Destino de Mergulho: Niue – Nova Zelandia

DESTINO DE MERGULHO: NIUE – NOVA ZELANDIA

Por: Dan Westerkamp

Há 2.400 km a nordeste da Nova Zelândia fica um grande atol de corais, com apenas 65 km de circunferência e com seu ponto mais alto a apenas 60 m acima do nível do mar, Niue é a rocha do Pacífico.

Estando sozinho entre Tonga, Samoa e as Ilhas Cook, esse é o melhor refúgio para mergulho. Sem rios e lagos na ilha, o escoamento é mínimo, o que significa que a água é cristalina o ano todo. Alguns dizem que está entre os melhores do mundo, às vezes ultrapassando os 70m e, em um dia bom, até 100m de visibilidade!!!

Com isso em mente, não precisei de muita insistência. Imaginando a água cristalina na temperatura do banho, embarquei em um pequeno avião rumo ao nordeste da Nova Zelândia para um lugar onde as baleias jubartes brincavam do lado de fora da janela do seu quarto e onde o poderoso Uga (caranguejo do coco) tem direito de passagem na estrada.

Como chegar:

Niue, como grande parte do Pacífico Sul, não é o lugar mais fácil de chegar. Com apenas 2 voos semanais saindo da Nova Zelândia, um pouco de planejamento é necessário. Uma vez lá, no entanto, o estresse da viagem se dissipa e você pode aproveitar uma vida relaxante na ilha. A maioria das viagens é feita de carro, pois há poucas opções de transporte público e geralmente é uma caminhada considerável entre as aldeias. Se você tiver sorte, os simpáticos habitantes locais lhe darão uma carona. Há apenas uma estrada em toda a ilha, então se você de alguma forma se perder, continue dirigindo e, eventualmente, você voltará ao ponto de partida.

Acomodação, transporte e alimentação:

A acomodação é barata e deve ser reservada antes da sua chegada, e existem desde pousadas locais até o luxuoso resort Matavai. Niue tem acomodações para todos os orçamentos de mergulhadores.
 

Se cabe no seu orçamento, certifique-se de alugar um carro por alguns dias, pois há muito para ver e fazer. Alguns dos destaques incluem os arcos impressionantes, trincheiras e piscinas que são ótimas para mergulho e exploração. Alugar um carro é relativamente barato e a dirigir por lá é fácil, mas não espere nenhuma ação do tipo velozes e furiosos em alta velocidade. A maioria dos habitantes locais dirige entre 10 e 50km, e combinando com as músicas locais e a simpatia do aceno dos moradores na estrada, você terá uma atividade muito relaxante e agradável. Devo também acrescentar que o transito é basicamente inexistente, assim como os semáforos e a raiva na estrada. Ah, e a estrada é feita de uma mistura de areia e coral e cheia de buracos enormes. Acerte um desses em alta velocidade e espero que você saiba como trocar um pneu!

Em suas viagens, evite cães, galinhas, crianças e caranguejos-do-coco que gostam de sair correndo para dizer 'oi' sempre que você passa por ali. Se eu pudesse dar um conselho para dirigir em Niue, seria apenas pegar leve, afinal você está no tempo da ilha. Mais uma coisa, se você conseguir um carro, certifique-se de ter um seguro que cubra isso. Não é de conhecimento comum na ilha, mas os coqueiros podem aparecer do nada, então fique de olho, eles são bastante fáceis de atingir, acredite em mim ...

Há uma variedade de restaurantes saborosos no centro principal de Alofi. Um que você deve experimentar é o Falala fa cafe, eles têm, sem dúvida, os melhores hambúrgueres do Pacífico Sul! No entanto, vale a pena ser organizado: não saia para jantar muito tarde, pois tudo fecha bem cedo.

Há também um supermercado na ilha, se você preferir fazer suas próprias refeições. Este é um ótimo lugar para pegar lanches ou estocar suprimentos extras, mas como eles têm que importar a maior parte da comida da Nova Zelândia, não espere mantimentos baratos. Como alternativa, levante-se cedo e experimente os mercados de Alofi com produtos frescos cultivados localmente.

Snorkeling:

O mergulho em Niue é incomparável. Se você for competente e tiver seu próprio equipamento, existem muitos locais incríveis para mergulho com snorkel com belas águas cristalinas. Basta encontrar um caminho marítimo e segui-lo até ao mar. Aqui você pode encontrar uma abundância de vida marinha: peixes coloridos, corais, arraias, cobras e tartarugas fazem dos recifes rasos seu lar. Aventure-se um pouco mais longe e você poderá encontrar espécies pelágicas como macacos, barracudas, tubarões, atuns e, se você tiver a mesma sorte que eu, um Grande Martelo! 

Alguns dos melhores locais para mergulho com snorkel em Niue que posso recomendar são as piscinas Limu, o recife Avetele, pronunciado “av a sell eeee”, o abismo do Togo e o cais Sir John Roberts para algo um pouco diferente. Se você não tiver certeza de onde ir, pergunte a um simpático nativo! A alternativa, e uma ótima maneira de aprender sobre a vida marinha local e a história da ilha, é sair com um guia local. BJ e Ness da Fish Niue Charters oferecem excursões fantásticas para mergulho com snorkel, onde você pode mergulhar entre cardumes de peixes e ter lindos recifes só para você, eu super recomendo!

 Mergulho Scuba:

Existem 2 operadoras na ilha de Niue, mas para esta viagem juntei-me à equipe da Niue Blue, anteriormente conhecida como Buccaneer Adventures. Eles oferecem uma gama completa de cursos de mergulho, desde Try Dives até o nível profissional. Se você não é mergulhador, mas quer experimentar, Niue é um ótimo lugar para aprender. Com visibilidade de mais de 60 m e 26 graus durante todo o ano, as águas mornas, claras e seguras de Niue são o lugar perfeito para se apaixonar pelo mergulho. Uma grande variedade de equipamentos de aluguel está disponível caso você prefira viajar com pouca bagagem. Eles têm também um grupo de excelentes instrutores e Dive Masters prontos para levá-lo em uma aventura subaquática.

Não há muito mais o que dizer sobre o mergulho do que é absolutamente incrível. A água com temperatura morna como um banho e o canto consistente das baleias ao fundo contribuem para um mergulho muito relaxante, acompanhado de uma água realmente cristalina. Com visibilidade média em torno de 40m, não existe mergulho ruim em Niue.

Como mencionei anteriormente, Niue é uma rocha que vem direto de águas incrivelmente profundas, isso significa que os pontos de mergulho estão todos a 10 minutos de navegação e as correntes de águas profundas tornam esta rocha especial um santuário para a vida marinha no Pacífico. Durante o mergulho, não é incomum ver tubarões sonolentos, cardumes de peixes pelágicos, cobras marinhas e tartarugas, mas se você preferir explorar do que admirar a vida marinha, há também muitos arcos subaquáticos, declives e sistemas de cavernas para você se divertir!

Recomendo muito o mergulho em Niue, a água é quente, límpida e há muito para ver. Eu usei minha roupa Mares 3mm na maioria dos mergulhos e apenas meu Thermo Guard de manga longa quando estava mergulhando. Se você sentir frio, o traje Mares Reef, por exemplo,  seria uma excelente escolha para manter os calafrios longe. Mergulhar em Niue é incrível durante todo o ano, embora na baixa temporada as lojas podem fechar, então é melhor ligar com antecedência. O clima também pode ser mais imprevisível na baixa temporada e levando isso em consideração, eu recomendaria ir lá entre julho e novembro. Esta também é a melhor época para ver as jubartes!

Agradeço à equipe da Niue Blue por cuidar de mim, BJ e Ness da Fish Niue Charters por seus passeios de mergulho brilhantes e, finalmente, ao Falala fa cafe por me manter bem alimentado para minhas aventuras subaquáticas. Certifique-se de conferir todos eles na próxima vez que você for explorar esse local incrível!

 


Créditos:
Imagens e texto: Dan Westerkamp
Tradução e adaptação: Mares Brasil 

Referência:
WESTERKAMP, Dan. Dan’s Dive Destinations: Niue. 2020. Disponível em: https://blog.mares.com/dans-dive-destinations-niue-10301.html. Acesso em: 12 fev. 2021.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

Do Iniciante Ao Profissional: As 6 Melhores Técnicas De Pernadas Para Mergulhadores