Destino: Ilhas Cayman


DESTINO: ILHAS CAYMAN

Por: Alex Mustard

Depois de dois anos sem viajar para mergulhar, foi fabuloso voltar às Ilhas Cayman em janeiro. Eu tenho realizado workshops de fotografia subaquática com a Ocean Frontiers (OF) no East End de Grand Cayman nos últimos 20 anos. Adoro ajudar os fotógrafos a melhorarem suas habilidades, mas o que realmente me motivou a voltar foi a chance de escapar do frio da Europa para aproveitar o sol do Caribe e mergulhar no incrível mar azul cintilante. Ah, e para desfrutar de um mergulho fabuloso também!
Grand Cayman é amplamente creditada como destino perfeito para férias de mergulho, e os mergulhadores desfrutam de recifes coloridos, águas claras e condições de mergulho benignas há quase 65 anos. Cayman tem a receita perfeita para águas claras, sendo uma pequena ilha plana isolada e algumas das águas mais profundas do Mar do Caribe (o Cayman Trough tem 7,5 km de profundidade!). E com 365 ancoradouros para pontos de mergulho à sua volta, há sempre algum lugar com condições perfeitas.



Gosto tanto da região, que já realizei mais de 30 workshops lá, que geralmente acontecem durante as duas últimas semanas de janeiro (e é também por isso que nunca participei do BOOT Show, feira de mergulho que acontece na Alemanha e que tradicionalmente acontece ao mesmo tempo).


Os pontos de mergulho de Cayman se dividem principalmente em duas categorias. Os primeiros são Wall Sites onde o recife desce vertiginosamente até as profundezas. Esses locais têm vida de esponja vibrante e os melhores pontos têm uma topografia complexa de passagens e desfiladeiros, que tornam o mergulho divertido, além de fornecer ótimos cenários para composições de grande angular. Esses locais também têm grandes animais: tartarugas e tubarões de recife, estes últimos são especialmente comuns no ponto da parede fora de OF.



Os outros pontos são locais de recifes rasos, onde uma mini parede de corais se ergue da areia. No East End de Grand Cayman, este cume de coral é cortado por cavernas e túneis e cria experiências de mergulho tridimensionais fantásticas. Esses locais tendem a ter um crescimento de corais mais rico, particularmente o impressionante coral chifre de alce, e muitos peixes de cardume, como grunhidos, pargos, chub e jacks.



Um aspecto triste da viagem foi ver a chegada da Stony Coral Tissue Loss Disease em Cayman, que não havia sido registrada nas ilhas na minha última visita, há dois anos. SCTLD é uma doença de coral mortal de ação rápida que se espalha muito rapidamente pelos corais. Ele pode ser tratado, e a equipe do OF tem feito um ótimo trabalho, porem ela mata tão rapidamente que precisa ser detectada cedo para salvar uma colônia de corais. Uma das minhas formações de coral pilar favoritas já foi morta, embora a equipe do OF tenha conseguido salvar alguns pedaços dela, que agora estão indo bem em seu berçário de corais.

Levei muitos equipamentos de câmera nesta viagem, levando dois sistemas completos e 6 strobes. Isso significava que eu precisava economizar o peso da bagagem com meu equipamento de mergulho. Meu regulador Dual ADJ 62X foi perfeito para isso. Eu tenho o meu como um ajuste INT, pois o torna mais versátil para viagens. Minhas outras duas grandes economias foram usar o colete Magellan que é leve como uma pena e super confortável para mergulhar, e optar por uma nadadeira de pé fechada, o que economizou cerca de 25% do peso se comparado a uma bota + nadadeira aberta. Muitos mergulhadores se preocupam que as nadadeiras de pé fechadas sejam desconfortáveis. Eles estão tão errados. Eu fiz milhares de mergulhos com a Mares Volo e depois de um mergulho ou dois para amaciá-las, elas são perfeitas para sempre!





Há 11 anos, o naufrágio do Kittiwake foi afundado propositalmente como atração para mergulhadores em Grand Cayman. Este naufrágio atraente é particularmente amado pelos fotógrafos, e ele aparece com destaque de pano de fundo em vários catálogos da Mares! Tempestades moveram e viraram os destroços, então ele não está tão bonito por dentro agora que está tombado, mas o crescimento de esponja nele está realmente incrível, especialmente nas áreas sombreadas voltadas para baixo. Esse agora é um mergulho muito colorido. As outras atrações subaquáticas famosas de Cayman são as arraias, que podem ser encontradas em águas profundas em Stingray City. Costumamos ir lá de madrugada, quando temos o lugar só para nós e conseguimos a luz mais interessante.






Embora a água cristalina e o cenário subaquático espetacular tornem as ilhas Cayman ideais para fotografia de grande angular, sempre gosto de fotografar as criaturas do Caribe em macro. A maioria dos fotógrafos costuma ir ao sudeste da Ásia para preencher seu portfólio macro, então gosto de diferenciar meu trabalho criando imagens com as diferentes espécies encontradas no Atlântico tropical. Além disso, significa que volto de uma viagem às Ilhas Cayman com uma coleção de imagens mais diversificada.



 

 

 

 

 

 

Créditos:
Texto e imagem: Alex Mustard
Tradução e adaptação: Mares Brasil

Referência:
MUSTARD, Alex.  Cayman Reunion. Disponível em: https://blog.mares.com/cayman-reunion-11751.html.  Acesso em: 08 abr2022.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

Do Iniciante Ao Profissional: As 6 Melhores Técnicas De Pernadas Para Mergulhadores