Rebreathers rEvo

 


REBREATHERS REVO

Por: Bárbara Ribeiro

A DLD, representante exclusiva das marcas HEAD e Mares no Brasil, está feliz e honrada em anunciar que também é representante dos rebreathers rEvo no país. A marca rEvo tem sede na Bélgica, e teve sua primeira máquina comercializada em 2007, após anos de pesquisa e desenvolvimento. O nome rEvo é a abreviação de revolution, que é justamente a essência da marca: trazer equipamentos que revolucionem a maneira de encarar o mergulho.
Atualmente, as máquinas rEvo estão presentes nos quatro cantos do mundo e com mais testes e mais redundância incorporados na unidade do que qualquer outro rebreather no mercado, o rebreather de circuito fechado rEvo III é verdadeiramente um rebreather revolucionário. Com uma ampla variedade de opções de tamanho e configuração eletrônica, você pode ter certeza de que terá a máquina perfeita para suas necessidades de mergulho, seja qual for o ambiente.

Mas o que é um rebreather?

O Rebreather é um aparelho que possibilita que o usuário inspire novamente o gás expirado.  Esse equipamento permite que o oxigênio exalado na fase inicial da respiração retorne à bolsa-reservatório, reciclando-o. O rebreather permite que o usuário fique embaixo d'água de duas a três horas, quatro vezes mais tempo do que ficaria com a mesma quantidade de oxigénio de um equipamento convencional. Essas máquinas estão sendo muito utilizadas em pesquisas subaquáticas, penetrações em cavernas, naufrágios, na fotografia e cinematografia, assim como em grupos de resgate como os Bombeiros e as Forças Armadas.
A falta de bolhas significa que nenhum gás é desperdiçado e ele é re-circulado. Isso dá ao mergulhador mais tempo de fundo, menos tempo de descompressão e um horizonte gigantesco de possibilidades de novos desafios pela frente.

O CCR (Closed Circuit Rebreather) sempre foi usado para fins militares e para mergulho comercial, mas foi apenas na década de 90 que os rebreathers disponíveis comercialmente foram produzidos em massa para o mergulhador técnico recreativo.
Se você já é mergulhador Scuba, já conhece como é incrível a experiência de estar embaixo d’agua. O CCR não tem bolhas e é completamente silencioso. Isso significa que você se integra ao meio ambiente e, como não está fazendo barulho ou produzindo muitas bolhas, a vida marinha não vai embora.
Dentre os outros benefícios de mergulhar em CCR estão a mistura ideal de gases, a duração do mergulho e a flutuabilidade perfeita.
A mistura ideal de gases é respirada porque o gás é constantemente analisado e ajustado produzindo uma mistura respiratória que é a melhor para aquela profundidade, reduzindo assim a quantidade de nitrogênio absorvido pelo nosso corpo. Como consequência há um prolongamento do tempo de mergulho sem a necessidade de descompressão ou redução da quantidade de descompressão necessária.

A falta de bolhas significa que nenhum gás é desperdiçado e ele é recirculado, dando ao mergulhador maior autonomia. Já a flutuabilidade perfeita é alcançada porque não realizamos o processo de expiração na água e sim na própria máquina mantendo, portanto, a flutuabilidade neutra.
Por todos estes motivos o rebreather é um equipamento revolucionário, pois, permite um mergulho mais longo com maior autonomia, reduzido risco de descompressão, e amplas possibilidades que vão muito além dos limites do circuito aberto.









Créditos:


Texto: Bárbara Ribeiro
Imagens: Mares Brasil

Referência:

REVO (Belgica). rEvo Rebreathers – rEvolutionary Diving. 2021. Disponível em: http://www.revo-rebreathers.com/. Acesso em: 01 jun. 2021.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

Do Iniciante Ao Profissional: As 6 Melhores Técnicas De Pernadas Para Mergulhadores