Os 10 Recifes mais Preservados do Mundo

 

OS 10 RECIFES MAIS PRESERVADOS DO MUNDO


Por: Dive SSI

Pode parecer que o mundo está desmoronando, não apenas com o ritmo frenético da vida moderna e a pandemia global, mas com as mudanças climáticas e a poluição causando um impacto irreversível em muitos ambientes aquáticos. No entanto, ainda existem alguns locais na Terra que possuem alguns recifes oceânicos preservados que conseguiram manter sua integridade, permanecendo relativamente intocados.
Os 10 recifes mais intocados são paraísos para a vida subaquática, onde os corais prosperam e a vida aquática floresce. Como um dos ecossistemas mais ameaçados do planeta, a saúde desses recifes é essencial para a preservação da biodiversidade da Terra.

1. Palau

Este paraíso oceânico e ilha polinésia tem um litoral medindo 930 milhas (1.500 km) e consiste em 94 ilhas de coral, contendo uma abundância de peixes tropicais e mamíferos marinhos. Com o mínimo de impacto humano, Palau possui os recifes mais intocados do mundo.
O Mar de Palau e suas águas circundantes são conhecidos por sua vida marinha excepcional, de raros recifes de coral tropical a tubarões albinos brancos, todos vivendo em harmonia. Este país abriga uma variedade espetacular de vida marinha e suas águas são super claras e límpidas, com luxuosos tons de azul. Palau se tornou um destino próspero para mergulho desde que foi descoberta por Jacques Cousteau.

2. A Grande Barreira de Corais

Esta é uma atração "imperdível" clássica e Patrimônio Mundial da UNESCO. Corre ao longo da costa nordeste da Austrália e se estende por mais de 2.000 km de comprimento. Alguns recifes agora estão protegidos graças a uma organização sem fins lucrativos chamada Coral Reef Alliance, que ajudou a proteger mais de 500 recifes de danos causados por redes de pesca que matam pólipos de coral.
Este é o mais conhecido dos 10 melhores recifes do planeta, ostentando uma comunidade complexa e colorida de corais e peixes. A Grande Barreira de Corais foi eleita uma das 10 experiências marinhas mais icônicas de 2020 pelo The Lonely Planet Guide, devido à sua beleza e valor.

3. Raja Ampat

A maioria das pessoas que vão passar as férias na Indonésia acabam mergulhando em Bali. Embora Bali seja linda, a vida marinha é manchada pela superlotação, água poluída e pesca excessiva. No entanto, você pode experimentar um lado diferente da Indonésia visitando Raja Ampat - uma série de recifes de coral ao longo da costa oeste do país.
Raja Ampat não possui o nível de degradação pela poluição humana e pela atividade industrial. Esta província localizada na parte oriental da Indonésia é conhecida por seus recifes intocados.
Alguns dos recifes de coral têm um alto nível de resiliência em termos de espécies de peixes e até mamíferos marinhos. Possui um santuário de vida selvagem pouco conhecido, que é um dos lugares de maior biodiversidade do planeta, com mais de 1.500 espécies de peixes e 300 espécies de corais. Você pode ver de tudo aqui, de tubarões a baleias, tartarugas marinhas e mariscos gigantes, além de ser o lar dos icônicos dragões de Komodo.

4. A Barreira de corais de Belize

A Barreira de Corais de Belize é o segundo maior sistema de recifes do mundo, estendendo-se por 3.600 milhas. Esse local é abundante em espécies de corais, todas elas expostas em suas águas em diferentes épocas do ano, dando origem a uma floração colorida. La também é o lar de uma vida marinha diversa e uma grande variedade de peixes tropicais.
Belize é um dos recifes de coral mais diversificados do mundo e lar do bodião-cabeçudo ocidental, uma espécie ameaçada de extinção. Mergulhadores, cientistas e conservacionistas trabalham com a Belize Barrier Reef Alliance para melhorar e proteger a saúde do recife. Essa regiao também faz parte da indústria do turismo de Belize, com milhares de pessoas visitando o paraíso subaquático todos os anos.

5. Maldivas

As Maldivas abrigam cerca de 70 atóis de coral com cerca de 1.000 espécies de peixes, 700 tipos de esponjas e centenas de tipos de invertebrados. Como tal, as ilhas Maldivas são consideradas um dos melhores locais do mundo para mergulhar. Com algumas das praias mais bonitas do mundo, essas ilhas são um paraíso para o mergulho costeiro e de barco, com mais de 100 recifes de coral e espécies endêmicas únicas.

6. Fiji Rainbow Reef

Um dos poucos recifes remanescentes a oferecer uma ampla gama de ecossistemas, o Fiji Rainbow Reef se estende por 7.500 hectares de oceano. O recife é o lar de um ecossistema diversificado de flora e fauna, incluindo muitos peixes coloridos. Corais exuberantes se estendem por toda a área e ali é o lar de milhões de criaturas facinantes. O Fiji Rainbow Reef é uma das regiões subaquáticas mais incríveis do mundo e realmente um lugar incrivel para se visitar!

7. Mar Vermelho - Red Sea

Tanto o Norte quanto o Sul do Mar Vermelho oferecem excelentes pontos de mergulho com corais coloridos e vida marinha incrível, incluindo tubarões, golfinhos e até mesmo o raro dugongo. Graças à sua localização, os recifes do Mar Vermelho são protegidos contra tempestades e possui menos turistas, o que significa menos branqueamento dos corais.
O Mar Vermelho do Sul é particularmente imaculado e bonito, muito mais silencioso e com menos turistas. Os recifes de coral aqui são claros, limpos e cheios de vida marinha. Suas chances de ver tartarugas marinhas, tubarões, incluindo tubarões-martelo, bem como dugongos são muito maiores, sem falar que os corais são cheios de vida e cor.

8. Cozumel, México

Um excelente ponto de mergulho durante todo o ano, é San Miguel de Cozumel, na costa mexicana, conhecido por sua visibilidade, incríveis corais coloridos e repleta de vida marinha. O Parque Marinho de Cozumel fez com que esta região da costa mexicana fosse protegida por anos e permanecesse repleta de vida marinha, incluindo mais de 500 espécies de peixes tropicais, juntamente com raias, tubarões-lixa, tubarões-de-recife e tartarugas.

9. Filipinas

Com milhares de ilhas formando um enorme arquipélago na parte central do Oceano Pacífico, as Filipinas têm uma vasta rede de ecossistemas marinhos intocados repletos de vida. Os recifes de coral encontrados nessa região, apresentam alguns dos maiores corais duros e moles do mundo. As ilhas também possuem o segundo maior sistema contíguo de recifes de coral do mundo, incluindo mais de 300 espécies marinhas. Este destino é conhecido por suas praias deslumbrantes, belas paisagens costeiras e incríveis pontos de mergulho.

10. Mauritius

Maurítius é bem conhecido por suas águas cristalinas e por ser uma das nações mais subpovoadas do planeta - sem mencionar os locais de difícil acesso. Como tal, a vida subaquática na ilha é incrivelmente diversificada e o país é conhecido por ter alguns dos melhores pontos de mergulho do mundo. São os recifes imaculados que tornam esta pequena ilha tão notável. Um único recife na ilha pode abrigar mais de 10.000 peixes. Ao longo dos anos, os recifes dessa região, a tornaram um símbolo global da importância da proteção marinha e da pesca gerida de forma sustentável.


Créditos:

Texto e imagem: Dive SSI
Tradução e adaptação: Mares Brasil

Referência:

SSI, Dive.  Top 10 most pristine reefs to dive in 2021. 2021. Disponível em: https://blog.divessi.com/top-10-most-pristine-reefs-7482.html. Acesso em: 15 set. 2021.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

Do Iniciante Ao Profissional: As 6 Melhores Técnicas De Pernadas Para Mergulhadores