11 Maneiras de Ajudar a Salvar os Tubarões


11 MANEIRAS DE AJUDAR A SALVAR OS TUBARÕES

Por: Dive SSI

Como um amante do oceano, você sabe que os tubarões costumam ter uma má reputação. Eles são amplamente conhecidos como criaturas ameaçadoras que devemos temer. Se você é um mergulhador que teve a sorte de ver esses animais magníficos, você sabe o quão incríveis eles são! Faça parte do crescente movimento para ajudar a proteger e preservar os tubarões para as gerações futuras seguindo estas 11 maneiras que listamos para ajudar a salvar os tubarões.

1. Faça parte de uma organização de conservação

Os tubarões são inestimáveis para os humanos e para a natureza. Eles ajudam a manter os oceanos saudáveis, mas infelizmente muitas espécies de tubarões já estão ameaçadas de extinção, com mais e mais espécies sendo adicionadas a esse índice a cada ano.
Existem muitas organizações de conservação muito serias e comprometidas que estão trabalhando duro para salvar tubarões e você pode ajudá-las doando dinheiro, oferecendo seu tempo ou até mesmo adotando um tubarão.
Algumas têm objetivos específicos, como impedir a remoção das barbatanas de tubarão ou reduzir a captura acidental, e outros têm objetivos mais gerais.
Uma simples pesquisa no Google trará muitas organizações para você escolher.

2. Diga não ao plástico

Reduzir o uso de plástico é uma das maneiras mais fáceis de apoiar a saúde do oceano e ajudar a salvar os tubarões. Estima-se que existam 100 milhões de toneladas de plástico nos oceanos, que se degradam em minúsculos micro plásticos e prejudicam a vida marinha. Estudos recentes mostraram que os tubarões são afetados com os micro plásticos, inclusive de roupas de poliéster.
Ajude a reduzir os plásticos no oceano, dizendo não aos produtos descartáveis, como canudos, balões, sacolas de compras e garrafas de água.
Em vez disso, use sacos de pano reutilizáveis, uma garrafa de água reutilizável e canudos de metal ou de bambu.
Pronto para o próximo passo?
Comece a substituir seus produtos de higiene pessoal e produtos domésticos por alternativas sem plástico quando eles acabarem ou não puderem ser reparados. Existem inúmeras empresas que oferecem produtos biodegradáveis e sem plástico a preços acessíveis.

3. Reduza, Reutilize, Recicle

Esta frase foi introduzida no final dos anos 70 e ainda está atual, e por um bom motivo. Reduzir o desperdício, reutilizar itens que você já possui e reciclar o máximo possível é uma etapa importante na conservação dos tubarões e ajuda a manter os oceanos limpos. Oceanos saudáveis são essenciais para ajudar os tubarões a sobreviverem e se reproduzir!

4. Evite produtos provenientes dos tubarões

Muitas empresas de cosméticos e nutrição usam óleo de fígado de tubarão (esqualeno) e cartilagem de tubarão (condroitina) em seus produtos. Certifique-se de ler o rótulo de todos os itens de beleza e suplementos antes de adquiri-los para garantir que eles não contenham matérias-primas provenientes dos tubarão.
Verifique se há farinha de peixe que contenha tubarão nos fertilizantes do jardim e na ração para animais de estimação e evite itens de luxo como cintos, bolsas e sapatos feitos de felpa (couro de tubarão).
O boicote de itens que contêm tubarões reduzirá a demanda do consumidor e forçará as empresas a encontrar uma alternativa ao uso desse tipo de matéria-prima em suas mercadorias.
Em resumo , evitar:
Esqualeno / esqualeno (óleo de fígado de tubarão).
Condroitina (cartilagem de tubarão).
Joias de tubarão (dentes de tubarão).
Shagreen (couro de tubarão).
Farinha de peixe que contém tubarões.

5. Não coma tubarões ou raias.

Certifique-se de não comer tubarões ou raias. Existem muitos nomes para carne de tubarão, e outras carnes que possuem a carne deles em sua composição.
Existem vários sites e organizações que listam os nomes mais comuns para carne de tubarão que o ajudarão a evitar comer ela acidentalmente em casa ou fora. A carne de cação, por exemplo, é consumida por uma parcela alta dos brasileiros, sem saber que ela é carne de tubarão.

6. Coma menos frutos do mar

Embora não comer carne de tubarão seja uma maneira óbvia de salvá-los, reduzir o consumo de frutos do mar pescados comercialmente também é uma ótima maneira de ajudar.
A pesca comercial mata indiretamente os tubarões, diminuindo a população de sua principal fonte de alimento e os mata diretamente como captura acidental da pesca comercial. Os tubarões constituem a maioria desse tipo de capturas entre os arrastões de peixe e camarão.
Ao diminuir a demanda por frutos do mar capturados em massa, você pode reduzir o número de tubarões mortos a cada ano por meio da pesca comercial.

7. Reduzir sua emissão de carbono

Reduzir sua emissão de carbono ajuda a minimizar os efeitos das mudanças climáticas, o que ajuda a reduzir a acidificação dos oceanos e consequentemente a proteger os tubarões.
Alguns tubarões vivem entre os recifes de corais, que são ameaçados pela acidificação do oceano. À medida que essas estruturas de recife se degradam, os tubarões perdem seus suprimentos de comida e lutam para sobreviver. Ao reduzir sua emissão de carbono, você pode ajudar a salvar tubarões e reduzir as mudanças climáticas ao mesmo tempo.

Em resumo:
Faça um jantar sem carne uma vez por semana.
Mude suas lâmpadas para LED.
Use fornecedores de eletricidade renovável.
Reduza o carbono de suas viagens.
Abandone o carro sempre que puder.

8. Diga aos representantes na política para ajudarem a salvar os tubarões

Outra ótima maneira de proteger os tubarões é falar em nome deles. Escreva uma carta ao seu representante governamental e diga como a conservação dos tubarões é importante para você e para aqueles ao seu redor. Peça a eles que apresentem e apoiem a legislação de conservação dos tubarões. As áreas específicas a serem mencionadas incluem banir as barbatanas de tubarão, banir a pesca de tubarões, listar os tubarões como espécies protegidas e criar áreas de preservação do oceano em todo o seu país.

9. Participe de eventos de limpeza

Recolher o lixo de praias, rios e outros ambientes aquáticos é uma ótima maneira de garantir que menos plástico esteja nos oceanos. Você também pode participar de mergulhos de limpeza locais para remover o plástico dos pontos de mergulho e ao redor de sua costa. Tudo isso ajuda a proteger os tubarões e outras formas de vida marinha dos perigos.
Entre em contato com o seu Dive Center local preferido e veja quais eventos estão acontecendo perto de você.

10. Fique esperto e espalhe seu conhecimento

Educar-se sobre os tubarões é uma das etapas mais importantes que você pode fazer para ajudar a salvar os tubarões. Desafie-se a descobrir por que os tubarões são vitais para oceanos saudáveis, aprenda alguns fatos interessantes e compartilhe o que você aprendeu com sua família, amigos e comunidade.
Ensinar as pessoas por que os tubarões são importantes e como eles podem ajudar a salvá-los é uma forma gratificante de fazer a diferença. Adora falar sobre tubarões? Organize uma palestra sobre a conservação dos tubarões em sua comunidade local, em seu grupo de mergulho ou escola.

11. Compartilhe sua paixão pelos tubarões nas redes sociais

Hoje, a maioria das pessoas vive suas vidas online. As redes sociais são uma excelente maneira de compartilhar sua paixão por tubarões, criar consciência sobre os perigos que os tubarões enfrentam e chamar outras pessoas para se juntar a você nessa ação.
Dê voz aos tubarões, informando aos outros que há um problema e o que eles podem fazer para ajudar a resolvê-lo. Às vezes, enfrentar um problema significativo como a conservação dos tubarões pode parecer assustador, mas sempre tenha em mente que uma pessoa PODE fazer a diferença. Você apenas tem que começar!
Essas onze maneiras de ajudar a salvar tubarões são um ótimo começo. Então, o que você está esperando?
Compartilhe esta lista com seus amigos e comece a salvar tubarões hoje!


Créditos:
Texto e imagem: Dive SSI
Tradução e adaptação: Mares Brasil

Referência:

SSI, Dive.  11 Top Ways to Help Save Sharks. Disponível em: https://blog.divessi.com/11-top-ways-save-sharks-7821.html.  Acesso em: 10 nov. 2021.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

Do Iniciante Ao Profissional: As 6 Melhores Técnicas De Pernadas Para Mergulhadores