Aprendendo A Mergulhar Depois De Se Aposentar

 

APRENDENDO A MERGULHAR DEPOIS DE SE APOSENTAR

Por: Dive SSI

Se você está chegando ao fim da sua vida profissional, pode estar começando a pensar no que fazer com o tempo livre extra que vai ter. Se o mergulho é algo que você sempre quis experimentar, mas nunca conseguiu, a aposentadoria pode ser a oportunidade perfeita para conhecer esse novo hobby. Mas você acha que está muito tarde para começar? …Claro que não! O mergulho é adequado para todas as idades e habilidades e é um hobby que muitas pessoas iniciam mais tarde na vida. Vamos aliviar algumas das preocupações que você possa ter sobre o mergulho após a aposentadoria. Afinal, 60 são os novos 20!

Preocupações que você pode ter: 

1. "Estou fora de forma"

Você não tem mais vinte anos de idade, então talvez sofra com alguma dor nas costas ou joelhos estalando. Você pode estar se perguntando “Será que minha condição física é boa o suficiente para praticar mergulho?” ou “Esses cilindros parecem tão pesados...”

Na verdade, o mergulho autônomo não requer muita força e preparo físico para ser apreciado. O equipamento é um pouco pesado em terra, mas quando você está na água, você se sente completamente sem peso. Se você está preocupado com o peso do equipamento para carregar, a maioria dos instrutores ficará feliz em carregá-lo para você ou ajudá-lo no que for necessário. Antes de mergulhar, você será solicitado a assinar um questionário médico que declara que você está apto para o mergulho. Você pode pedir para ver este questionário antes do dia do mergulho e, se achar que tem um problema médico que pode afetá-lo durante o mergulho, pode consultar um médico com antecedência para obter sua opinião profissional.

2. "Não sou um nadador confiante"

O mergulho ocorre na água, então você pode estar pensando que precisa ser um nadador olímpico para praticar mergulho.

Sim, você estará na água para mergulhar, porém, o equipamento que você usará para mergulhar permitirá que você flutue com facilidade. Além de algumas pernadas muito leves para mantê-lo em movimento no mergulho (para o qual você usará nadadeiras), não há muita natação envolvida no mergulho autônomo. Dito isto, você deve ser capaz de nadar uma curta distância e se sentir confortável flutuando na superfície sem entrar em pânico antes de se inscrever em um curso de mergulho. Você definitivamente não precisa ser um nadador avançado.

3. "Estou preocupado em me sentir deslocado"

Você pode estar preocupado que todos os outros no curso ou nas viagens de mergulho sejam jovens e desinteressados em conversar com alguém fora de sua faixa etária.

Quando o mergulho começou, era um esporte exclusivamente para homens jovens e em boa forma. Mas percorremos um longo caminho desde então; O equipamento ficou mais fácil de carregar e pessoas de todas as idades, gêneros e origens começaram a praticar o esporte. Você provavelmente ficaria surpreso com a diversidade de pessoas que pode encontrar em um barco de mergulho. Além disso, todas essas pessoas têm uma coisa muito legal em comum… o amor pelo mergulho! Portanto, sempre há algo para conversar. A comunidade de mergulho geralmente é muito aberta e acolhedora, e as pessoas adoram compartilhar suas histórias de mergulho e fotos subaquáticas.

4. "Deve haver tanto para aprender e lembrar"

Há muito para aprender e muito para lembrar no mergulho para se manter seguro e mergulhar com eficiência. Você pode se sentir desencorajado pela ideia de toda aquela teoria e dever de casa.

Os cursos de mergulho autônomo são propositalmente elaborados de forma a tornar as informações fáceis de aprender e lembrar. Ele foi projetado dessa forma para que seja adequado para todos (crianças a partir de dez anos podem fazer o curso Open Water Diver). Há muito a aprender sobre fisiologia, segurança, habilidades e equipamentos de mergulho, etc., mas a maioria das pessoas realmente acha tudo muito interessante e só quer continuar aprendendo mais e mais. Um curso de mergulho não é uma volta para a escola, são alguns dias divertidos trabalhando juntos, recebendo novas informações e colocando em prática o que você aprendeu. Seu instrutor de mergulho ficará feliz em explicar as coisas de maneiras diferentes ou praticar várias vezes para você, se necessário. Depois de concluir o curso, você pode fazer cursos de atualização para refrescar sua memória se fizer uma longa pausa entre os mergulhos, para que não haja pressão para lembrar-se de cada detalhe. Se você acha que tem sede de conhecimento de mergulho, sempre há mais para aprender e mais cursos para fazer, como por exemplo, o curso Advanced Adventurer ou escolher entre uma especialidade.

Dicas Extras para o mergulhador acima de 60 anos:

Aqui estão algumas dicas extras para tornar o mergulho o mais agradável possível.

Mantenha-se aquecido: Manter-se aquecido entre um mergulho e outro pode fazer uma enorme diferença em quão agradável será sua experiência. Recomendamos a compra de sua própria roupa de mergulho que se ajuste bem a você e tenha uma espessura adequada para o local onde você mergulhará. Para os intervalos entre os mergulhos, tenha à mão um cantil com chá ou sopa quente, bem como uma toalha grossa, um suéter ou um Dry Robe para se cobrir enquanto estiver na superfície. Certifique-se de ter lanches e água também.

Faça um pouco de ioga/alongamento: você não precisa participar de nenhum treino aprofundado na academia, mas alongamentos regulares ou aulas de ioga podem mantê-lo flexível e aumentar sua força. É fácil para o corpo e bom para o dia-a-dia também.

Compre seu próprio equipamento: Se você planeja mergulhar regularmente, vale a pena investir em seu próprio equipamento. Para começar, ter sua própria roupa de mergulho, máscara e nadadeira pode tornar o mergulho muito mais confortável, e depois você pode passar para outros equipamentos.

Inscreva-se primeiro em um curso Try Scuba: Um curso Try Scuba permite que você experimente o mergulho para decidir se gosta, antes de se inscrever em um curso completo. O curso Try Scuba ensina os fundamentos do mergulho autônomo e permite que você nade debaixo d'água com um profissional por perto o tempo todo. Se você gosta (temos certeza que irá amar!), pode continuar a concluir o curso Open Water.

Aprecie a vida marinha: se você está um pouco nervoso com tubarões ou outras formas de vida marinha "assustadoras", é bom pesquisar sobre antes de mergulhar na água. Você descobrirá que a maioria das criaturas marinhas só quer levar suas vidas em paz e não deseja machucá-lo, e pode ser útil saber o que esperar na área em que você mergulhará.

Escolha pontos de mergulho fáceis: Se você enjoa facilmente, pode preferir escolher locais de mergulho com entrada de praia, se estiverem disponíveis para você. Se você está nervoso para tentar mergulhar, escolha uma área para fazer o curso que não seja propensa a correntes fortes ou ondas grandes.

Esperamos ter aliviado qualquer preocupação que você possa ter sobre o mergulho após a aposentadoria e te convencido a se inscrever em seu primeiro curso!


Créditos:
Texto e imagem: Dive SSI e Mares
Tradução e adaptação: Mares Brasil

Referência:

SSI, Dive Learning to Dive After Retirement. Disponível em https://www.divessi.com/blog/learning-to-dive-after-retirement-8884.html. Acesso em: 04 mai. 2023.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

Do Iniciante Ao Profissional: As 6 Melhores Técnicas De Pernadas Para Mergulhadores