7 Melhores Destinos Liveaboard


7 MELHORES DESTINOS LIVEABOARD

Por: Dive SSI

O mergulho em liveaboard é a melhor maneira de chegar aos destinos de mergulho mais procurados e remotos do mundo. Como um mergulhador avançado, você pode escolher entre vários liveaboards que exploram pontos de mergulho distantes com os quais outros apenas sonham. Continue lendo nosso artigo para conferir a lista dos 7 principais destinos de liveaboard para adicionar à sua lista de desejos agora.

Porque mergulhar em um liveaboard.

  • Passe mais tempo debaixo d'água e menos tempo viajando para chegar aos pontos de mergulho.
  • Explore pontos de mergulho remotos que você não conseguiria alcançar de outra forma.
  • Desfrute de um mergulho descomplicado, sem necessidade de carregar seu equipamento de mergulho.
  • Visite alguns dos melhores destinos de mergulho do mundo.Mergulhe com incrível vida marinha do amanhecer ao anoitecer e faça tudo de novo no dia seguinte!
  • Desfrute de férias descontraídas navegando no oceano.
  • Faça novos amigos.
  • Mergulhe durante o dia e saboreie uma deliciosa comida preparada pelo chef todas as noites

7 melhores destinos liveaboard

1. Indonésia

Porque ir:

A Indonésia está no topo da lista dos melhores destinos de mergulho em liveaboard do mundo, o que é totalmente compreensível. Com mais de 17.000 ilhas e mais de 54.000 km de costa, este país diversificado é perfeito para passeios por ilhas e cruzeiros de mergulho.

Onde mergulhar:

O Parque Nacional de Komodo e o Raja Ampat são destinos de mergulho icônicos que oferecem alguns dos mais ricos recifes de coral da Terra e hospedam inúmeros tubarões-baleia e raias manta. As remotas Spice Island são ideais para mergulho tranquilo em fluxos de lava incrustados de corais, enquanto as descontraídas Ilhas Gili são o centro da Indonésia para a conservação das tartarugas marinhas. Pegue um liveaboard para Wakatobi e você poderá desfrutar de um dos melhores mergulhos com snorkel nos recifes da Indonésia ou mergulhar na sombra das florestas verdes do parque nacional de Sulawesi do Norte. E se isso não bastasse para convencê-lo, Nusa Penida é um dos únicos lugares no mundo onde você pode nadar com peixes-lua. Esses peixes de aparência estranha são os peixes ósseos mais pesados do mundo, podendo pesar até 1.000 kg e medir mais de 3 metros.

Quando ir:

  • Na Indonésia pode mergulhar durante todo o ano.
  • De maio a setembro é a alta temporada de mergulho.
  • As condições sazonais variam em cada local.
  • Verifique com o seu Centro de mergulho da Indonésia preferido.

Liveaboards in Indonésia:

A Indonésia tem incontáveis embarcações e diversas opções de percurso para você escolher. Escolha entre as mais de 10 opções noturnas a bordo dos barcos à vela tradicionais Phinisi ou lanchas modernas.

2. Sul do Mar vermelho, Egito

Porque ir:

O sul do Mar Vermelho do Egito é um destino clássico e acessível de liveaboard para mergulhadores experientes. Se você se sentir confortável com fortes correntes e mergulhando no grande azul, será ricamente recompensado com recifes florescentes e ação de tubarões.

Onde mergulhar:

The Brothers, Elphinstone e Daedalus são os destinos de liveaboard mais conhecidos da região e têm declives espetaculares, paredes profundas e recifes prósperos. Todos eles rodeados pela diversificada vida marinha do Mar Vermelho. Milhares de pessoas viajam para o Egito para mergulhar com tubarões silvertips, tubarões-martelo e tubarões cinzentos de recife acasalando todos os anos. Além de hospedar muitos desses predadores icônicos, os pontos de mergulho do Mar Vermelho, no sul do Egito, estão ocupados com inúmeros peixes pelágicos e espécies de recifes em tons de arco-íris.

Quando ir:

  • O mergulho é possível durante todo o ano no Egito.
  • Visite Elphinstone de maio a julho para ver tubarões, mantas e tartarugas.
  • Visite o sul do Mar Vermelho do Egito no inverno para encontros com tubarões.

Liveaboards no Egito:

Com vários barcos para escolher, você pode criar facilmente uma viagem de mergulho liveaboard no Egito que atenda às suas preferências de mergulho, tempo disponível e orçamento.

3. Fiji

Porque ir:

Fiji é um destino clássico que tem algo para todos os níveis de experiência de mergulho. Com alguns barcos de liveaboard, é o lugar perfeito para experimentar essa modalidade de mergulho e conhecer os famosos recifes vibrantes de Fiji.

Onde mergulhar:

As idílicas Ilhas Yasawa desfrutam de sol o ano inteiro e oferecem mergulho em cavernas, paredes cobertas de corais e numerosas arraias, além de alguns dos melhores jardins de coral de Fiji.
A Ilha de Gau, também conhecida como a Amazônia dos mares, possui recifes incríveis para mergulhar, além de lagoas de águas calmas. Juntos, os pontos de mergulho de Gau hospedam inúmeros muitos peixes, arraias, tubarões e corais saudáveis.
Se você adora mergulho em correntezas, a Passagem Nigali é fantástica. Esta passagem emocionante tem apenas uma janela de mergulho de 3 horas, fora desse período as correntes ultrapassam 4 nós!
Mergulhe na correnteza no momento certo e você passeará por uma passagem incrustada de corais de 20 metros de comprimento com barracudas e tubarões de recife cinza.
Para mais ação com tubarões, certifique-se de mergulhar com tubarões na Lagoa Beqa em Pacific Harbour. Lá você pode mergulhar com inúmeros tubarões-touro, tubarões-de-recife e ocasionais tubarões-tigre - tudo durante um mergulho envolvente multi-níveis.
Para os melhores mergulhos em corais moles, mergulhe no Estreito de Somosomo. Este estreito é famoso por suas paredes verticais profundas cobertas por corais moles roxos e brancos brilhantes.

Quando ir:

  • Você pode mergulha em Fiji o ano todo.
  • Visite no verão para grandes pelágicos, como mantas e tubarões-baleia.
  • Visita no inverno (julho a dezembro) para visibilidade da água até 40 metros.

Liveaboards em Fiji:

Há uma pequena seleção de liveaboards em Fiji e eles são extremamente populares, então reserve com antecedência. Existem também estâncias de mergulho idílicas e centros de mergulho em Fiji que oferecem mergulho embarcado e com saída da praia.

4. Filipinas

Porque ir:

Localizada no coração do Triângulo de Coral e ostentando mais de 7.000 ilhas imaculadas, as Filipinas estão no mesmo nível da Indonésia no que diz respeito a oportunidades de mergulho. Lar de uma Meca do mergulho em naufrágios da Segunda Guerra Mundial, um sistema de recifes listado pela UNESCO, uma famosa corrida de sardinhas, tubarões-baleia e o único mergulho confiável para tubarões-raposa do mundo, este destino é difícil de superar.

Onde mergulhar:

Coron oferece mergulhos em naufrágios famosos mundialmente, com vários naufrágios acessíveis da Segunda Guerra Mundial em águas rasas e profundas. Os destaques incluem o mergulho no Olympia Maru de 112 metros de comprimento e no enorme Irako de 144 metros de comprimento.
Patrimônio Mundial da UNESCO e uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, o Parque Natural dos Recifes de Tubbataha é muito procurado para mergulho liveaboard nas Filipinas.
As ricas águas cristalinas deste parque marinho especial abrigam centenas de espécies de peixes e corais, além de baleias, tubarões, mantas, raias e tartarugas marinhas encantadoras.
Puerto Galera oferece excelentes mergulhos em naufrágios, enquanto a Ilha Verde é considerada a área de maior biodiversidade de toda a região. Mergulhe em Moalboal para experimentar a mundialmente famosa corrida de sardinha nas Filipinas ou visite Donsol para encontrar vários tubarões-baleia.
Para uma experiência única, participe de um safári de liveaboard que inclui mergulho no Monad Shoal em Malapascua. Monad Shoal é o único lugar no mundo onde você pode mergulhar com segurança com esses tubarões indescritíveis.

Quando ir:

  • Você pode mergulhar nas Filipinas durante o ano todo.
  • De dezembro a abril é a alta temporada de mergulho.
  • Você pode mergulhar em Tubbataha de março a junho.
  • Os tubarões-baleia podem ser vistos em Donsol de novembro a maio.

Liveaboards in the Philippines:

Há uma abundância de liveaboards para escolher nas Filipinas, oferecendo uma variedade de rotas de mergulho.

5. Malaysia

Porque ir:

A Malásia tem águas excepcionalmente ricas, abrigando cerca de 600 espécies de corais e 1200 espécies de peixes. As muitas ilhas deste país são perfeitas para mergulhadores avançados que desejam experimentar um mergulho mundialmente famoso e visitar o ponto de mergulho número um do mundo: a Ilha Sipadan.

Onde mergulhar:

Formada por corais vivos que crescem em um vulcão, a Ilha Sipadan é conhecida por seu excelente mergulho e tem águas profundas ricas em nutrientes que atraem diversos pelágicos.
Existem inúmeras tartarugas marinhas nas águas azuis brilhantes de Sipadan, além de enormes cardumes de barracudas, tubarões de recife e jardins de coral deslumbrantes. Não é nenhuma surpresa que Jacques Cousteau uma vez descreveu Sipadan como “uma obra de arte intocada”.
A vizinha Ilha de Mabul também é impressionante e é ideal para mergulho macro. Existem muitas criaturas maravilhosas para encontrar, incluindo abundantes peixes-rã, peixes-cachimbo-fantasma, nudibrânquios e muito mais.
Complete o seu passeio pelos melhores pontos de mergulho nas ilhas da Malásia visitando a Ilha Kapalai. Os pontos de mergulho raso ao redor da ilha têm muita luz e são ideais para a prática de fotografia subaquática.

Quando ir:

  • Você pode mergulhar o ano todo em Sipadan, Mabul e Kapalai. 
  • Visite Sipadan durante o mês de agosto para ver a desova das tartarugas marinhas.
  • Dezembro a abril oferecem as condições de mar mais calmas.

Liveaboards in Malaysia:

Há um liveaboard com permissão para mergulhar nas Ilhas Sipadan. Você também pode explorar as ilhas com mergulho com um barco diurno a partir dos centros de mergulho e resorts da Malásia.

6. Austrália

Porque ir?

Mergulhar na Austrália é sinônimo de grandes barreiras de Corais, e você certamente pode desfrutar de um mergulho espetacular por lá. Se você quer uma aventura diferente, visite o Noroeste da Austrália, podemos garantir, que valerá a pena!

Onde mergulhar:

Situados a 300 km da costa noroeste de Broome e empoleirados na plataforma continental, três atóis em forma de pera emergem do Oceano Índico. Conhecidos como Rowley Shoals, esses atóis remotos oferecem um mergulho excepcional com abundantes recifes e vida pelágica.
Acessível apenas por 3 a 4 meses do ano, há poucos mergulhadores na água em Rowley Shoals e as águas azuis se estendem até o horizonte vazio. Apenas cerca de 200 pessoas sortudas conseguem mergulhar lá a cada ano.
Com uma amplitude de maré de 5 metros, você pode desfrutar de mergulhos em drift em ritmo acelerado (e mergulho livre também) através dos canais cobertos de corais em Rowley Shoals. Há também uma variedade de mergulhos em recifes internos e externos de tirar o fôlego, que atendem a todos os níveis de experiência.
Cavala, atum, trevally e tubarões patrulham as paredes do atol, e os recifes externos hospedam enormes gorgônias, peixes-vela e baleias jubarte.
Se isso ainda não for suficiente, vá até Cairns e faça mergulho em liveabord no extremo norte da Grande Barreira de Corais. É um lugar igualmente intocado e remoto para mergulhar.
A Ilha Raine, no extremo norte, oferece excelentes mergulhos e é o maior local de nidificação de tartarugas verdes do mundo. Mais de 64.000 tartarugas marinhas foram vistas lá em uma única temporada de desova.

Quando ir:

  • Rowley Shoals pode ser mergulhado de setembro a dezembro.
  • A Grande Barreira de Corais pode ser mergulhada o ano todo.
  • A temporada de desova das tartarugas da Ilha Raine é de novembro a março.

Liveaboards na Austrália:

Há um liveaboard de mergulho que visita Rowley Shoals e vários liveaboards da Grande Barreira de Coral para escolher.

7. Micronésia

Porque ir:

Os Estados Federados da Micronésia são um paraíso para mergulhadores, já que reúnem mais de 600 pequenas ilhas espalhadas pelo oeste do Oceano Pacífico. É um dos destinos de mergulho liveaboard mais conhecidos para naufrágios da Segunda Guerra Mundial, mergulhos com arraia manta, recifes de cair o queixo e incontáveis paredes íngremes.

Onde mergulhar:

Com tantas opções de ilhas para escolher, o mergulho liveaboard é a melhor maneira de explorar as muitas maravilhas subaquáticas da Micronésia. Em Yap, você pode explorar vários naufrágios da Segunda Guerra Mundial e encontrar muitas raias manta.
Palau oferece de tudo um pouco. Emocionantes mergulhos em mar aberto com grandes pelágicos ou relaxar em recifes tranquilos. Explore o impressionante naufrágio Iro Maru de 143 metros de comprimento, nade em um lago com águas-vivas, mergulhe em sistemas de cavernas cheios de estalactites e conheça as mantas.
Para mergulhar em naufrágios, visite a Lagoa Truk. Esta antiga base naval japonesa na Segunda Guerra Mundial tem dezenas de naufrágios, todos localizados em águas calmas que oferecem condições fáceis e ótima visibilidade durante todo o ano.
Se você deseja mergulhar entre tanques cobertos de corais, submarinos, aviões ou navios, você pode. Para aproveitar ao máximo seus mergulhos na Truk Lagoon, obtenha as certificações de naufrágios e de Nitrox antes de sua visita.
Se você procura um mergulho tranquilo longe da rotina, Kosrae e Pohnpei são ideais para você. Os pontos de mergulho isolados de Kosrae são todos sobre jardins de corais cheios de luz, enquanto Pohnpei é um paraíso para os amantes da natureza.
A Ilha Pohnpei é famosa por suas enormes estruturas megalíticas e tem inúmeros tubarões de recife cinza, mantas e recifes de coral imaculados.

Quando ir:

  • Você pode mergulhar na Micronésia no ano todo.
  • Seasonal conditions vary at each location.

Liveaboards na Micronésia:

Existem inúmeros liveaboards para escolher na Micronésia, oferecendo uma variedade de safaris a bordo de navios modernos e luxuosos.




Créditos:
Texto e imagem: Dive SSI
Tradução e adaptação: Mares Brasil 


Referência:
SSI, Dive.  Top Liveaboards for Advanced Divers – Part I. Disponível em: https://blog.divessi.com/best-liveaboard-diving-part-1-7668.html.  Acesso em: 15 dez. 2021.
SSI, Dive.  Top Liveaboards for Advanced Divers – Part 2. Disponível em: https://blog.divessi.com/7-top-liveaboards-part-2-7673.html.  Acesso em: 15 dez. 2021.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

Do Iniciante Ao Profissional: As 6 Melhores Técnicas De Pernadas Para Mergulhadores