Destino: Fiji


DESTINO FIJI

Por: Dan Westerkamp

Com uma população de cerca de 900.000 habitantes, as deslumbrantes ilhas tropicais de Fiji (todas as 332) são o lar das pessoas mais amigáveis do planeta, e também de alguns dos melhores mergulhadores! Com o inverno chegando na Nova Zelândia e as temperaturas diárias em Fiji variando de 25 a 33 graus, eu sabia onde preferia estar. Arrumando minhas malas de mergulho, segui rumo a ilha principal de Viti Levu, Fiji, para mergulhar com tubarões e conferir a capital mundial dos corais moles!

Um vôo curto da Nova Zelândia, ou um bastante longo de qualquer outro lugar do mundo, Fiji é o sonho de qualquer mergulhador. Com visibilidade entre 20m e 60m, água de 24 a 28 graus e uma lista infinita de locais de mergulho, pode ser complicado escolher apenas uma área para ficar. Com a esperança de fotografar grandes tubarões e corais moles, o Waidroka Bay Surf & Dive Resort marcou todas as opções para mim. O resort está escondido em uma floresta tropical exuberante e é uma porta de entrada para o paraíso do surfe e do mergulho. Estabelecido em 1994 como um alojamento de mergulho, agora é um resort boutique ecológico especializado em aventuras de surfe e mergulho. Com uma frota de 5 barcos, uma experiente tripulação de capitães locais e 2 guias de mergulho super experientes, eu sabia que teria uma ótima semana de mergulho!
Eu estava em Fiji para fotografar corais moles e tubarões, então o plano era mergulhar o máximo que o tempo permitisse. Isso significava mergulhos duplos na maioria dos dias, e até mesmo alguns mergulhos triplos. Que sonho, uma semana de mergulho sem parar!
Ao contrário de muitos resorts, esse Dive Center está muito bem localizado. Com os barcos saindo do deck frontal, não há traslados e nem pontos de encontro. Basta se levantar de manhã, tomar o café da manhã (panquecas de banana, obviamente), caminhar 10 metros até o cais, carregar o equipamento e sair para mergulhar. O Dive Center está bem montado, com uma sala seca para armazenar com segurança seu equipamento, um compressor para encher cilindros, toneladas de lastro e uma grande variedade de equipamentos de mergulho disponíveis para alugar, caso você decidir 'viajar com pouca bagagem'.

O Mergulho

A localização ideal de Waidroka permite que você passe mais tempo mergulhando e menos tempo em um barco. A maioria dos pontos fica a apenas 10 minutos de distância, enquanto o mais distante fica a apenas 45 minutos. Porem, os mais distantes são certeza de golfinhos, baleias, tartarugas, pássaros marinhos e sol quente, além da expectativa de um mergulho incrível, já que a maioria dos passeios de barco preferem os pontos mais próximos. Com locais como a Lagoa Beqa, o Parque do Ponti e o Aquário (que possui esse nome porque é como mergulhar em um aquário), existem opções suficientes para manter felizes até os mergulhadores mais experientes. Existem mergulhos para todos os gostos, seja um batismo, mergulhos com tubarões, naufrágios, profundos, drifts e muito mais!

Embaixo D'Água

A água super quente de 28 graus era incrivelmente relaxante, e cada vez que eu afundava parecia que estava mergulhando em uma banheira, vestindo apenas minha blusa Flexa Thermo. A melhor coisa sobre Fiji é que você não precisa mergulhar fundo (mas se quiser, pode) aderindo aos limites ND. A maioria dos meus mergulhos foram feitos na faixa de 10m a 30m, onde havia muito para nos manter ocupados, com longos intervalos de superfice almoço e troca de baterias. Dois a três mergulhos por dia pareciam fáceis e eu nunca fiquei com frio, embora seja geralmente recomendado uma roupa Mares de 3mm ou 5mm.

Coral Mole

Como mencionado anteriormente, Fiji é conhecida como a capital mundial dos corais moles e certamente não decepcionou. Eles foram abundantes na maioria dos mergulhos, especialmente um mergulho em particular, chamado Fantasea. Como nós nadamos através de belos arcos, cavernas exploradas e pináculos circunavegados, realmente parecia que eramos os primeiros a mergulhar aqui, exploradores submarinos, sem nenhum outro barco de mergulho por perto. Era realmente como se estivéssemos explorando um novo território e essa não é uma sensação que você consegue muito frequentemente.
Entre os belos corais também haviam toneladas de peixes, e espécies pelágicas como o atum, barracuda e cavala eram comuns nos declives e nas paradas de segurança, e a quantidade espécies de peixes que nos acompanharam durante o mergulhos foi simplesmente alucinante. Eu via uma nova espécie em cada mergulho. Nós até tivemos arraias-pintadas deslumbrantes se juntando a nós em um mergulho. Se você tiver sorte, às vezes também é possível avistar tubarões-leopardo.

Naufrágio

Durante minha aventura em Fiji, um de meus pedidos foi mergulhar no naufrágio Tasu II. A história conta que o navio de pesca taiwanês de 200 toneladas foi pego pescando ilegalmente nas águas de Fiji. Depois de multar a tripulação, o navio foi confiscado, os caçadores foram mandados de volta para Taiwan e o navio foi afundado no local abrigado onde ainda está de pé até hoje.
Localizado nas águas cristalinas das Ilhas Yanuca, o navio foi afundado ha 25 metros de água da areia e, ao longo dos anos, tornou-se um recife artificial, lar de uma incrível variedade de vida. Algumas das principais atrações são seus peixes-cachimbo residentes, corais moles e duros, pequenos camarões pipoca e enguias. Com menos de 25 metros de profundidade, há bastante tempo para explorar todo o navio. Observe, entretanto, que como esta embarcação não foi afundada especificamente para mergulho, você não tem permissão para entrar nela. Existem fios, cabos e pedaços de aço expostos. Isso não deve ser um problema, pois há muito para ver e explorar do lado de fora do navio.


Mergulho com os Tubarões

O mergulho com tubaroes em FIJI é simplesmente um dos melhores do mundo. Por isso resolvi dedicar outro post somente a eles. Aguarde em breve por aqui!
No geral, minha experiência de mergulho em Fiji foi inesquecivel! Depois de mergulhar em todo o Pacífico, posso dizer honestamente que este foi um dos melhores mergulhos da minha vida. Gostaria de agradecer imensamente ao Waidroka Bay Resort, aos meus guias de mergulho Matt e Em, e aos nossos fantásticos skippers por uma semana incrível de mergulho. Se você quer apenas mergulhar, acelerar o coração com um mergulho com tubaroes ou explorar os fantásticos recifes da Lagoa Beqa, não deixe de entrar em contato com a equipe da Waidroka, você não ficará desapontado!

Dicas Top para Mergulhar em Fiji


1) Agende um mergulho com tubarões: é obrigatório, e não estou dizendo isso porque adoro mergulhar com tubarões. Mesmo se você estiver morrendo de medo deles, este mergulho mudará sua opinião para sempre. Sim, eles são enormes, sim, eles têm dentes, mas são as criaturas mais graciosas que você já viu embaixo d’água. Não há nada mais surpreendente do que ficar cara a cara com as criaturas mais incompreendidas do mar. Não pense demais, apenas faça!

2) Leve seu computador de mergulho: com vários mergulhos em vários dias, é importante seguir seus perfis de mergulho e limites ND. Eu uso o MARES SMART

3) Máscara e snorkel: Sempre levo minha própria máscara e snorkel. Não importa quão bom seja o equipamento de aluguel do centro de mergulho, eu sei que minha máscara se ajusta e confio que ela não vazará. Nada estraga mais suas férias do que uma máscara com vazamento e embaçada!

4) Pegue uma lanterna: Na profundidade você perde a cor, sendo que a primeira delas é o vermelho, deixando tudo verde azulado. Os lindos corais parecem castanhos, e colocando um pouco de luz, você ficará surpreso com a quantidade de cor que está perdendo. A MARES EOS 10RW é uma ótima opção de viagem, ja que é leve e super poderosa.

5) Leve uma bolsa seca: a maioria dos barcos de mergulho fica relativamente molhado. Eu levo minha drybag para onde quer que eu vá. Coloquei pilhas sobressalentes, uma toalha, uma camiseta e qualquer outra coisa que você pudesse precisar. Eu uso a mochila seca Mares XR.

6) Seguro de viagem para mergulhadores – Tenha certeza que ele cubra os mergulhos que você planeja realizar.

7)Aproveite os mergulhos: Se você é como eu, não é sempre que consegue desfrutar de um mergulho livre de estresse na temperatura do banho. Aproveite o mergulho, tente não correr por aí tentando ver tudo. O mergulho não é cobrir distâncias. Relaxe, vá com o fluxo e veja o que você pode ... você sempre pode voltar outro dia! ;)

 

 

Créditos:
Imagens e texto: Dan Westerkamp
Tradução e adaptação: Mares Brasil

Referência:
WESTERKAMP, Dan. Dan’s Dive Destinations: Beqa Lagoon (Fiji). 2020. Disponível em: https://blog.mares.com/dans-dive-destinations-beqa-lagoon-fiji-10469.html. Acesso em: 19 mar. 2021.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

Do Iniciante Ao Profissional: As 6 Melhores Técnicas De Pernadas Para Mergulhadores