Mergulho em Queensland: 13 Experiências Inesquecíveis



MERGULHO EM QUEENSLAND: 13 EXPERIÊNCIAS INESQUECÍVEIS

Por: Dive SSI

Estendendo-se ao longo da costa australiana por mais de 1400 milhas e contendo mais de 2900 recifes individuais e 900 ilhas, a Grande Barreira de Corais é um destaque bem conhecido do mergulho na Austrália. Mas este icônico destino de mergulho é apenas o começo do que a região ao redor tem a oferecer. Da floresta tropical mais antiga do mundo a praias imaculadas, enormes crocodilos e cidades movimentadas, Queensland tem de tudo. Continue lendo para saber mais e se inspirar para mergulhar em Queensland este ano.

13 ótimas razões para mergulhar em Queensland.

1. Explore a floresta tropical mais antiga do mundo.

Caminhando pela floresta tropical de Daintree, você vai acreditar que voltou no tempo para milhões de anos atrás. Esta floresta é um emaranhado de árvores que cobrem cerca de 1.200 quilômetros quadrados de terreno montanhoso ao norte de Cairns.
Estendendo-se até o oceano, este Patrimônio Mundial da UNESCO faz fronteira com praias remotas de areia branca e outro Patrimônio Mundial, a Grande Barreira de Corais.
Cerca de 10 milhões de anos mais velha que a floresta amazônica, acredita-se que a floresta tropical de Daintree seja a mais antiga floresta tropical sobrevivente do mundo.
Vale a pena participar de um passeio lá quando você não estiver ocupado explorando os muitos mergulhos em Queensland.
Apenas certifique-se de deixar tempo para visitar Cape Tribulation Beach enquanto estiver na área. Palavras não podem descrever o quão bonito é.

2. Conheça os enormes crocodilos da Austrália.

Conhecer crocodilos de água salgada é outra das principais razões para visitar Daintree. Eles são uma visão verdadeiramente impressionante descansando ao longo das margens do rio sob o sol da tarde.
Participar de um cruzeiro no rio Daintree é a melhor maneira de se aproximar e aprender tudo sobre esses animais fascinantes e sua história na região.

3. Faça uma imersão em uma das culturas mais antigas do mundo.

Faça uma viagem ao Rainforestation Nature Park e experimente uma das culturas sobreviventes mais antigas do mundo. Os guias indígenas Pamagirri compartilharão seus costumes e tradições que são mantidos vivos na floresta tropical de Kuranda.

4. Snorkel com as arraias manta.

Ama arraias manta? Você pode mergulhar com esses animais encantadores em gloriosas águas azul-turquesa em Lady Elliot Island, Lady Musgrave Island e North Stradbroke Island.
Esses destinos ficam no extremo sul da Grande Barreira de Corais e são facilmente acessíveis a partir de Brisbane.

5. Aproxime-se dos gigantes do oceano.

Durante o inverno australiano, milhares de baleias jubarte visitam as águas quentes de Queensland enquanto migram para o norte da Antártida.
Aviste essas jubartes em Hervey Bay, o primeiro Patrimônio de Baleias do mundo, participando de um dos muitos passeios de observação de baleias por lá.
Quer entrar na água com as baleias? Planeje uma viagem de mergulho em Cairns durante junho ou julho e participe de um safári ao vivo dedicado à baleia anã.
A Grande Barreira de Corais abriga a única agregação conhecida de baleias anãs do mundo e essas baleias amigáveis são fantásticas para mergulhar com snorkel.

6. Fique rodeado por peixes, corais e tubarões.

Embora a Grande Barreira de Corais tenha uma má reputação por seu branqueamento de corais, a região é tão vasta que ainda existem muitos ótimos pontos de mergulho por lá. Dirija-se ao Mar de Coral para os melhores recifes:

• O recife de Bougainville tem uma vasta gama de corais duros e corais moles vibrantes, além de enormes cardumes de peixes.
• Osprey Reef tem excelente visibilidade da água, perfeita para avistar os numerosos tubarões e peixes pelágicos que ali se reúnem.

Se o seu liveaboard também visitar o ponto de mergulho de Gotham City, certifique-se de participar do mergulho noturno com tubarões. Este ponto de mergulho é espetacular e ver recifes de pontas brancas, xaréus e trevallies caçando a luz de sua lanterna é uma experiência inesquecível.

7. Visite a meca das tartarugas marinhas da Austrália.

Para mergulhos únicos e remotos em Queensland, visite Raine Island, no extremo norte da Grande Barreira de Corais.
Acessível apenas por live aboard, é uma das joias escondidas do mergulho da Austrália que poucas pessoas conhecem.
Lá você encontrará recifes imaculados que abrigam um dos maiores encontros de tartarugas marinhas do mundo.
A Ilha Raine é um local de nidificação de tartarugas marinhas verdes há mais de 1000 anos e abriga dezenas de milhares de tartarugas todos os anos.

8. Tenha uma visão panorâmica da Grande Barreira de Corais.

Para realmente apreciar o tamanho da Grande Barreira de Corais, você precisa de uma visão panorâmica. Suba em um voo panorâmico em Cairns e prepare-se para ficar sem palavras.
Este vasto sistema de recifes é aparentemente interminável, e você pode avistar mantas, tartarugas marinhas e muito mais enquanto aprecia os recifes intocados embaixo de você.

9. Mergulhe em um dos naufrágios mais bem preservados do mundo.

Se você gosta de mergulho em naufrágios, certifique-se de mergulhar no SS Yongala. Situado no centro da Grande Barreira de Corais, o Yongala é um dos naufrágios mais bem preservados do mundo.
Afundou em 1911 e está em condições fantásticas, graças à proteção da Lei de Naufrágios Históricos, que impede qualquer pessoa de entrar no naufrágio.
O interior é praticamente intocado, e o naufrágio é um recife artificial próspero, com numerosos corais, peixes, raias e tubarões.
Um mergulho nunca é suficiente neste naufrágio, então reserve um tempo para aproveitar ao máximo!

10. Faça um voo de balão ao amanhecer em Atherton.

Comece bem o seu dia com um tranquilo voo de balão de ar quente. Deslize sobre as paisagens e observe o sol nascer sobre os belos Atherton Tablelands.
Esta região fértil é pontilhada com lagos espelhados, florestas verdes, cachoeiras em queda livre e colinas infinitas.

11. Visite as vinícolas de Queensland.

As vinícolas de Queensland são frequentemente negligenciadas em comparação com outras atrações, mas com mais de 70 vinícolas, vinhedos e adegas em todo o estado, elas merecem ser exploradas.
Faça uma viagem autoguiada ao longo da Vine and Shine Trail, a primeira trilha oficial do vinho de Queensland, para encontrar as bebidas que irão encantar seu paladar e relaxar com longos almoços ao sol.
Cada uma das regiões vinícolas de Queensland tem sua própria personalidade, desde o Granite Belt até o Gold Coast Hinterland, a Sunshine Coast de Brisbane e muito mais.

12. Observe as estrelas nas maiores Salinas da Austrália.

As estrelas são usadas há muito tempo pelos povos indígenas da Austrália para contar histórias e agora essas histórias estão sendo compartilhadas durante passeios de observação de estrelas nas maiores salinas de Queensland.
Participe de um passeio de observação de estrelas em Burketown para descobrir o brilho do sistema solar, com telescópios profissionais e guias experientes.
Tire os sapatos, conecte-se a terra e deixe suas preocupações se afastarem enquanto observa as estrelas em toda a sua grandiosidade.

13. Explore os pontos turísticos da famosa River City.

Brisbane está cheia de surpresas e tem inúmeras atividades e pontos de mergulho nas proximidades para entreter você e sua família por vários dias.
Comece com um passeio no rio para ver os arranha-céus da cidade no seu melhor angulo e desfrute de bebidas ao pôr do sol na água.
Há dois jardins botânicos para visitar em Brisbane e uma variedade de caminhadas com vistas deslumbrantes da cidade.
Caminhe pelas ruas da cidade e delicie-se com restaurantes reconhecidos mundialmente, depois aproveite um passeio de caiaque no rio ou relaxe na praia artificial do centro da cidade da Austrália.

Qual a melhor época para mergulhar em Queensland?

Graças às invejáveis horas de sol e águas quentes da Austrália, você pode mergulhar em Queensland o ano todo. As melhores épocas para visitar incluem:

  • De junho a julho para mergulhar com baleias minke e observar baleias jubartes
  • Maio a agosto para o pico da temporada de arraias manta em Lady Elliot Island.
  • De outubro a março para mantas em North Stradbroke Island.
  • De outubro a fevereiro para a época de desova das tartarugas na Ilha Raine.
  • De junho a outubro para dias secos, águas claras e as melhores condições de mergulho na Grande Barreira de Corais.
  • De novembro a dezembro para a chance de testemunhar a desova de corais na Grande Barreira de Corais.
  • De dezembro a maio (estação chuvosa) para locais de mergulho mais tranquilos e preços mais baixos.

Qual o nível de experiência de mergulho exigido em Queensland?

Uma das melhores coisas sobre o mergulho em Queensland é que ele oferece opções para todos os mergulhadores desfrutarem.
Se você se ficar em Cairns, mais ao sul em Townsville ou em direção a Brisbane, há uma variedade de pontos de mergulho para explorar, e as condições de mergulho geralmente são fáceis.
Você pode pegar um barco de um dia para a Grande Barreira de Corais se tiver pouco tempo, combinar mergulho com a exploração de pontos turísticos da cidade ou participar de um dos muitos live aboards que cruzam os recifes e ilhas externas.
Há também muitos locais de mergulho com snorkel e muitos live aboards também atendem a não mergulhadores.
Então, o que você está esperando? Comece a planejar sua viagem de mergulho na Grande Barreira de Corais ainda hoje.



Créditos:
Texto e imagem: Dive SSI
Tradução e adaptação: Mares Brasil

Referência:

SSI, Dive. Diving In Queensland: 13 Unmissable Experiences. Disponível em: https://blog.divessi.com/diving-in-queensland-13-unmissable-experiences-8168.html.  Acesso em: 23 mar. 2022.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

Do Iniciante Ao Profissional: As 6 Melhores Técnicas De Pernadas Para Mergulhadores