Como Equalizar da Maneira Correta
Por: Dive SSI
De acordo com uma pesquisa realizada pela equipe da DIVEIN, quase 90% dos mergulhadores não equalizam da maneira certa. Vinte e nove por cento dos mergulhadores tiveram que ficar fora da água por semanas ou meses devido a problemas de ouvido causados por equalização incorreta. Listamos aqui algumas maneiras diferentes de equalizar a pressão do ouvido, para que você possa desfrutar de mergulhos de forma segura e divertida!
A manobra de Valsalva é a melhor maneira de equalizar a pressão no ouvido?
Embora a maioria de nós tenha aprendido que a melhor maneira de equalizar é apertar as narinas e assoar pelo nariz (a Manobra de Valsalva), pode não ser a melhor maneira de equalizar a pressão no ouvido.
Sim – este método funciona bem, mas apenas se você mantiver seus tubos abertos antes que a pressão mude. Se você não equalizar cedo ou com frequência suficiente, essa diferença de pressão pode empurrar os tecidos, fechando as extremidades dos tubos. Quando você empurra o ar sobre esses tecidos, ele apenas bloqueia os tubos.
Felizmente, existem outras ótimas maneiras de equalizar seus ouvidos. Como acontece com qualquer nova habilidade, é necessário praticar algumas vezes e ver qual funciona melhor para você.
5 maneiras alternativas de equalizar:
1.Manobra de Toynbee
Em resumo: Aperte o nariz e engula
Com as narinas apertadas ou bloqueadas contra a máscara, engula. Isso abre as trompas de Eustáquio, que conectam o ouvido médio à parte de trás do nariz e da garganta e comprime o ar contra elas.
2. Técnica Lowry
Em resumo: Aperte o nariz, assopre e engula
Esta combinação de Valsalva e Toynbee funciona bem. Enquanto as narinas estão fechadas, assopre no nariz e engula ao mesmo tempo.
3. Técnica de Edmonds
Em resumo: Aperte o nariz, assopre e empurre a mandíbula para frente
Tensione o tecido mole na parte de trás do céu da boca (o palato mole) e os músculos da garganta. Em seguida, empurre a mandíbula para frente e para baixo e faça uma manobra de Valsalva.
4. Manobra de Frenzel
Em resumo: Aperte o nariz e faça o som da letra K
Feche o nariz e a parte de trás da garganta. Em seguida, faça o som da letra 'K'. Isso força a parte de trás da língua para cima, empurrando o ar contra as trompas de Eustáquio.
5. Abertura voluntária das Trompas
Em resumo: Tensione sua garganta e empurre a mandibula para frente
Tensione o palato mole e a garganta enquanto empurra a mandíbula para frente e para baixo – como se estivesse começando a bocejar. Isso faz com que as trompas de Eustáquio se abram.
A abertura voluntária das trompas requer prática, mas você pode aprender a controlar esses músculos com o tempo e manter suas trompas de Eustáquio abertas para equalização contínua.
Seja qual for o método escolhido para equalizar a pressão do ouvido, lembre-se de equalizar com frequência durante a descida para proteger totalmente seus ouvidos.
11 Dicas para uma equalização fácil.
1. Ouça um som 'pop'
Antes mesmo de começar a mergulhar, certifique-se de ouvir um estalo ou clique em ambos os ouvidos ao engolir. Isso garante que ambas as trompas de Eustáquio estejam abertas.
2. Comece a equalizar antes de mergulhar
Comece equalizando seus ouvidos a cada poucos minutos, algumas horas antes de mergulhar. Esta é uma ótima maneira de reduzir as chances de um bloqueio durante os estágios iniciais de sua descida.
3. Equalize na superfície
Esta é uma ótima maneira de ajudá-lo a atravessar os primeiros metros da sua descida quando estiver ocupado com o seu ar e se organizando. Certifique-se de equalizar suavemente e veja se isso funciona para você.
4. Desça primeiro com os pés
O ar sobe em suas trompas de Eustáquio e o fluido drena para baixo. Estar em uma posição de cabeça para cima torna muito mais fácil equalizar a pressão do ouvido e com menos força.
5. Olhe para cima
Isso abre suas trompas de Eustáquio e ajuda você a equalizar.
6. Use uma linha de descida
Esta é uma ótima maneira de controlar sua descida para que você possa se concentrar em uma descida lenta com equalização contínua.
7. Evite álcool e tabaco
Ambos irritam as membranas mucosas, causando mais produção de muco, o que pode bloquear as trompas de Eustáquio.
8. Mantenha sua máscara limpa
A água na máscara e no nariz também pode irritar as membranas mucosas, que bloqueiam as trompas de Eustáquio.A melhor maneira de manter sua máscara livre de água é garantir que ela se encaixa corretamente no seu rosto.
9. Equalize com frequência
Isso é fundamental para evitar problemas, portanto, esteja sempre um passo a frente e equalize com frequência.
10. Se doer, pare!
Não tente empurrar através da dor. Se seus ouvidos começarem a doer, suba alguns metros e tente equalizar novamente. Nenhum mergulho vale a pena se o resultado for um barotrauma.
11. Continue sua educação
Concluir um curso de mergulho avançado é uma ótima maneira de aprimorar seus conhecimentos de mergulho e permanecer seguro na água.
Créditos:
Texto e imagem: Dive SSI e Mares
Tradução e adaptação: Mares Brasil
Referência:
SSI, Dive. Dive Health: How to Equalize Ear Pressure. Disponível em: https://www.divessi.com/blog/equalize-ear-pressure-8420.html. Acesso em: 17 out. 2022.
Comentários
Postar um comentário