12 Pontos de Mergulho Incríveis da Nova Zelândia

Bay of Islands

12 PONTOS DE MERGULHO INCRÍVEIS DA NOVA ZELÂNDIA

Por: Kathryn

Com mais de 1.500 km de litoral e cerca de 600 ilhas, que abrigam desde ilhas subtropicais a fiordes dramáticos, a Nova Zelândia é um destino de mergulho como nenhum outro. Você nunca está longe do oceano neste país incrível e o mergulho é excelente – mas poucas pessoas sabem disso. Continue lendo para descobrir alguns dos mergulhos mais bem avaliados da Nova Zelândia e inspire-se para visitar essa região extraordinária!

•  Rainbow Warrior, Ilhas Cavalli.

A apenas 10 minutos de barco da Baía de Matauri, em Northland, fica o Rainbow Warrior, carro-chefe do Greenpeace. Esta famosa embarcação é um dos pontos de mergulho mais populares da Nova Zelândia e é um recife artificial vibrante, coberto de anêmonas rosa e laranja e cercado por demoiselles e maomao azul.
Este impressionante naufrágio fica a cerca de 26 metros de profundidade em correntes suaves, tornando-o um excelente naufrágio para mergulhadores avançados. E devido a sua localização, também é o local ideal para começar sua viagem de mergulho na Nova Zelândia.

•  HMNZS Canterbury, Bay of Islands.

Bay of Islands

O vizinho HMNZS Canterbury é outro dos naufrágios mais conhecidos da Nova Zelândia e foi afundado em 2007 para se tornar um recife artificial em Deep Water Cove. Situado entre 32 e 36 metros em uma zona proibida, este naufrágio tornou-se um ecossistema florescente.
Este é um naufrágio impressionante, vertical e intacto, e em ótimas condições. Ele é o lar de grandes cardumes de peixes, incluindo peixe-rei e pargo, há lagostins escondidos no interior e o exterior é coberto de anêmonas maravilhosas.

•  Cape Brett Peninsula, Bay of Islands.


 
Embora o HMNZS Canterbury seja o mergulho mais procurado na Península de Cape Brett, há muito mais para ver nesta área fascinante. Os recifes de Deep Water Cove são deslumbrantes, já que la é uma reserva marinha desde 2010, e é cheio de vida. Há inúmeras algas saudáveis, esponjas e inúmeras espécies de peixes nestas águas abrigadas e calmas.
Ao redor da península, também há paisagens rochosas, um impressionante túnel de 35 metros de comprimento, viveiros de peixes e focas se aquecendo nas rochas.

•  Cathedral Cave, Piercy Island.

Um dos pontos de mergulho mais famosos de Northland, o Cathedral Cave, fica na ponta norte de Cape Brett. Esta caverna marinha de cair o queixo tem enormes arraias residentes e águas azuis brilhantes iluminadas de cima. É um ótimo lugar para avistar peixes de recife, nudibrânquios e moreias.
No exterior da gruta existe uma parede lavada pelas correntes que atrai os pelágicos para a área. Mergulhadores Tek que se aventuram pela parede na faixa de 70 metros, às vezes são recompensados com avistamentos de tubarões-baleia.

•  Poor Knights Islands, Tutukaka.

Se você só pode escolher mergulhar em um lugar na Nova Zelândia, escolha as Ilhas dos Cavaleiros Pobres. Essas ilhas mundialmente famosas em Northland oferecem uma mistura emocionante de mergulho subtropical com espécies incríveis da Nova Zelândia.
Este ponto de mergulho especial foi classificado como um dos melhores do mundo por Jacques Cousteau.
Existem vários pontos de mergulho para escolher no Poor Knights e as águas abrigam uma incrível densidade de peixes. As paisagens subaquáticas estão cobertas de vida incrustada e há centenas de arraias durante o verão. Mantas, tartarugas marinhas e até orcas visitam o local nessa época do ano.
Dito isso, mergulhar nos Poor Knights no inverno é muito recompensador, com águas verdes frescas e florestas de algas para explorar. Essas ilhas incomparáveis são obrigatórias para qualquer mergulhador que visite a Nova Zelândia e também são perfeitas para os amantes de snorkeling.

•  Great Barrier Island, Auckland.

Trevally

 
Mais ao sul e perto de Auckland, a Great Barrier Island e sua vizinha Little Barrier Island oferecem a chance de avistar tubarões-martelo. Centenas de tubarões-martelo foram vistos lá nos meses de verão, de dezembro a março.
Mas mesmo que você não veja tubarões-martelo, Little Barrier Island possui um recife raso com várias passagens e um pequeno arco. Há trevally, kingfish e peixes de recife abundantes para encontrar nestas belas ilhas.
Se você tiver tempo enquanto estiver visitando Auckland, faça um desvio para Goat Island em Leigh. Esta foi a primeira reserva marinha da Nova Zelândia e é um rico ecossistema marinho com excelente mergulho e snorkeling.
A área de Auckland também é um dos melhores lugares para se tornar um mergulhador Open Water certificado. Existem dezenas de pontos de mergulho perto da costa e um vários excelentes centros de mergulho. Auckland também tem fácil acesso ao resto dos principais destinos de mergulho da Nova Zelândia.

•  Ilhas Mercury, Coromandel.

Situada na costa leste da Ilha do Norte, a Península de Coromandel é pontilhada de ilhas e areias brancas e macias que atraem turistas todos os anos. Há paisagens subaquáticas espetaculares, incluindo cavernas, pináculos, paredes e declives.
As Ilhas Mercúrio têm pontos de mergulho para todos os níveis de experiência e abrigam inúmeras espécies de peixes. As ilhas também hospedam uma variedade de visitantes sazonais, incluindo baleias, tubarões, makos, arraias, marlins e outras espécies subtropicais.
Este é um ótimo ponto de mergulho se você espera encontrar muita vida marinha tanto grande quanto pequena, e depois passar alguns dias sem mergulho descansando em praias incríveis.

•  Ilhas Aldermen, Coromandel.

Coromandel

 
O cenário subaquático das Ilhas Aldermen inclui paredes profundas, cavernas semelhantes a favos de mel, leitos gramados, florestas de algas e pináculos impressionantes.
 Este é um ótimo ponto de mergulho para mergulhadores experientes, com paredes profundas com mais de 35 metros, mas existem também outros pontos mais rasos para desfrutar. A vida dos peixes nestas ilhas é notável, com inúmeros maomaos azuis, cavalas, cardumes de peixes-rei e abundantes peixes menores de recife.

•  Lake Taupo, Waikato.

Lake Taupo

 
É pouco provável que o Lago Taupo seja o primeiro lugar em que você pensa para mergulhar na Nova Zelândia, mas não deixe que isso o impeça de conhecer a região. Se você estiver visitando este vasto e impressionante lago, reserve um tempo para explorar debaixo d'água.
Existem falésias e estruturas rochosas que abrigam lagostins de água doce, trutas arco-íris e marrons e peixes menores que vivem no fundo. Com fácil acesso e churrasqueira à beira-mar, o Lago Taupo é um local de mergulho divertido durante o verão.
Mas por que não visitar também durante o inverno? Você pode mergulhar com o Monte Ruapehu coberto de neve ao fundo e depois fazer uma viagem para as piscinas geotérmicas quentes próximas.

•  Taputeranga Marine Reserve, Wellington.

Wellington

Uma das melhores coisas da Nova Zelândia é que você pode mergulhar no meio do nada ou ao lado das lindas cidades da Nova Zelândia. Wellington, a pequena mas poderosa capital da Nova Zelândia, é um ótimo lugar para um fim de semana de mergulho, degustação de chocolate, cerveja artesanal e café. A costa acidentada de Wellington e os portos protegidos abrigam uma riqueza de vida, o que significa que há um lugar para mergulhar, não importa o clima. A Reserva Taputeranga Marine é um dos pontos de mergulho mais populares ao redor de Wellington e é uma parada obrigatória. Tem uma excelente trilha para mergulho com snorkel e mergulhos fáceis entre rochas cobertas de anêmonas e leitos de algas. Procure atentamente por polvos e congros e não se assuste se for seguido pelo simpático bacalhau azul.

•  MV Mikhail Lermontov, Marlborough Sounds.

O MV Mikhail Lermontov é realmente impressionante. Este enorme antigo navio de cruzeiro tem 155 metros de comprimento e afundou depois de bater nas rochas em Marlborough Sounds em 1986. Ele é um dos maiores naufrágios modernos de mergulho e muitos dos móveis originais ainda estão presentes.

Marlborough Sounds

Este não é o naufrágio mais fácil de chegar, mas as recompensas valem a pena. Ele está escondido no idílico Marlborough Sounds, onde a água é quase sempre calma e convidativa. O naufrágio encontra-se a 37 metros de profundidade, mas a maioria dos mergulhos é feita a 15 – 35 metros.
Quando terminar de explorar este magnífico naufrágio, faça uma viagem de um dia a Picton para nadar com golfinhos ou explorar os pontos de mergulho do Queen Charlotte Sound.

Common Dolphin

•  Milford Sound, Fiordland.

Milford Sound

Por último, mas não menos importante, a região sul da Nova Zelândia tem alguns mergulhos imperdíveis. Com a roupa de mergulho adequada e um senso de aventura, você está pronto para alguns dos mergulhos mais incríveis da Nova Zelândia.
O Parque Nacional de Fiordland faz parte de um Patrimônio Mundial da UNESCO conhecido por seus vales esculpidos em geleiras e antigas florestas tropicais. Enquanto a maioria das pessoas visita para experimentar as paisagens desta área selvagem invejável, o mergulho também é excelente.
Por causa da alta precipitação e do escoamento de tanino em Fiordland, há uma camada de água doce escura na superfície desses fiordes de aparência temperamental. Isso permitiu que espécies sensíveis à luz, normalmente encontradas apenas em profundidades muito maiores, florescessem em águas rasas.
Milford Sound é o ponto mais acessível para mergulhar em Fiordland e tem penhascos maravilhosos nas incríveis águas escuras. Existem numerosos corais negros nas águas rasas, além de corais vermelhos, lagostins, peixes diversos, raias-águia, arraias e – ocasionalmente – grandes tubarões brancos.
No final do seu mergulho, você emergirá entre os cenários mais mágicos imagináveis. É um mundo de árvores antigas, cachoeiras e o icônico Mitre Peak.Esta é a Nova Zelândia no seu melhor.

Qual nível de experiencia você precisa para mergulhar na Nova Zelândia?

Existem pontos de mergulhos adequados para cada perfil de mergulhador.
Se você é iniciante, experimente mergulhar em Auckland, Leigh, ou Bay of Islands.
Se você busca mergulhos for a do tradicional, mergulhe em Fiordland ou planeje um final de semana em MV Mikhail Lermontov

Qual a melhor época para visitiar a Nova Zelandia?

Há excelentes mergulhos na Nova Zelândia durante todo o ano, embora de dezembro a março seja a melhor época para águas mais quentes e vida marinha subtropical.

 
 

Créditos:
Texto e imagem: Kathryn Curzon
Tradução e adaptação: Mares Brasil

Referência:
CURZON, Kathryn, 12 Great Places to go Diving in New Zealand. Disponível em: https://blog.mares.com/places-to-go-diving-new-zealand-11994.html. Acesso em: 10 ago. 2022.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

Do Iniciante Ao Profissional: As 6 Melhores Técnicas De Pernadas Para Mergulhadores