Curaçao – O Paraíso dos Mergulhadores



CURAÇAO – O PARAÍSO DOS MERGULHADORES

Por: Dive SSI

Águas turquesas e uma leve brisa balançando as palmeiras enquanto esperamos (claro que com um coquetel na mão) pelo lindo pôr do sol. Mais adiante, onde um azul profundo do mar mostra a borda do recife, barcos de pesca coloridos balançam suavemente nas ondas. Esses lugares existem em vários cantos do mundo, mas em nenhum outro lugar você pode somar essa linda paisagem com uma facilidade inacreditável de mergulho.

Curaçao é um dos poucos lugares no mundo onde o mergulho livre e independente é permitido. Mais de 80 pontos de mergulho estão listados, a maioria deles (também) adequados para iniciantes. Em Curaçao quase não há corrente, a orientação é simples e, portanto, também viável sem um curso de navegação. Estacionar, mergulhar, e curtir a vida. Isso é o que chamamos de liberdade.
A vila de Westpunt fica a cerca de 45 minutos de carro da capital Willemstad. Na capital, bares e lojas turísticas estão lado a lado aos montes. Já em Westpunt você encontrara outro cenário, pois existem poucos restaurantes e no máximo dois bares noturnos. Mas em compensação, você terá a visita de iguanas e pássaros exóticos no seu café da manha, à espera de uma fruta fresca. Aqui em Westpunt os relógios marcam as horas mais devagar. Sem pressa, sem estresse.
Embaixo d’agua

Apenas alguns passos separam seu quarto no All West em Westpunt dos grandes recifes. Entrando na água, já durante a descida, a visão clara convence. No “mundo real” você ouve falar sobre o branqueamento de corais. Mas aqui, uma exceção: podemos ver esponjas coloridas e os corais reivindicando o seu lugar, tipicamente o visual do mar do caribe.
Uma tartaruga gigante cruzando nosso caminho. Seguido de perto por uma segunda tartaruga! Ambas estão se dirigindo para a estátua de Netuno, que surge no meio do recife. Feito de metal, o homem de ferro de quase três metros de altura está sentado aqui em seu trono. No entanto, os corais que brotam da cabeça e do tridente de Netuno dão-lhe um ar divertido de jardineiro.

Vale a pena olhar para cada fenda, cada detalhe, no mínimo duas vezes: os fãs da vida Macro encontram seu paraíso aqui. No pequeno cais, a vida explode. Em apenas cinco a oito metros de profundidade de água, encontramos oito tartarugas quase domesticadas de vários tamanhos, brincando entre as algas marinhas. O céu escurece e milhares de peixes cujas escamas brilham prateadas à luz do sol buscam a proximidade dos mergulhadores. Um momento fascinante, um momento que você deseja que nunca acabe.
Outra visita na casa do Frogfish, uma rápida passagem pelas amarras onde vivem os cavalos-marinhos. Então é hora de sair da água. Vamos para a próxima praia. E assim seguimos nessa experiência incrível de mergulho. O verdadeiro sonho de todo mergulhador.





Créditos:
Texto e imagem: Dive SSI
Tradução e adaptação: Mares Brasil

Referência:
SSI, Dive. Curacao: Freedom in scuba-diving. 2019. Disponível em: https://blog.divessi.com/curacao-freedom-in-scuba-diving-6226.html. Acesso em: 21 jun. 2021.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

Do Iniciante Ao Profissional: As 6 Melhores Técnicas De Pernadas Para Mergulhadores