Cuidados com Equipamentos de Mergulho – 6 Maneiras de Deixa-los Prontos!


CUIDADOS COM EQUIPAMENTOS DE MERGULHO – 6 MANEIRAS DE DEIXA-LOS PRONTOS!

Por: Dive SSI

O verão daqui a pouco está chegando, e queremos garantir que seu equipamento de mergulho esteja pronto para todas as aventuras subaquáticas que surgirem! Há algumas coisas importantes a fazer para garantir que seu equipamento de mergulho esteja em boas condições de funcionamento. Ficou na prateleira a maior parte do ano? Confira estes passos simples para garantir que seu equipamento esteja perfeito antes de tirar a poeira e cair na agua.
Siga nossas dicas para garantir que seu equipamento estará pronto para qualquer mergulho:

1.Regulador

Seu regulador é uma das peças mais importantes do seu equipamento de mergulho, fornecendo a você um suprimento ininterrupto de ar enquanto você explora as maravilhas do mundo subaquático. A última coisa que você quer que aconteça durante um mergulho é que seu regulador falhe.
Para evitar falhas no regulador, a maioria dos fabricantes recomenda uma revisão anual do regulador com uma revisão total a cada dois anos.
Recomendamos você entrar em contato com o centro de mergulho de sua preferencia para obter informações sobre os pacotes de manutenção.
Você pode deixar toda a sua unidade reguladora, incluindo o primeiro estágio, segundo estágio e octopus ou fonte de ar secundária, para inspeção.

2. Computador de mergulho

Você não quer iniciar sua descida e notar um sinal de bateria fraca em seu computador de mergulho.
Portanto, antes de sair para seu próximo mergulho, retire todos os seus computadores de mergulho do armário, ligue-os e verifique o nível da bateria.
Certifique-se de que cada computador de mergulho esteja funcionando corretamente com a bateria cheia. Execute o modo de planejamento de mergulho do seu computador para garantir que tudo esteja funcionando.
Se você receber um indicador de bateria fraca, troque a bateria imediatamente (caso o modelo do seu computador permitir trocas de bateria pelo usuário) ou envie para o centro de serviço mais próximo.
Certifique-se de fazer isso antes de ir a qualquer mergulho!

3. Coletes

Seu Dispositivo de Compensação de Flutuação (BCD) não precisa necessariamente ir para manutenção em um centro de serviço, a menos que haja um problema óbvio.
Execute algumas auto verificações para garantir que seu colete esteja em boas condições de funcionamento:

• Infle oralmente seu CE para certificar-se de que ele ainda retém ar.
Para uma verificação ainda mais completa, encha sua banheira com água ou leve o BCD para a piscina e segure-o debaixo d'água totalmente inflado.
Gire o BCD debaixo d'água e procure por qualquer fluxo de bolhas escapando dele ou das vedações da válvula.
• Certifique-se de que todas as válvulas de purga do BCD estejam funcionando corretamente.
Esvazie seu CE preenchido puxando cada válvula individualmente.
• Verifique também os bolsos de lastro do seu colete.
Certifique-se de que estejam funcionando corretamente colocando o colete, adicionando lastro aos bolsos e verificando se os bolsos não destravam sozinhos e soltam quando solicitado.

4. Roupa

As roupas de mergulho são bastante simples e não requerem muita preparação para uso. No entanto, é uma boa ideia experimentar sua roupa de mergulho e verificar se ainda serve em você, caso tenha ficado muito tempo guardada.
Este pequeno, mas útil passo pode evitar que você tente se espremer em uma roupa de mergulho muito pequena em um barco de mergulho balançando ou ficar frio em uma roupa de mergulho muito grande!
Você também pode garantir que o zíper ainda esteja em boas condições de funcionamento e que não haja furos ou áreas desgastadas.
Lembre-se de que a maioria das roupas de mergulho modernas, especialmente os modelos hyper flex, são fabricados para durar cerca de 100 mergulhos, pois o neoprene comprime um pouco a cada mergulho.
Uma roupa de mergulho mais velha não o manterá tão aquecido quanto deveria.

5. Máscara, snorkel e nadadeiras

A maioria dos mergulhadores não pensa muito em verificar seus equipamentos básicos de mergulho antes de fazer as malas para uma viagem.
Esses itens essenciais são tão suscetíveis ao desgaste quanto outros equipamentos de mergulho, especialmente se forem armazenados em uma área com baixo fluxo de ar e temperaturas extremas, como a garagem.

• Verifique a saia de silicone ao redor de sua máscara para garantir que ela não tenha ficado com uma cor amarela escura.
Isso pode indicar que o silicone endureceu e pode não ser tão flexível quanto deveria, o que pode levar a uma máscara com vazamento constante.
• Verifique o plugue da válvula de purga e o bocal quanto à mesma descoloração em seu snorkel.
Os snorkels mais modernos também possuem essas peças em silicone e, se não estiverem em boas condições de funcionamento, você pode acabar com um snorkel com vazamento.
• Para as nadadeiras, verifique se a tira do calcanhar e as fivelas não estão quebradas e se a pala não está empenada.
A nadadeira deve parecer reta e a tira do calcanhar deve ser fácil de apertar e soltar.

6. Cilindro

Cada cilindro de mergulho requer uma inspeção visual anual. Verifique o adesivo de inspeção visual na lateral do cilindro para o mês e o ano em que foi inspecionado pela última vez.
Se estiver desatualizado, certifique-se de levá-lo a um Centro de Mergulho local para que seja inspecionado visualmente antes de usá-lo.
Uma inspeção visual não demora muito, mas é essencial para a segurança do mergulho. O seu Dive Center também garantirá que o cilindro esteja dentro do prazo de 5 anos.
Seu tanque deve ser enviado para teste hidrostático a cada cinco anos. Esse processo leva muito mais tempo do que uma inspeção visual, portanto, verifique seu cilindro bem antes do próximo mergulho programado.
Ao verificar cuidadosamente seu equipamento de mergulho antes de sua próxima aventura de mergulho, você impedirá que seus mergulhos sejam arruinados por problemas de equipamento que podem ser evitados!
Manter seu equipamento de mergulho em boas condições garantirá que você obtenha anos de bom uso do seu investimento em equipamento e o manterá seguro ao longo do caminho.

 

Créditos:
Texto e imagem: Dive SSI e Mares
Tradução e adaptação: Mares Brasil

Referência:
SSI, Dive. Scuba Gear Care – 6 Ways to Make Your Gear Summer Ready. Disponível em: https://www.divessi.com/blog/scuba-gear-care-----6-ways-to-make-your-gear-summer-ready-8390.html. Acesso em: 05 ago. 2022.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

Do Iniciante Ao Profissional: As 6 Melhores Técnicas De Pernadas Para Mergulhadores