REVIEW Lanterna 10R

 REVIEW LANTERNA 10R

Por: Ivana e Janez

A EOS 10R é a lanterna mais compacta e prática da Mares e, graças a todas as suas características, pode ser considerada a lanterna backup ideal.
A lanterna é um cilindro - 2,5 cm de diâmetro e 15,5 cm de comprimento - feito de alumínio anodizado polido e resistente. Ele emite 1000 lúmens com potência total com seu LED Cree XM-L2.

Devido ao seu formato pequeno e super compacto, ela pode ser facilmente armazenada no bolso de seu colete ou da sua roupa como uma lanterna reserva. Quando mergulho com uma asa, pessoalmente acho a EOS 10R ideal para ser posicionada embaixo do braço, presa a um D-ring no tórax e inserida em um elástico ao longo do harness. Como alternativa, também costumo guarda-la no bolso com zíper da minha roupa seca para que não ocupe espaço no compartimento principal.
A EOS 10R é perfeita para ser utilizada com o equipamento Mares XR, já que tem garantia de funcionamento de até 100 metros, ótima para os mergulhadores técnicos mais tradicionais. No Brasil, essa lanterna está disponível na versão padrão de feixe de 12 °, que penetra profundamente, possui duas intensidades luminosas; 1000 lumens com uma duração de bateria de 90 minutos e 500 lumens com uma duração de bateria de 150 minutos, mais um terceiro modo de flash / SOS.
Outro componente importante deste modelo é o botão liga / desliga que está perfeitamente localizado no corpo da lanterna, e alinhado com o exterior liso, torna ela super ergonômica, mas acima de tudo segura, pois evita que fique perigosamente preso a qualquer coisa. O botão foi calibrado com uma resistência que o impede de ser ativado acidentalmente; ele só vai reagir à pressão intencional aplicada pelo mergulhador. Na base do botão, o LED perceptível muda de cor de verde para laranja e, finalmente, para vermelho para informar visualmente o mergulhador sobre o status da bateria.
A bateria de íons de lítio, na parte inferior da lanterna, podem ser facilmente recarregada usando um cabo micro USB que pode ser conectado diretamente a uma tomada com um adaptador de 5 V, ou para um PC. O LED continua funcionando; mudando de vermelho para verde, informando quando a bateria está totalmente carregada.
A EOS 10R é vendida em uma prática caixa acolchoada e, graças ao seu peso de apenas 190 gramas no total com a bateria inserida, é ideal para quem tem que levar em conta o peso na hora de viajar, sem sacrificar qualidade e eficiência.

Embora eu a sugira como uma lanterna secundária devido ao pequeno tamanho, a 10R ainda poderia ser considerada como uma lanterna principal. Um mergulhador que iniciou sua jornada de mergulho recentemente pode comprá-la, por exemplo. É a lanterna perfeita se você precisa de uma fonte de luz, mas não quer começar com nada muito caro ou volumoso. Lembrando que há alguns anos, 1000 lumens representavam uma potência mais do que adequada para uma lanterna primária. .

No geral, é a combinação perfeita entre tamanho, peso e potência. Assim que a lanterna Mares EOS 10R estiver em suas mãos, você poderá comprovar tudo que estamos falando!

Saiba mais no site Mares Brasil


 

 

Créditos:
Texto: Alessio Tenenti
Traducao e adaptacao: Mares Brasil
Fotos: Janez Kranjc

Referência:
TENENTI, Alessio. The EOS 10R – Power In a Amall Package. 2021. Disponível em: https://blog.mares.com/eos-10r-power-small-package-9013.html. Acesso em: 22 fev. 2021.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

Do Iniciante Ao Profissional: As 6 Melhores Técnicas De Pernadas Para Mergulhadores