Destino: Hvar, Croacia

DESTINO: HVAR, CROACIA

Por: Janez Kranjc

A região da Dalmácia está localizada na costa oriental do Mar Adriático, estendendo-se de Rab, no norte da Croácia, até a Baía de Kotor, no sul. Em frente à maior cidade desta área, Split, existem ilhas cuja beleza é muito difícil de classificar.

Desta vez, nossa jornada nos levou a Hvar. Conforme citada por jornalistas de viagens, a ilha de Hvar é considerada uma das 10 ilhas mais bonitas do mundo. É bem sabido que os dados que os jornalistas fornecem nem sempre são totalmente precisos, mas desta vez eles não cometeram um erro. Hvar é uma verdadeira joia no coração da Dalmácia!
A ilha tem 72 km de comprimento e 10 km de largura em sua parte mais larga. Com uma média de 2.718 horas de sol por ano, é a ilha mais ensolarada do mundo. Os visitantes são atraídos por sua rica história, natureza maravilhosa, culinária fabulosa e, claro, mergulhos inesquecíveis.



Hvar embaixo d`agua

Esta parte do Mar Adriático é caracterizada por uma cor azul especial. A água é límpida, com a terra se movendo para o fundo imediatamente ao largo da costa. As atrações subaquáticas mais interessantes incluem gorgônias, cavernas, e vestígios do passado com inúmeras ânforas e âncoras. Além do mergulho scuba, a área também é famosa por ótimos locais para mergulho livre. Nosso anfitrião por lá, foi o centro de mergulho SSI Aqualis, na cidade de Hvar, dirigido por Zsanett Jakab e Robert Schnitzer. Com o seu apoio, conseguimos visitar alguns dos melhores locais de mergulho que a região tem para oferecer.


A caverna Poseidon Pillar e a caverna Vela Garska (uma das melhores cavernas que já visitamos) estão localizadas perto do centro de mergulho. O local de mergulho Pellegrini está repleto de inúmeras ânforas antigas, com profundidade variando entre 16 - 35 metros, um local imperdível para mergulhar. As gorgônias amarelas e vermelhas tornam as localizações de Stambedar (pequena ilha) e do Recife Baba (farol) inesquecíveis.



Gastronomia


Além do mergulho, existem muitos outros motivos para visitar Hvar. É uma das ilhas croatas mais visitadas e uma grande atração turística. Paisagens fantásticas, muitos eventos histórico-culturais e gastronomia são os motivos pelos quais turistas de todo o mundo vêm para “conquistar” esta ilha durante a temporada. Fomos a alguns tipos diferentes de restaurantes durante nossa visita. Black Pepper e Primi Piatti são dois restaurantes muito populares no centro da cidade. O Black Pepper está localizado na escada que leva à fortaleza. Eles servem comida local, preparada de forma específica. Os diversos coquetéis disponíveis tornam a experiência especial. O Primi Piatti é um restaurante moderno em que a “atração principal” é um fogão a lenha. Ótimas pizzas combinam melhor com cervejas locais.
Outra dica é a taverna Rugonj que está posicionada no meio da ilha. Esse local incrível e super envolvente acrescenta algo especial ao ambiente que é reforçado com o tradicional “canto klapa” da Dalmácia e excelentes vinhos locais. Indo mais fundo na ilha, chegamos à aldeia quase deserta de Malo Grablje. Apenas uma família permanece com sua taverna Stari Komin. Sempre nos lembraremos de sua comida perfeita preparada no fogo de carvão.

O ponto mais alto da ilha é chamado de São Nicolau e está 612 m acima do nível do mar. De lá, você tem uma bela vista das ilhas de Vis, Korcula e Brac. A taverna Hvarcijenda fica logo abaixo e oferece queijo local, presunto, azeitonas e churrasco. Se estiver com vontade, você pode jogar uma partida de “balote” ou dar uma caminhada montanha acima. Na sombra, entre o cheiro das flores da montanha, você certamente vai querer ficar mais tempo, assim como John Cooper, o dono desta taverna.

Hvar é definitivamente uma das ilhas mais espetaculares da Croácia. Qualquer um dos fatos listados em nossa história são razões mais do que suficientes para visitar a ilha!

O Aqualis Dive Center e a organização turística de Hvar forneceram grande apoio logístico durante esta viagem.


Créditos:
Texto: Janez Kranjc
Imagem: Ivana O.K. & Janez Kranjc
Tradução e adaptação: Mares Brasil

Referência:
KRANJC, Janez. In the heart of Dalmatia. 2019. https://blog.mares.com/in-the-heart-of-dalmatia-9147.html. Acesso em: 19 abr. 2021.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

Do Iniciante Ao Profissional: As 6 Melhores Técnicas De Pernadas Para Mergulhadores