11 Curiosidades Sobre As Tartarugas E Como Diferenciar Cada Espécie

 


11 CURIOSIDADES SOBRE AS TARTARUGAS E COMO DIFERENCIAR CADA ESPÉCIE


Por: Dive SSI

As tartarugas são criaturas lindas e antigas que são uma delícia de se ver debaixo d'água. Elas existem há mais de 200 milhões de anos e algumas podem viajar milhares de quilômetros ao longo de sua vida. Achamos que as tartarugas são animais fascinantes e, por isso, decidimos montar uma lista de fatos incríveis sobre elas para você ver esses animais com outros olhos no próximo mergulho.

Continue lendo para descobrir 11 fatos impressionantes sobre tartarugas e aprenda também a diferenciar as sete espécies.

11 Curiosidades sobre as tartarugas

As tartarugas pertencem a um dos grupos de répteis mais antigos do mundo e datam de mais de 200 milhões de anos atrás;

Existem sete espécies de tartarugas marinhas e todas são consideradas em perigo ou ameaçadas de extinção;

Apenas 1 em cada 1.000 filhotes de tartaruga sobrevive até a idade adulta;

Dependendo da espécie, algumas tartarugas (por exemplo, tartarugas-de-couro) viajam milhares de quilômetros a cada ano, enquanto outras (por exemplo, tartaruga-de-pente) permanecem em uma área menor durante toda a vida;

A maioria das tartarugas come águas-vivas, e espécies específicas podem comer ervas marinhas, crustáceos ou esponjas marinhas;

O sexo dos filhotes dependerá da temperatura do ninho;

As tartarugas não têm dentes, em vez disso, têm um bico que usam para agarrar a comida;

Os cascos das tartarugas são feitos de ossos fundidos, tornando-os extremamente fortes;

As tartarugas fêmeas retornarão à mesma praia em que nasceram para desovar;

As tartarugas são sensíveis ao campo magnético da Terra, o que as ajudam a navegar tão bem;

A maior tartaruga marinha já registrada tinha 2,5 m de comprimento e a mesma largura (nadadeira a nadadeira), pesando mais de 900 kg!

Como diferenciar as espécies

Existem sete espécies de tartarugas marinhas. Você sabe diferenciar? Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo.

Tartaruga verde

Tamanho médio da carapaça (concha): 78-112 cm

Peso médio: 68-190 kg

Onde são encontradas: Águas tropicais e subtropicais em todo o mundo.

Características únicas: Coloração verde no corpo com marcas marrom-escuras/pretas e amarelas na cabeça e nos membros, cabeça pequena com um par de escamas pré-frontais acima dos olhos, concha oval em forma de coração com escamas grandes e não sobrepostas.

Tartaruga-de-pente

Tamanho médio da carapaça: 61-91 cm

Peso médio: 45-68 kg

Onde são encontrados: Águas tropicais e subtropicais dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.

Características únicas: Belas conchas de cor âmbar com grandes escamas sobrepostas, cabeça cônica com bico pontiagudo e par de garras adornando cada nadadeira.

Tartaruga de couro

Tamanho médio da carapaça: 130-183 cm

Peso médio: 300-500 kg

Onde são encontrados: migram para o norte até o Canadá, mas nidificam em praias tropicais.

Características únicas: A maior espécie de tartaruga do mundo, casco de peça única com cinco cristas, pele escura com manchas brancas ou rosa.

Tartaruga cabeçuda

Tamanho médio da carapaça: 90 cm

Peso médio: 70-187 kg

Onde são encontrados: Águas tropicais e temperadas nos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico.

Características únicas: Pele amarela/acastanhada, casca vermelha/castanha em forma de coração, cabeça grande e grossa (daí o nome).

Tartaruga chata

Tamanho médio da carapaça: 76-96 cm

Peso médio: 70-90 kg

Onde são encontrados: águas costeiras da Austrália e Papua Nova Guiné.

Características únicas: Concha lisa e plana em forma de cúpula com bordas voltadas para cima, coloração verde-oliva/cinza na casca, cabeça e membros, a parte inferior é de cor amarelo pálido.

Tartaruga Ridley de Kemp

Tamanho médio da carapaça: 70 cm

Peso médio: 32-45 kg

Onde são encontrados: Águas temperadas a subtropicais no Atlântico ocidental e no Golfo do México.

Características únicas: Cabeça triangular, bico ligeiramente adunco, grandes garras em cada nadadeira, concha circular cinza/verde.

Tartaruga Olive Ridley

Tamanho médio da carapaça: 60-76 cm

Peso médio: 45-50 kg

Onde são encontrados: Regiões tropicais ao redor do mundo.

Características únicas: Verde oliva, concha em forma de coração, cabeça e concha menores que da espécie Ridley de Kemp.

Como interagir de forma correta com tartarugas

É importante respeitar toda a vida marinha quando entramos em seu ambiente. As tartarugas geralmente ficam bastante relaxadas na presença de humanos, mas isso não significa que elas queiram ser assediadas. Aqui estão algumas coisas importantes a serem lembradas ao mergulhar com tartarugas.

Não toque: Assim como você não gostaria de ser tocado por estranhos enquanto está relaxando em casa, as tartarugas não querem ser agarradas. Isso é verdade para todos os animais da natureza. Trate-os como você gostaria de ser tratado e lembre-se de que todo ser merece ter espaço e estar relaxado em seu ambiente. Ver uma tartaruga a poucos metros de distância é algo muito especial, mas tentar tocá-la provavelmente a fará nadar para longe de qualquer maneira.

Não persiga: Como mencionado acima, você gostaria de ser perseguido por uma criatura 20 vezes maior que você? Não. Então deixe as tartarugas terem seu espaço e se elas quiserem nadar para longe de você, é importante que você as deixe.

Não nade por cima delas: Em média, as tartarugas precisam subir à superfície para respirar a cada 10 a 15 minutos. Se você estiver nadando na superfície diretamente acima deles, eles podem estar com muito medo de subir, o que pode levá-las ao afogamento. Certifique-se de ficar de lado ao observar as tartarugas abaixo e, se elas quiserem subir para tomar ar, certifique-se de que tenham espaço suficiente para se sentirem confortáveis para fazer isso.

Não alimente: Tartarugas podem se alimentar sozinhas. Algumas empresas de turismo alimentam as tartarugas para mantê-las por perto para que os turistas interajam e tirem fotos com elas. Isso pode resultar em uma boa selfie, mas alimentar a vida marinha interfere nos seus tempos naturais de migração, dieta, hábitos alimentares e elas podem se tornar dependentes de humanos para sua alimentação, o que será problemático se um dia os humanos não estiverem mais lá. Deixe os animais selvagens encontrarem seu próprio jantar, como a natureza pretende.

Não aglomere: Se houver um grupo de pessoas mergulhando ou fazendo snorkel com a tartaruga, não tentem se aproximar todos ao mesmo tempo. Revezem-se para dar uma olhada, certificando-se de não aglomerar.

E você? Já encontrou uma tartaruga em seus mergulhos?


Créditos:
Texto e imagem: Dive SSI e Mares
Tradução e adaptação: Mares Brasil

Referência:

SSI, Dive 11 Amazing Facts About Turtles (and How to Tell Them Apart). Disponível em https://www.divessi.com/blog/amazing-facts-about-turtles-8987.html. Acesso em: 03 jul. 2023.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

Do Iniciante Ao Profissional: As 6 Melhores Técnicas De Pernadas Para Mergulhadores