Mergulhando Com As Iguanas Marinhas

 MERGULHANDO COM AS IGUANAS MARINHAS

Por: Alex Mustard

As ilhas de Wolf e Darwin, ao norte, são os pontos de mergulho mais famosos de Galápagos. Mas o destaque da minha última viagem para região foram as águas mais frias do oeste, mergulhando com iguanas marinhas.

Quando os mergulhadores falam sobre Galápagos, normalmente os assuntos mais comuns são os tubarões-martelo e tubarões-baleia, mas estes mini dragões, não são encontrados em nenhum outro lugar da Terra, e oferecem a experiência de mergulho mais memorável do arquipélago, e que você não pode ter em nenhum outro lugar do planeta.

Descendentes de iguanas terrestres que foram transportadas para a ilha em pedaços madeira à deriva, estas criaturas constituem um exemplo clássico de como as condições de vida incomuns das ilhas Galápagos provocaram adaptações evolutivas únicas. Embora as ilhas parecessem seguras, a paisagem vulcânica árida fornecia pouca vida vegetal para o sustento das iguanas encalhadas. Nesse processo único de adaptação, os antepassados da iguana marinha voltaram-se para o rico oceano, aprendendo a mergulhar e a deleitar-se com as exuberantes algas marinhas que crescem na água.

Embora a comida seja abundante no mar, a água gelada é um desafio para os répteis de sangue frio, por isso eles desenvolveram uma coloração preta que os ajuda a aquecer rapidamente antes e depois do mergulho. A melhor hora para mergulhar com eles é no final da manhã, dando-lhes tempo para se aquecerem completamente antes do mergulho e novamente depois. Nossos guias explicam que toda a experiência é um desafio fisiológico para os grandes lagartos e pediram a nós, como mergulhadores, que tomássemos cuidado para não estressar nenhum indivíduo, observando e fotografando cada um por apenas um minuto e fazendo isso sem perturbar seu comportamento.

Esses Godzillas em miniatura mergulham com tenacidade reptiliana, agarrando-se às rochas enquanto mastigam algas marinhas com seus dentes semelhantes a estacas. Na verdade, eles não estão nem um pouco interessados em nós, mas por causa de sua obstinação, assistir essas fantásticas criaturas foi simplesmente incrível. Tivemos a sorte de conseguir um dia calmo, pois neste local eles gostam de se alimentar em águas rasas, e sei por amigos que pode ser muito agitado, o que pode tornar o mergulho bem menos agradável.

Embora sejam os grandes animais de Galápagos que atraem os mergulhadores para reservar esta viagem, foram as grandes personalidades das iguanas marinhas que se revelaram as mais memoráveis nessa nossa experiencia na região.



Créditos:
Texto e imagem: Por: Alex Mustard e Mares
Tradução e adaptação: Mares Brasil 

Referência:

Mares, Diving with Dragons. Disponível em: https://blog.mares.com/diving-with-dragons-13425.html. Acesso em: 04 mar. 2024.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

8 Pontos de Mergulhos para Mergulhadores Experientes