7 Lugares Incríveis Para Mergulhar Em Lagos E Pedreiras Na Europa

7 LUGARES INCRÍVEIS PARA MERGULHAR EM LAGOS E PEDREIRAS NA EUROPA


Por: Dive SSI

Os mergulhadores desejam os oceanos de todo o mundo, mas há muito para ser explorado no interior. Em toda a Europa, há lugares deslumbrantes para experimentar o mergulho em lagos e pedreiras. Imagine explorar lagos rodeados de montanhas e florestas, que oferecem mergulhos em águas calmas e límpidas de água doce. Pedreiras desativadas, agora cheias de água, estão à espera de mergulhadores para descobrirem tesouros escondidos nas suas profundezas.

Você já mergulhou em lagos ou pedreiras? Vamos te inspirar com os nossos 7 melhores mergulhos em pedreiras e lagos na Europa.

Segue nossa lista dos melhores pontos em lagos e pedreiras na Europa:

1.Lago Stechlin, Alemanha.

O lago Stechlin é o lago mais profundo do estado de Brandemburgo, com uma profundidade máxima de 69,5 metros. A luz natural ilumina a água da superfície deste lago, com visibilidade que chega a 10 metros. 

Se está planejando uma visita à Alemanha, não deixe de conhecer este local - a água deste lago é tão limpa que você pode até beber! Há uma flora abundante no lago, e poderá ver numerosos peixes nadando entre a vida vegetal.

A temperatura média da água é de 8,5°C, com temperaturas que caem abaixo de zero no inverno, mas atingem o pico de 16,5°C em agosto. Para os mais atentos, podem ser vistos caranguejos e enguias pintadas no lago. Um grande número de cisco de Fontane também pode ser visto, juntamente com percas, lúcios e pardelhas-dos-alpes.

2. Delphy Pool, Inglaterra.

No canto sudoeste da Inglaterra, na capital britânica do surfe Cornwall, fica Delphy Pool. Esta pedreira de granito terrestre tem 37 metros de profundidade oferece diariamente mergulhos livres e mergulhos scuba.

As águas consistentemente calmas fazem deste ponto um ótimo lugar para mergulhar durante todo o ano, independentemente do imprevisível clima britânico. As temperaturas da água podem atingir 20°C no verão e descer para 5°C no inverno. Felizmente, as instalações no local incluem chuveiros quentes com vestiários aquecidos e até mesmo uma banheira de hidromassagem.

Delphy Pool também organiza eventos especiais de água fria com acesso a uma sauna; não só para te aquecer depois de um mergulho incrível, mas para restaurar a saúde do seu corpo. Para os mergulhadores que desejam desenvolver suas habilidades em um ambiente especialmente projetado, a Delphy Pool não deve ser desperdiçada.

E enquanto estiver mergulhando na Cornualha, não deixe de visitar a vizinha Padstow. Esta encantadora vila de pescadores é a capital gastronômica da região, com restaurantes incríveis.

3. Lago Capo D'Acqua, Itália.

Você poderá experimentar mergulhar fundo e em grandes altitudes quando visitar o Lago Capo D'Acqua na Itália. A excelente visibilidade deste lago artificial permite que os mergulhadores explorem ruínas, observem a vida marinha e se deliciem sem esforço com a beleza deste local protegido.

As temperaturas variam de 15°C a 26°C e a visibilidade da água é incrível entre a primavera até o outono, com 40 metros. Localizado na província de Potenza, você precisará ter permissão para mergulhar neste local e ficar rodeado por uma paisagem montanhosa deslumbrante. 

As paredes da fábrica de um antigo moinho, que foi submerso quando o vale foi inundado, começam a 9 metros de profundidade e, devido à falta de corrente, as ruínas permanecem incrivelmente bem preservadas.

Trutas castanhas e peixes fario podem ser vistos no lago e há muita fauna, o que traz tons de verde e amarelo para as águas azuis claras. Mergulhar no lago requer algum planeamento, mas é uma experiência única de mergulho que apenas alguns entusiastas podem desfrutar. 

4. La Gombe, Bélgica.

Mergulhadores com todos os níveis de habilidades podem desfrutar da famosa pedreira de calcário La Gombe. Este local de água doce na Bélgica oferece visibilidade de até 12 metros e tem uma profundidade máxima de 30 metros. A pedreira pode até ser mergulhada depois de escurecer, quando organizada com as autoridades locais.

Há muita vida marinha para ver na pedreira de La Gombe, incluindo esturjão, lúcio, carpa koi, barbos e esponjas de água doce. Há também objetos submersos e paisagens únicas, desde formações rochosas naturais e árvores subaquáticas a destroços afundados. Os mergulhadores encontrarão barcos, um tanque e até um caça jato nestas águas. 

É necessário se cadastrar antes de mergulhar em La Gombe, mas este é um ótimo local para mergulhadores scuba e mergulhadores livres que se encontram longe da costa oceânica. 

5. Lago Ohrid, Macedónia do Norte.

Explore o cemitério preservado de uma cidade antiga num local classificado como Património Mundial pela UNESCO na Macedónia do Norte. O lago Ohrid tem uma profundidade máxima de 288 metros e é um dos lagos mais antigos do mundo. Apesar da sua profundidade, você encontrará mergulhos incríveis e fascinantes nas águas pouco profundas.

A base arenosa por baixo da cidade antiga foi reconstruída e fica sobre palafitas acima da água. Artefatos e ossos de animais de séculos atrás estão espalhados no leito do lago, o que dá ao local o seu nome, a Baía dos Ossos.

As temperaturas variam entre os 15°C e os 24°C e o lago é acessível a mergulhadores de todos os níveis. Espécies de truta, crustáceos e carpas podem ser vistos nessas águas. 

6. Stoney Cove, Inglaterra.

Inundada pela água da chuva desde o seu fechamento no final da década de 1950,  A pedreira de Stoney Cove tornou-se um dos locais de mergulho mais populares do Reino Unido. Oferece excelentes condições para os principiantes aprenderem a mergulhar e excelentes mergulhos para os mergulhadores mais experientes. 

No mergulho na pedreira de Stoney Cove você encontrará um local cheio de tesouros escondidos para descobrir, incluindo uma caça ao tesouro para avistar aviões, submarinos, naufrágios e até um ônibus. 

A profundidade máxima do local é de 35 metros (115 pés) e a visibilidade varia de acordo com a época do ano em que você visita o local. Em um dia calmo de verão, ela pode chegar a 16 metros (52 pés). A vida marinha de água doce, incluindo lagostins, carpas, percas e lúcios, pode ser vista. 

A temperatura da água pode chegar a 18°C (64°F) no verão e cair para 6°C (42°F) no inverno. Com instalações completas no local, Stoney Cove é um local de mergulho no interior ideal para quem vai mergulhar no Reino Unido.

7. Lago Lyngstøylvatnet, Noruega.

Para aqueles que desejam ir para a região mais ao norte da Europa, o Lago Lyngstøylvatnet, na Noruega, tem uma história especial e pode ser acessado por mergulhadores de todas as habilidades. 

Um deslizamento de rochas devastador fez com que o rio Lygna fosse bloqueado e inundasse o vale ao redor, incluindo um vilarejo local. Os restos desse povoado agora podem ser explorados debaixo d'água, com a base arenosa a uma profundidade máxima de 12 metros (39 pés) e visibilidade de cerca de 10 metros (32 pés). 

Esse é um local de mergulho realmente fora do comum, sem instalações à beira do lago, mas é um local ideal para mergulhadores viajantes montarem acampamento e explorarem. A água chega a atingir 10°C (50°F) no verão.

Os mergulhadores scuba e de mergulho livre podem nadar através de portões de pedra, sob uma ponte submersa, e seguir a estrada afundada que permanece intacta, com árvores assustadoras congeladas nessa paisagem subaquática.


E aí, qual ou quais desses locais será o seu próximo destino?


Créditos:
Texto e imagem: Dive SSI e Mares
Tradução e adaptação: Mares Brasil 

Referência:

SSI, Dive Explore Europe: 7 Top Places to Go Lake and Quarry Diving. Disponível em https://www.divessi.com/en/blog/lake-and-quarry-diving-9543.html. Acesso em: 26 fev. 2024.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

8 Pontos de Mergulhos para Mergulhadores Experientes