste da Ásia, e se você avistar uma delas se afaste o mais rápido possível.

2. Água-viva Juba de Leão (Lion’s Mane Jellyfish)

Temos que mencionar as águas-vivas Lion's Mane porque elas são enormes; na verdade, um grupo delas uma vez, virou um barco de pesca, já que suas redes não aguentavam o peso das águas-vivas. Essas águas-vivas gostam de águas mais frias, como o Oceano Pacífico Norte e o Ártico. Elas não se aventuram além de 65 pés de profundidade, então é possível avistá-las em um mergulho.

3. Água-viva barriga de sangue (Bloody-Belly Comb Jellyfish)

É improvável que você encontre essas águas-vivas em um mergulho, já que elas ficam em profundidades acima de 1000 pés, mas se você esbarrar em uma, saberá. Esta espécie tem um estômago vermelho brilhante e devido ao seu sino translúcido faz com que seu corpo apareça em tons de vermelho, preto e às vezes roxo. No fundo do oceano, o vermelho é invisível, tornando mais fácil para ela se esconder e camuflar dos predadores. Esta superestrela de ficção científica está à espreita nos oceanos que cercam o Japão, o Canadá e o sul da Califórnia.

4. Água-viva Ovo frito (Fred Ego Jellyfish)

O nome dessa espécie já diz muito sobre ela. Esta água-viva única tem um círculo amarelo no centro de seu sino, semelhante a um ovo frito. Seus tentáculos podem ser amarelos e roxos e se parecem bastante com ovos mexidos. Essas águas-vivas em particular costumam ficar em águas rasas, você só poderá vê-las durante os meses quentes, pois, quando esfria, elas morrem.

5. Água-viva invertida (Upside-down Jellyfish)

Essas espécies ameaçadas de extinção são extremamente únicas, como você deve ter adivinhado, elas vivem de cabeça para baixo com seus tentáculos voltados para o sol. Elas fazem isso para criar energia usando seu tecido de algas para a fotossíntese. Em vez de picar a presa com seus tentáculos, elas produzem um muco com propriedades urticantes. Não é mortal para os humanos, mas você sentirá bastante. Essas águas-vivas podem ser encontradas ao redor da costa da Austrália e podem ser confundidas com flores, então fique atento e tome cuidado.


Créditos:
Texto e imagem: Dive SSI e Mares
Tradução e adaptação: Mares Brasil


Referência:

SSI, Dive 15 Amazing Facts about Jellyfish. Disponível em https://www.divessi.com/blog/facts-about-jellyfish-8871.html. Acesso em: 03 abr. 2023.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

Do Iniciante Ao Profissional: As 6 Melhores Técnicas De Pernadas Para Mergulhadores