Destino: Marlborough Sounds, Nova Zelândia

 
DESTINO: MARLBOROUGH SOUNDS, NOVA ZELÂNDIA

Por: Dan Westerkamp

Localizados no ponto nordeste da Ilha Sul, com extensão de 150 km ou ⅕ da costa da Nova Zelândia, os Marlborough Sounds são uma rede de vales submersos. Incluindo Queen Charlotte, Kenepuru, Pelorus e Mahau, eles cobrem 4.000 km2 e são compostos por um litoral isolado, colinas de floresta íngremes, enseadas protegidas e baías arenosas. Os Marlborough Sounds são excelentes para mergulho durante todo o ano, com temperaturas da água variando de 10 graus no inverno a 18 graus no verão.

Esse local incrível oferece algo para todos os perfis mergulhadores, desde naufrágios técnicos profundos como o Lermontov, até naufrágios rasos e amigáveis bacalhau azul. Como um bônus, os canais sinuosos proporcionam passeios de barco incrivelmente cênicos com baleias, pássaros marinhos e golfinhos ao longo do caminho. Como eu nunca havia mergulhado na ilha sul, e encontrei alguns voos baratos, aproveitei e reservei alguns dias de mergulho em Marlborough Sounds. Mais conhecida pelo seu vinho e ótimas caminhadas, queria ver o que havia de mergulho por lá.

Voando para Blenheim, você pode ver o potencial fantástico de mergulho do ar. Quilômetros de oceano, uma mistura de água azul e verde escura onde colinas íngremes te dão oi enquanto você sobrevoa os impressionantes Marlborough Sounds. Depois de um curto voo de avião, parti para Picton para encontrar meus guias de mergulho da semana. Para esta viagem, eu estava saindo com Stu, Katie e Kate do Waikawa Dive Center. Tendo operado na área de Sounds por vários anos, eles tiveram a tarefa de me mostrar o melhor da área. Eles são um centro SSI, que oferecem uma gama completa de equipamentos para locação, uma variedade de cursos de mergulho e, claro, sabem de cor os melhores locais de mergulho nos sons.

Depois de um breve resumo sobre onde estaríamos mergulhando e checando a previsão do tempo desfavorável de costume (que parece me acompanhar em minhas aventuras de mergulho), um plano foi traçado para encaixar o máximo de mergulho possível.

Pontos de Mergulho

Rasos, geralmente claros e um pouco mais quentes, os mergulhos na parte interna são uma escolha excelente para iniciantes e especialistas. Os locais onde mergulharão estão todos a apenas uma curta viagem de barco da marina, o que significa bastante tempo debaixo d'água. Além disso, mergulhar na parte interna permite que você aprecie a paisagem deslumbrante acima da água, o belo som dos pássaros e a vida selvagem espetacular, incluindo pequenos pinguins azuis, corvos, golfinhos e focas. A vida dos peixes nessa região varia, mas você pode esperar ver salmonetes, peixes-cabra e a atração principal, o bacalhau azul. Normalmente muito amigáveis, não têm medo dos mergulhadores, e são uma ótima companhia nos seus mergulhos.

Se você está pronto para um mergulho um pouco mais aventureiro, mergulhar no Canal Tory pode ser uma experiência emocionante. Devido às fortes correntes que se encontram no canal, este mergulho não é para iniciantes, mas para mergulhadores avançados em busca de emoção, é muito divertido navegar na corrente passando por grandes lagostins e uma variedade de peixes.

Long Island é a única reserva marinha oficial e uma ótima opção caso o clima não esteja bom. Protegido pelo vento predominante sul, é um ótimo mergulho em quase todas as condições, e com uma profundidade de 10 a 15 metros, é um ótimo ponto para mergulhadores iniciantes. Um dos locais aqui é conhecido como Jurassic Park, e com seu enorme lagostim residente, é fácil entender por quê, já que o local é dominado por tubarões-tapete e bacalhaus azuis.
Para encerrar minha viagem, visitei um dos destaques de Marlborough Sounds, a Double Cove. Se você nunca mergulhou na ilha do sul, é uma ótima introdução aos mares do sul, com um pouco menos de 8m de profundidade, o bacalhau azul super-amigável fez companheiros de mergulho brilhantes, e seus sorrisos atrevidos fazem algumas ótimas imagens. Grandes tainhas e alguns tubarões-tapete também frequentam a reserva, tornando-a um mergulho divertido para todos os níveis de certificação de mergulho.

Naufrágios

Se você está interessado em mergulho em naufrágios, a região de Marlborough Sounds é o local perfeito! Com condições traiçoeiras e navegação imprecisa, nos velhos tempos muitos navios foram vítimas das águas agitadas do Estreito de Cook e das passagens rasas que precisavam ser percorridas para alcançar as águas abrigadas da região. Infelizmente, muitos navios não conseguiram e alguns perderam a vida nessas primeiras tragédias marítimas. Hoje, esses acidentes marítimos tornam o mergulho assustador e emocionante, com mais de 5 naufrágios nas proximidades. Excluindo o Lermontov, eles estão todos em profundidades muito acessíveis para mergulhadores recreativos.

O primeiro naufrágio que conheci por lá foi o Koi, um navio de aço situado em uma baía protegida conhecida como 'Double Cove'. Originário da Escócia, este navio de 30 metros foi usado como balsa de passageiros em Motueka antes de afundar no porto de Picton. Em 1940, foi erguido do fundo do mar, e agora é o lar de todos os tipos de vida marinha, incluindo sweeps, bodiões e invertebrados. A profundidade e a localização relativamente rasas do Koi o tornam um excelente mergulho para iniciantes e entusiastas de naufrágios. A apenas 13 metros de profundidade, você tem muito tempo no fundo para explorar este naufrágio assustador. A vida macro, incluindo cavalos-marinhos, caranguejos e nudibrânquios, fazem deste naufrágio o seu lar. A fantástica localização permite um mergulho acessível em todas as condições meteorológicas.

Outro naufrágio obrigatório na região fica a apenas 5 minutos de barco da marina. Afundado em 1986, o Vara tem sua própria atração especial. De acordo com a lenda local, dizem que o naufrágio é o lar de um par de enguias monstruosas conhecidas como Doris e Boris. Durante nosso briefing de mergulho, fomos avisados para não enfiar a cabeça ou as mãos em qualquer buraco nos destroços, pois essas criaturas das profundezas não têm medo de mordiscar um ou dois mergulhadores. Não sabemos se trata de uma grande história para manter os turistas atentos, ou se esses monstros existiram, fato é que eles nos permitiram desfrutar dos enormes lagostins, cavalos-marinhos e vermes tubulares que habitam os destroços.

Mergulho Noturno

Embora não seja para todos, um mergulho noturno nos Sounds vale muito a pena, apesar do frio. Vestindo nossas roupas de 7 mm novamente, desta vez, equipados com lanternas e snorkels, fomos aconselhados a desligar nossas lanternas antes de mergulhar nas profundezas escuras e frias. Conforme íamos para o lado, o mar irrompeu em luz enquanto a bio luminescência brilhava intensamente com cada movimento que fazíamos. Isso faz você se sentir como se estivesse em algum tipo de filme de ficção científica, uma experiência que tem que ser vivida, pois é impossível de descrever. De lá, nos aventuramos em águas rasas em busca de vida noturna. Com nossas luzes agindo como um farol para todas as criaturas da noite, tainhas e outras estranhas criaturas parecidas com alienígenas entravam e saíam de nossos feixes de luz.

Minha guia de mergulho, Katie, sugeriu que eu ficasse de olhos abertos, pois a noite é a melhor hora para avistar cavalos-marinhos e pipe fish. Minutos depois, ela apontou para o primeiro cavalo-marinho, uma criatura de aparência mítica e esquisita descansando entre as algas. Não muito tempo depois, encontrei um Pipe fish, primos mais longos e magros dos cavalos-marinhos. Esses dois encontros juntos com um mergulho livre sob milhões de estrelas e as outras criaturas estranhas parecidas com alienígenas que aparecem à noite, fizeram dessas travessuras noturnas um destaque da minha viagem. Se o mergulho scuba é mais a sua praia, o mergulho noturno nos naufrágios também está disponível em certas épocas do ano, mas fique atento aos grandes congros.

Costa leste de Blenheim

Para encerrar minha semana em Marlborough Sounds, fiz uma curta viagem até a costa leste de Blenheim. É uma ótima viagem de um dia saindo de Picton pelas estradas costeiras deslumbrantes, ou dirigindo para lá e acampando durante a noite e aproveitando ao máximo a localização incrível. Situada entre as faixas, a paisagem marinha é muito diferente da região dos Sounds. Aqui, podemos ver incríveis florestas de algas substituindo o fundo arenoso e lamacento do mar, focas são comuns no litoral e com apenas alguns minutos de busca é possível colher e provar iguarias locais de frutos do mar ou "Kai Moana".

Dicas de mergulho

Mergulhar em Marlborough Sounds é uma experiência subaquática única e, quando o clima e as condições se alinham, vale a pena. Se você é um entusiasta de naufrágios, então o Lermantov é um naufrágio mundialmente famoso que você absolutamente tem que mergulhar. Infelizmente, não mergulhei devido às limitações de tempo e clima, no entanto, estarei de volta em um futuro próximo para explorar este desastre marítimo envolto em mistério.

Transporte

Existem algumas maneiras de chegar a Picton, onde o Waikawa Dive Center está localizado. A melhor maneira é voar para Blenheim (o aeroporto mais próximo de Picton) e, em seguida, fazer um curto passeio de carro pela colina. A trajetória de voo leva você diretamente sobre os Sounds, proporcionando vistas espetaculares dos rios sinuosos de cima. Com um pouco de planejamento, você pode encontrar um voo doméstico por apenas 30 Euros na maioria dos aeroportos regionais da Europa. A outra opção, e tão impressionante em um dia bom, é pegar uma balsa da ilha ao norte, atravessar o notório Cook Strait e subir os sinuosos canais até o porto de Picton.

Clima

A ilha do sul é um lugar incrível para se visitar, no entanto, devido à sua localização, costuma ter um clima imprevisível. Por esse motivo, recomendo enfaticamente reservar alguns dias sem mergulho durante a viagem. Fale com Stu em Waikawa para discutir a previsão do tempo e suas recomendações para a época do ano que você planeja visitar.
O mergulho é possível durante todo o ano, no entanto, no inverno, esteja preparado para dias e águas frios. Uma roupa seca ou roupa de mergulho de 7 mm é obrigatória no inverno. O verão, entretanto, pode ser tão quente quanto no norte da ilha. Embora mais movimentado, pode ser um ótimo momento para visitar.

Passeios Turísticos

Certifique-se de reservar algum tempo para conhecer os vinhedos locais. Alguns dos melhores vinhos do mundo vêm desta área da Nova Zelândia. Há também muitos passeios fantásticos e ótimos locais para andar de bicicleta e excelentes restaurantes e bares.
Mais uma vez, obrigado a Stu na Waikawa Dive Shop e a minha guia Katie por cuidar de mim durante toda a semana, eles realmente me mostraram a beleza acima e abaixo da superfície de Marlborough Sounds e eu super recomendo!


 

Créditos:

Imagens e texto: Dan Westerkamp
Tradução e adaptação: Mares Brasil

Referência:

WESTERKAMP, Dan. Dan’s Dive Destinations: Marlborough Sounds (NZ). 2020. Disponível em: https://blog.mares.com/dans-dive-destinations-marlborough-sounds-nz-10237.html. Acesso em: 12 mai. 2021.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

Do Iniciante Ao Profissional: As 6 Melhores Técnicas De Pernadas Para Mergulhadores