7 Coisas que você pode fazer para salvar as Tartarugas Marinhas


 7 COISAS QUE VOCÊ PODE FAZER PARA SALVAR AS TARTARUGAS MARINHAS

Por: Dive SSI

As tartarugas marinhas têm desempenhado um papel vital na manutenção da saúde do oceano por mais de 100 milhões de anos. Esses animais incríveis garantem que tenhamos recifes de corais e leitos de ervas marinhas saudáveis e mantenham a biodiversidade oceânica global. Mas, infelizmente, eles estão sob ameaça significativa de ações humanas. Tanto que seis das sete espécies de tartarugas marinhas são classificadas como ameaçadas. A boa notícia é que há muitas coisas que você pode fazer para criar um futuro melhor para as tartarugas marinhas.
Continue lendo para descobrir as 7 principais maneiras de ajudar a salvar as tartarugas marinhas.

Como você pode ajudar a salvar as tartarugas marinhas

1. Reduza, reutilize e recicle o plástico.

Mais de 14 milhões de toneladas de plástico acabam no oceano todos os anos. As tartarugas marinhas comem esse plástico, pois muitas vezes o confundem com um de seus alimentos favoritos, as águas-vivas, e depois ficam doentes ou morrem.
As tartarugas marinhas também são prejudicadas se suas cabeças, membros ou corpos ficarem presos em lixo plástico, deixando-as incapazes de se mover livremente ou se alimentar.
Reduzir o uso de plástico, garantir que você reutilize todos os plásticos que tiver e reciclá-los são três das principais maneiras de ajudar a salvar as tartarugas marinhas. A parte mais importante é reduzir o uso de plástico em primeiro lugar.
Com tantas empresas oferecendo alternativas sem plástico, é fácil dizer não aos plásticos.
Escolha itens descartáveis feitos de madeira, bambu, papel ou outros materiais biodegradáveis e comece a usar recipientes de vidro em vez de recipientes de armazenamento de plástico.
Quando o plástico é a única opção disponível para você, certifique-se de reciclá-lo.

2. Apague as luzes.

Se você mora ou está de férias na praia, verifique se as tartarugas marinhas fazem ninhos na sua praia. Se o fizerem, certifique-se de desligar todas as luzes visíveis da praia à noite.
As tartarugas marinhas adoram o escuro e cavam seus ninhos à noite. A iluminação artificial pode confundir as tartarugas marinhas e seus filhotes.
Apenas 1 em 1.000 filhotes sobrevive até a idade adulta, então as tartarugas marinhas precisam de toda a ajuda que puderem! Dê a eles a melhor chance possível fechando as cortinas e apagando as luzes da próxima vez que ficar na praia.

3. Nunca compre nada feito de tartarugas.

Quando você sai de férias, é provável que encontre lojas de presentes vendendo souvenires e joias locais; alguns inclusive feitos de cascos de tartarugas marinhas.
O comércio de cascos de tartarugas é uma grande ameaça à sobrevivência das tartarugas marinhas.
Pode ser muito difícil dizer se um item é feito de casca de tartaruga ou é uma imitação de plástico ou casca de coco. Mas em resumo, não compre nada que pareça ser feito de casco de tartaruga.

4. Recolha linhas de pesca e recicle!

Se você for pescar ou encontrar linha de pesca na praia, certifique-se de coletar a linha e reciclá-la. As tartarugas marinhas não podem ver a linha de pesca descartada e podem se machucar ou morrer se ficarem presas nela.
Este é um grande incentivo para você recolher o lixo sempre que for à praia. Mantenha uma bolsa à mão, pegue alguns itens e saiba que você estará ajudando a salvar as tartarugas marinhas!

5. Faca parte de grupos e comunidades de preservação.

Somos mais fortes juntos e temos um impacto muito maior quando fazemos parte de uma comunidade que trabalha para salvar o oceano.
É mais fácil manter novas metas, participar de limpezas de praia e se inspirar quando você está cercado por pessoas que pensam como você.
O Blue Oceans, desenvolvido pela SSI, por exemplo, é um programa gratuito que o ajudará a contribuir para a conservação dos oceanos de maneira significativa e fácil.
Esta e outras iniciativas são um ponto de partida perfeito para mergulhadores, Centros de Treinamento e não mergulhadores incorporarem a conservação dos oceanos em suas vidas diárias; ajudando a salvar tartarugas marinhas e outras formas de vida marinha.

6. Visite as tartarugas marinhas!

Nadar com tartarugas marinhas, observá-las e testemunhar filhotes minúsculos chegando ao oceano é uma experiência que muda a vida.
Quando você visita lugares que apoiam a conservação das tartarugas marinhas, a comunidade local e as tartarugas marinhas se beneficiam.
Certifique-se de seguir as dicas de observação de tartarugas marinhas para proteger os animais durante suas viagens e considere se voluntariar para organizações de conservação de tartarugas marinhas.

Confira estes lugares para observar e nadar com tartarugas marinhas:

  • Zakynthos, Grécia
  • The Great Barrier Reef, Australia.
  • East Malaysia.
  • Wakatobi, Indonésia.
  • Lhaviyani Atoll, Maldivas.
  • Akumal, México.
  • Oahu, Hawaii.
  • Marsa Alam, Egito.

7. Seja um mergulhador com cursos na área de ecologia marinha

Você pode ajudar a salvar as tartarugas marinhas de casa tornando-se um mergulhador especializado. A SSI, por exemplo, possui o Sea Turtle Ecology. Este curso informativo ensinará você sobre o papel das tartarugas marinhas nos ecossistemas marinhos e as ameaças à sua sobrevivência, ajudando você a se tornar um especialista em conservação de tartarugas marinhas.
Além de ser uma ótima maneira de aprender tudo sobre as tartarugas marinhas, você enriquecerá suas experiências de mergulho e snorkel aprendendo a reconhecer e identificar as diferentes espécies de tartarugas marinhas.


 

Créditos:
Texto e imagem: Dive SSI e Mares
Tradução e adaptação: Mares Brasil

Referência:
SSI, Dive. 7 Things You Can Do to Save Sea Turtles. Disponível em: https://www.divessi.com/blog/7-things-you-can-do-to-save-sea-turtles-8285.html . Acesso em: 12 set. 2022.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

Do Iniciante Ao Profissional: As 6 Melhores Técnicas De Pernadas Para Mergulhadores