8 Dicas para Tornar o Mergulho com Saída De Praia Mais Fácil


8 DICAS PARA TORNAR O MERGULHO COM SAÍDA DE PRAIA MAIS FÁCIL

Por: Dive SSI

A grande maioria dos mergulhadores ativos vive em áreas onde o mergulho com barco nem sempre está disponível. E mesmo que esteja, nem sempre é a opção mais econômica para quem gosta de mergulhar com frequência. No passado, você pode ter esquecido o mergulho com saída de praia porque não tinha certeza para onde ir na sua região ou se poderia lutar contra as ondas para passar da zona de surfe.

Ou talvez você simplesmente não goste da sujeira e da areia associadas a esse tipo de mergulho? Seja qual for o caso, tornar o mergulho com saída da praia o mais fácil possível permitirá que você desfrute de muito mais dias de mergulho perto de casa ao longo do ano.

Se você seguir essas maneiras simples, mas eficazes, de facilitar o mergulho com saída de praia, um novo mundo de oportunidades de mergulho se abrirá para você. Mergulhe mais e aumente o seu tempo de fundo em pouco tempo!

Siga essas dicas para que seus os mergulhos com saída de praia sejam mais fáceis

1. Planeje seu mergulho antes de chegar.

Com um pouco de pesquisa, você pode se familiarizar com o local de mergulho antes de chegar. Saber o que esperar fará com que tudo corra bem e tornará seu mergulho mais agradável.
Você pode usar diversos aplicativos disponíveis para encontrar todos os detalhes do ponto de mergulho, como onde estacionar, quanto tempo você precisará nadar na superfície e o que você verá em seu mergulho.

2. Antes de tudo, explore a região

Explorar o local de mergulho é sempre uma boa ideia antes de arrastar todo o seu equipamento até a praia ou até o litoral.
Pesquise na internet sobre esse ponto de mergulho, consulte seu instrutor de mergulho ou dive center preferido e dê um passeio até a beira da água para conferir as ondas e decidir o melhor ponto de entrada. Também é uma boa ideia ver se há um lugar onde você possa montar seu equipamento próximo ao ponto de entrada ou se você precisa se preparar no seu carro.

3. Aprenda a superar as ondas

Muitos mergulhos com saída de praia ocorrem ao longo da praia, onde os mergulhadores podem ter que enfrentar as ondas. Sejam elas grandes ou pequenas, esse tipo de mergulho torna-se mais fácil se você souber como atravessar as ondas da maneira adequada.

Dicas para enfrentar as ondas:
- Timing é tudo! Todas as ondas vem em series, então programe sua entrada entre elas.
- Entre na água entre as séries e deslize rapidamente suas nadadeiras na água na altura da cintura.
- Continue a andar para trás pelas ondas até chegar à "zona de quebra".
- Mantenha seu colete vazio
- Quando uma onda vier, fique de frente para o seu amigo, incline o ombro na direção da onda (nunca fique de frente para a onda) e mergulhe o máximo que puder sob a onda.
- Quando estiver com a água na altura do peito e quase passando da zona de quebra, infle seu colete e bate suas nadadeiras o máximo que conseguir para alcançar o outro lado da zona de surfe.

4. Tenha uma segunda opção de ponto de mergulho

Não importa o que diga a previsão do tempo, às vezes há dias em que você aparece para mergulhar e as ondas são muito grandes para enfrentar. Em vez de ter que cancelar seu dia de mergulho, sempre tenha um segundo local de mergulho próximo de backup em mente, para garantir.
Ter um local alternativo oferece mais opções e permite que você fique seguro, não tentando mergulhar em condições além do seu nível de conforto.

5. Traga um tapete

Embora todo mergulhador ame a água, muitos odeiam a areia. Você pode facilmente eliminar esse problema trazendo o que é conhecido como "Gear mat".
Coloque esse tapete no chão perto do porta-malas do seu carro para proteger o equipamento da sujeira e da areia.

6. Use botas

Usar botas de mergulho pode ser senso comum para a maioria dos mergulhadores, mas aqueles que estão acostumados a mergulhar de um barco em locais tropicais podem não estar acostumados a usar botas e preferem nadadeiras fechadas.
Escolha botas com boa aderência para minimizar o escorregamento em pontos de entrada rochosos.
O uso de botas não apenas o mantém você aquecido, mas protege seus pés ao caminhar do carro pela areia quente ou terreno acidentado até o ponto de entrada na praia.

7. Enxágue logo após o mergulho

A maioria das praias e áreas de lazer oferecem chuveiros públicos. Utilize este recurso lavando seu equipamento antes de desmontá-lo e colocá-lo de volta no carro.
Se você estiver mergulhando em um local sem chuveiros, considere investir em um chuveiro de enxágue portátil para carregar em seu carro ou carregue alguns jarros de água doce para limpar o seu equipamento.

8. Planeje seu retorno

A melhor maneira de terminar um mergulho é com pouco ou nenhum nado na superfície, então planeje o consumo de ar em seu mergulho para permitir que você mergulhe todo o caminho de volta à costa.
Seguindo essas oito dicas, o mergulho com saída de praia pode se tornar uma atividade divertida e fácil, que permitirá que você mergulhe com mais frequência. Se você é novo nesse tipo de mergulho, encontre um dupla já experiente. Ele pode te ajudar com esses truques e dicas de mergulho e, ao mesmo tempo, mostrar onde estão os melhores pontos de mergulho.

Agora, o que você está esperando? Vamos mergulhar!



Créditos:
Texto e imagem: Dive SSI
Tradução e adaptação: Mares Brasil

Referência:
SSI, Dive.  8 Top Ways to Make Shore Diving Easy. Disponível em: https://blog.divessi.com/make-shore-diving-easy-7863.html.  Acesso em: 17 jan. 2022.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

Do Iniciante Ao Profissional: As 6 Melhores Técnicas De Pernadas Para Mergulhadores