7 Dicas para Cuidar Bem das suas Nadadeiras


 7 DICAS PARA CUIDAR BEM DAS SUAS NADADEIRAS

Por: Bárbara Ribeiro

Parte do equipamento básico de mergulho, as nadadeiras normalmente são adquiridas pelo mergulhador logo em sua primeira experiência na água. Fazer a escolha certa para a trajetória de mergulho que você quer comprimir e ter certeza de estar optando por um produto de qualidade são aspectos essenciais para você realizar um bom investimento.
Listamos aqui 7 dicas básicas para você cuidar bem das suas nadadeiras e assim ter estas companheiras por longos anos.

1-    Guardar em um local arejado e longe da umidade

Escolha sempre um local arejado para guardar seu equipamento de mergulho, longe de mofos, calor e umidade uma vez que mantê-lo em um local úmido pode danificar seus componentes, assim suas nadadeiras terão uma vida útil muito maior. Se possível adapte um local em casa especialmente para deixar seus equipamentos.

2-    Lavar com água doce após o mergulho

Após cada mergulho é muito importante lavar suas nadadeiras com água doce, já que a água salgada pode ressecar o equipamento. É importante assegurar que o equipamento esteja completamente seco antes de guardar afim de evitar danos ou acelerar o desgaste do material.

 

 

3-    Não utilizar nenhum produto químico ou abrasivo

A limpeza das nadadeiras deve ser realizada apenas com água doce e sabão neutro. Nunca utilize na limpeza do seu equipamento produtos químicos ou abrasivos, como sapólio, esponjas de aço, lixas ou agua sanitária. Eventualmente, se o seu equipamento estiver guardado por um longo período,  você pode utilizar nas partes de borracha da sua nadadeira o talco mineral.
Um erro comum entre os mergulhadores é passar graxa de silicone ou spray de silicone nas borrachas. Esse tipo de produto contribui para o ressecamento e diminuição da vida útil das suas nadadeiras.

4-    Nunca deixar secar ao sol

Alguns mergulhadores, após um mergulho incrível, acabam deixando seus equipamentos secando ao sol. Isto é um erro grave, pois acaba danificando ou diminuindo sua vida útil. No caso das nadadeiras, a exposição à luz solar pode acabar deformando o termoplástico e influenciando na performance do equipamento.

5-    Nunca guardar em pé ou com algum peso sobre elas

Ao guardar os seus equipamentos em casa, verifique se não há nenhum equipamento pesado sobre as nadadeiras, já que isso pode deformar não só a pala, como também a calçadeira do seu equipamento. É importante também nunca deixar suas nadadeiras “em pé”, apoiadas apenas pela pala. O ideal é deixa-las deitadas, sem nada por cima.

6-    Guardar preferencialmente com a forma ou protetor da calçadeira

Todas as nadadeiras Mares acompanham um protetor na calcadeira. É importante você guardar dessa forma, pois além de ajudar a manter o formato da calçadeira não vai deforma-la. Sempre que for guardar suas nadadeiras utilize seu protetor de forma, e assim, tenha seu equipamento perfeito por mais tempo.


7-    Aprimore suas habilidades de flutuabilidade

Não tocar no fundo com a sua nadadeira, além das obvias questões ambientais, também é muito importante na conservação do seu equipamento. Elas não foram projetadas para sustentar o peso do mergulhador na posição vertical. Por isso, é muito importante que sua flutuabilidade esteja em dia! Caso você precisa melhorar essa habilidade, procure o seu Centro de Mergulho preferido e faça essa especialidade. O meio ambiente e o seu equipamento agradecem!
Leia sempre o manual dos seus equipamentos e a orientação de cada fabricante sobre a manutenção dos mesmos.

 

Para conhecer a linha de nadadeiras Mares acesse www.maresbrasil.com.br

 

Créditos:
Texto: Bárbara Ribeiro
Imagens: Mares 

Referência:
MARES (Brasil). Mares Brasil. 2021. Disponível em https://www.maresbrasil.com.br/. Acesso em: 03 nov. 2021.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

Do Iniciante Ao Profissional: As 6 Melhores Técnicas De Pernadas Para Mergulhadores