Destino: El Mina

DESTINO: EL MINA

Por: Ivana e Janez

O Egito é um país onde o mergulho é uma das atividades turísticas mais populares, e Hurghada é atualmente a cidade mais visitada pelos fãs do mundo subaquático. As principais atrações desta área são os recifes de coral, mas também existem alguns naufrágios. Uma dessas atrações incríveis é El Mina, que atrai diversos tipos e perfis de mergulhadores.


O navio, um caça-minas da Marinha Egípcia, foi construído na Rússia durante a Era soviética, no final da década de 1950. É um navio da classe T-43 e os egípcios tinham sete deles. Tinha 58 metros de comprimento e 8,5 metros de largura, alimentado por um motor diesel de 2200cv que podia atingir uma velocidade máxima de 14 nós. O alcance do navio, a uma velocidade de 10 nós, era de 3.800 milhas náuticas. Era servido por 65 tripulantes e suas armas consistiam em quatro canhões, duas metralhadoras e 32 minas.

Afundando…

O conflito egípcio-israelense, a chamada "Guerra de Atrito", durou de 1968 a 1970. Foi caracterizado por ataques de artilharia egípcia na zona do Canal de Suez e ataques aéreos israelenses. Pouco antes do fim da guerra, em 6 de fevereiro de 1970, seis aviões israelenses voaram do leste para a região de Hurghada. O alvo do ataque era um aeroporto militar. Voando baixo acima do mar, El Mina, ancorado em frente ao porto de Hurghada, foi avistado. O navio foi reconhecido como uma ameaça potencial, então dois aviões israelenses foram obrigados a agir. O primeiro foguete a atingir El Mino foi o fatal.


Na explosão, o navio perdeu seu mastro e uma torre com canhões. Quase imediatamente rolou para um lado, flutuando na superfície do mar. Os aviões então metralharam o navio já seriamente danificado, e El Mina desapareceu rapidamente sob a superfície.

Mergulho em El Mina

El Mina afundou em um fundo rochoso, a uma profundidade máxima de 32 metros. Encontra-se em seu lado esquerdo com danos claramente visíveis na proa devido ao impacto do foguete. Uma boia com uma corda grossa é amarrada ao naufrágio onde um barco de mergulho pode ser preso. Correntes fortes são possíveis na superfície, então o staff de mergulho experiente do Blue Boat Diving Center geralmente amarra uma corda de popa à boia, permitindo que os mergulhadores desçam com mais facilidade.


A visibilidade é menor nos primeiros dez metros (para o Mar Vermelho), mas depois fica mais clara. A corda leva à popa do navio, ou mais precisamente à hélice. É melhor começar a explorar os destroços a partir daí.
A parte mais atrativa é o deck onde ainda há muito equipamento. Canhões podem ser vistos, mas em um estado bastante calcificado. Existem muitas aberturas no navio, mas a penetração só é permitida na proa.
El Mina se misturou ao ambiente subaquático, tornando-se parte do fundo do mar. É uma espécie de recife artificial. Muitos habitantes do mar encontraram um habitat ideal nele, no entanto, quem domina são os cardumes de Glassfish circulando o naufrágio, criando uma cena subaquática fenomenal.


El Mina é um ponto de mergulho muito popular nas águas de Hurghada. A razão para isso é sua fácil acessibilidade, proximidade, visibilidade e adequação para todos os níveis de mergulhador. Para aqueles que querem mais, este é um campo de treinamento ideal para cursos de especialização de naufrágio ou Nitrox.



Créditos:
Texto: Janez Kranjc
Tradução e adaptação: Mares Brasil
Fotos: Janez Kranjc e Andrej Kranjc 

Referência:
KRANJC, Janez. El Mina – From warship to tourist attraction. Disponível em: https://blog.mares.com/el-mina-warship-tourist-attraction-11967.html. Acesso em: 21 jun. 2022.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

Do Iniciante Ao Profissional: As 6 Melhores Técnicas De Pernadas Para Mergulhadores