Os Peixes Dourados Do Mar Vermelho

OS PEIXES DOURADOS DO MAR VERMELHO

Por: Bogna Grifin

Todo mergulhador que já esteve no Mar Vermelho deve ter uma foto com os Pseudanthias squamipinnis – os Peixes Dourados. Peixes de recife muito comuns e bonitos, eles são encontrados em águas tropicais entre os recifes do Indio-Pacífico. Eles são conhecidos por muitos nomes, como uma versão diferente de basslets, Lyretails Anthias e Scalefin Anthias. Pouca gente sabe, no entanto, que esses pequenos e bonitos peixes fazem parte da família Serraniae - garoupas e robalos - que você nunca imaginaria apenas olhando para eles.

Os peixes que vemos principalmente nos recifes são fêmeas pequenas, de cor amarelo-alaranjada com uma linha roxa logo abaixo do olho. As fêmeas adultas podem ser facilmente diferenciadas dos machos, também pelo comprimento da terceira barbatana dorsal, que é muito mais longa nos machos do que nas fêmeas. Os machos costumam ter o dobro do comprimento das fêmeas, mas raramente mais de 7 cm. O peixe fêmea tem uma faixa roxa distinta começando logo abaixo do olho. Os machos têm um terceiro raio arroxeado específico na barbatana dorsal, uma mancha vermelha nas barbatanas peitorais e são de cor mais rosa. Todos os “peixes dourados” do mar vermelho possuem 10 espinhos, 16-18 raios na barbatana dorsal, 3 espinhos e 6-7 raios na barbatana anal.

Eles são hermafroditas protogínicos. Quando o macho morre, uma das fêmeas se transforma em macho, passando por uma reversão sexual. Esse processo leva de 2 a 4 semanas. Todas nascem do sexo feminino. Os cardumes nos recifes são geralmente formados principalmente por fêmeas, com apenas uma pequena porcentagem de machos presentes que possuem vários haréns de fêmeas.

Eles são uma espécie territorial e tendem a ficar perto de sua área de vida, alimentando-se de zooplâncton ao redor dos recifes.

Embora não sejam considerados ameaçados, eles são uma espécie de aquário muito popular, então existe o perigo de que a pressão aumente com o aumento da demanda do comércio de aquários.

Escrito por Bogna Grifin, biólogo marinho.

Fotos de Ivana OK e Janez Kranjc.


Créditos:
Escrito por Bogna Grifin, biólogo marinho
Fotos por Janez Kranjc e Ivana OK                                                                                                Tradução e adaptação: Mares Brasil

Referência:

GRIFIN, Bogna, Goldfish of the Red Sea. Disponível em: https://blog.mares.com/goldfish-12620.html. Acesso em: 05 jun. 2023.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

Do Iniciante Ao Profissional: As 6 Melhores Técnicas De Pernadas Para Mergulhadores