Se você fosse um peixe, o que o faria se sentir vivo?


SE VOCÊ FOSSE UM PEIXE, O QUE O FARIA SE SENTIR VIVO?

Por: Rogério Menezes

Contato com a natureza, emoção e desafio, são todas respostas válidas, mas comuns para velha pergunta: Por que gostamos de mergulhar? Existe um algo a mais, uma sensação inexplicável de prazer e realização pessoal que vai muito além disso. O fato de se estar submerso na água e o ‘voo’ silencioso sobre o desconhecido trazem um retorno imediato, mas, logo após o mergulho ou mesmo fora d'água algum tempo depois, esta sensação não nos abandona! É um estado curioso de felicidade e realização que se realimenta do sonho de uma próxima aventura. Porém, qual seria de fato o motivo de tanta satisfação? Para muitos a recompensa vem quando nos sentimos capazes de 'planejar o mergulho e mergulhar o plano'. Para outras a descoberta de um mundo cheio de vida, cores e mistério é a promessa de muitas aventuras e um novo ciclo de amizades. O começo dos planos da próxima estação ou aquela ideia que surge de uma nova trip trazem por si um sabor especial, afinal, o típico prazer de conhecer novos lugares e explorar outros mundos é um gozo a mais na vida do mergulhador. Em resumo: gostamos de mergulhar porque gostamos de fazer aquilo que nos faz sentir bem. Em outras palavras: o sublime prazer do mergulho se assemelha à sensação de nossa própria existência!

Apesar de nossos reflexos inatos não fomos feitos para viver na água como os peixes, e dependemos de dispositivos para permitir que nossos olhos, nossos pulmões, nossa pele ou nossos pés se adaptem ao meio aquático. Um equipamento novo é como o início de uma grande amizade, você se conecta, aprende com ele, se entrosa, e então, repentinamente estão fortemente ligados como se sua vida dependesse disso, mas acredite - realmente depende!

Na nova série de Lives da Mares Brasil vamos explorar esse tema e tentar descobrir o que faz as pessoas gostarem tanto de mergulhar, mas também demonstrar como os equipamentos certos podem tornar esta experiência mágica mais fácil e segura.
Adicione mais água ao sabor da vida e venha com a Mares sentir a emoção do mergulho!

Temas:

1 – Enxergar (máscaras)
2 – Nadar (nadadeiras)
3 – Sentir na pele (roupas)
4 – Respirar (reguladores)
5 – Flutuar sob as ondas (coletes)
6 – Descobrir novos mares (acessórios diversos)
7 – Explorar mais (outros acessórios)
8 – Instinto e controle (computadores)
9 – Ouvir o silêncio (rebreathers)
10 – Ser livre (mergulho apneia)


Créditos:
Rogério Menezes é instrutor de mergulho técnico, especialista em manutenção de equipamentos e responsável pelo Mares Lab no Brasil.
Imagem: Mares Brasil

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

Do Iniciante Ao Profissional: As 6 Melhores Técnicas De Pernadas Para Mergulhadores