Motivos para Mergulhar no Inverno

 


MOTIVOS PARA MERGULHAR NO INVERNO

Por: Dan Westerkamp

Qualquer mergulhador teme a palavra inverno, especialmente quando mora em um local de clima mais frio. A Nova Zelândia, onde eu moro, embora adorável e quente no verão, é geralmente bastante fria no inverno. Com dias intermináveis de chuva e vento, pode ser muito desmotivador sair e dar um mergulho. Na maioria dos dias, é muito mais confortável sentar e assistir a vídeos de seus destinos tropicais favoritos e desejar estar lá. Eu faço isso o tempo todo, e durante o inverno dos últimos dois anos, tenho escapado para os trópicos para nadar com baleias, deixando para trás os dias frios, ventosos e chuvosos! Mas nesse período de pandemia isso não foi possível, então passei o inverno na minha cidade natal, o que significa para mim, quatro meses completos de inverno.

Acredite ou não, o inverno pode ser uma ótima época do ano para mergulhar, mas eu entendo perfeitamente que pode ser difícil se motivar. Então, listamos aqui algumas "Dicas Quentes" para garantir que você tenha o melhor mergulho de inverno de todos os tempos!

Na Nova Zelândia, o verão é quando o plâncton floresce. Embora a água esteja quente, a visibilidade pode ser absolutamente terrível, mas no inverno é completamente diferente. Quando não está chovendo, a falta de plâncton significa que a água pode ficar cristalina por semanas, você só precisa estar motivado o suficiente para sair e encontrar aquela água limpa e fria!!

Locais mais vazios

Meu ponto de mergulho favorito para tirar fotos é muito popular nos meses de verão. A ilha Goat pode ficar extremamente cheia no verão e, com tantas pessoas na água, a vida dos peixes se torna escassa. No inverno, porém, na maioria das vezes, fico com a baía inteira cheia de peixes só para mim. O inverno pode proporcionar alguns mergulhos bastante calmos e tranquilos e, como bônus, a luz é ainda mais fantástica para a fotografia.



O inverno te força a explorar


Às vezes, os oceanos não estão liberados para mergulho. Que tal aproveitar para conhecer pontos de mergulho de água doce? Lagos, rios, riachos e estuários podem ser locais de mergulho alternativos incríveis no inverno.  








Aprenda novas habilidades

O inverno é uma ótima época para aprimorar suas habilidades, não fique apenas sentado esperando o verão chegar.
Se a água fria está realmente te desanimando, por que não aprender a mergulhar com uma roupa seca? Mergulhe aquecido e seco, independente do clima! Eu fiz o curso de especialidade de roupa seca SSI e aprendi a mergulhar com a roupa seca Mares XR1 neste inverno. É a melhor coisa que já fiz.

Se o tempo estiver realmente muito ruim, há muitas outras maneiras de manter a motivação e sua paixão pelo mergulho. Faça o curso de Ciência do Mergulho, por exemplo, ou aprenda sobre a vida marinha com a variedade de programas de ecologia tudo no conforto de sua cama quente ou em um Centro de Mergulho da sua preferência.

Se motive

Se você não for, nunca saberá. Este é o lema que tento seguir. Por mais que sentar na cama com um chocolate quente me agrade, na maioria das vezes eu me arrasto para fora da cama e vou para a praia, chova, faça sol ou granizo. Pode ser o melhor mergulho que você já fez! Quando entro na água, sempre me sinto melhor por isso e pelo esforço recompensado! No meu mergulho mais recente, vi uma tartaruga. Sim, uma tartaruga, na Nova Zelândia, no inverno, inacreditável!



Tenha equipamentos de qualidade


Uma boa roupa de mergulho ou uma roupa seca são uma ótima maneira de se motivar para entrar na água fria. Eu uso a Mares Z Therm, que é perfeita para a maior parte do mergulho de inverno que faço. Um par de botas Flexa DS e luvas Amara também são cruciais para manter
seus dedos aquecidos. Não se esqueça que o calor também escapa de sua cabeça, então um capuz é essencial.




Minha ultima " Dica Quente"

Bebidas Quentes! Antes de sair de casa, pegue sua caneca térmica e encha com sua bebida quente favorita. O meu é o Chá Tropical (super recomendo). Se sua caneca for boa, quando você terminar o mergulho, sua bebida estará na temperatura perfeita para aquecê-lo de volta. Tudo o que você precisa fazer é tirar o equipamento, sentar-se em sua toalha e se deliciar, e sentir o calor aquecendo seu nariz, dedos dos pés e das mãos. Faça o teste, você vai me agradecer mais tarde.


Finalmente, divirta-se! O mergulho é diversão. Não importa se é inverno, verão, outono ou primavera, se você está mergulhando a 30 graus ou sob o gelo, mergulhar é a melhor atividade que você poderia fazer. Na minha opinião, não existe um mau dia de mergulho, então o que está esperando, saia e aproveite o inverno!

Adoraríamos ouvir suas próprias dicas para se motivar a mergulhar no inverno, fique à vontade para deixar um comentário abaixo!




Créditos:

Imagens e texto: Dan Westerkamp
Tradução e adaptação: Mares Brasil

Referência:

WESTERKAMP, Dan. Motivation For Winter Diving. 2020. Disponível em: https://blog.mares.com/motivation-winter-diving-10329.html. Acesso em: 24 jun. 2021.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

Do Iniciante Ao Profissional: As 6 Melhores Técnicas De Pernadas Para Mergulhadores