Os Leopardos Dos Oceanos

OS LEOPARDOS DOS OCEANOS

Por: Bogna Grifin

Os tubarões-leopardo são um dos tubarões mais comuns no leste do Pacífico Norte. Seu nome científico é Triakis semifasciata, que significa “meia faixa”. Eles têm barras ou selas escuras muito características em sua superfície dorsal. Eles variam sua coloração entre prateado a bronze, e suas manchas de leopardo tendem a desaparecer com a idade. Em alguns tubarões mais velhos, é difícil ver essas características. Suas barbatanas peitorais são largas e triangulares e sua barbatana caudal é alongada e não possui lobo inferior como outras espécies de tubarão. Eles são longos e finos com cabeças achatadas e focinhos curtos e redondos. Os tubarões-leopardo machos adultos podem atingir comprimentos superiores a 1,5 metros e as fêmeas são geralmente mais longas, até 2 metros de comprimento e cerca de 20 kg de peso. 

Ovovivíparos, eles vão para águas rasas para dar à luz aos seus filhotes na primavera. As fêmeas podem produzir de 4 a 30 filhotes e a gestação leva de 10 a 12 meses. Os jovens tubarões medem 20 centímetros ao nascer. As mães que são ovovivíparas têm menos filhos do que aquelas que põem ovos externamente, mas seus filhotes têm uma chance muito maior de sobrevivência. Essa espécie pode levar até 10 anos para atingir a maturidade e sua vida útil pode chegar a 30 anos.


Os tubarões-leopardo são mais ativos à noite do que durante o dia. Às vezes, eles são encontrados deitados no fundo do mar, pois são alimentadores oportunistas e preferem espécies bentônicas de crustáceos em sua dieta, juntamente com alguns cefalópodes e peixes. Eles são frequentemente vistos descansando em fundos marinhos arenosos e lamacentos e tendem a permanecer na mesma área durante toda a vida. Eles gostam de se mover com a maré, seguindo sua comida em águas rasas. Eles nadam lentamente e formam cardumes de forma interessante com outras espécies de tubarões e peixes-boi. 

Tubarões maiores, como os tubarões brancos, são seus predadores.

A IUCN classifica os tubarões-leopardo como uma espécie de menor preocupação, mas como vivem em águas costeiras, às vezes são capturados por pescadores ou como captura acessória pela pesca comercial. Como acontece com qualquer outra espécie, os tubarões geralmente enfrentam muitas ameaças, como finning, e seus habitats e fontes de alimento estão diminuindo devido à ação humana.


Embora esses tubarões sejam considerados inofensivos para os humanos, houve um incidente registrado com um mergulhador na Califórnia. Como acontece com toda a vida marinha, eles precisam ser tratados com respeito.


Créditos:
Escrito por Bogna Grifin, biólogo marinho
Fotos por Janez Kranjc e Ivana OK                                                                                                Tradução e adaptação: Mares Brasil

Referência:

GRIFIN, Bogna, The Leopards of the Seas. Disponível em: https://blog.mares.com/leopard-shark-12588.html. Acesso em: 05 mai. 2023.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

Do Iniciante Ao Profissional: As 6 Melhores Técnicas De Pernadas Para Mergulhadores