Lista De Desejos De Mergulho: 6 Locais De Mergulho Para Conhecer Em 2024

 

LISTA DE DESEJOS DE MERGULHO: 6 LOCAIS DE MERGULHO PARA CONHECER EM 2024


Por: Dive SSI

O Ano Novo chegou! Comece bem o ano de 2024, riscando alguns dos melhores locais de mergulho do mundo da sua lista de desejos de mergulho. Há mergulhos incríveis em todo o mundo, com naufrágios, recifes, desfiladeiros e vida marinha diversificada para encontrar. Por isso, comece logo o ano planejando uma viagem de mergulho a um dos nossos seis destinos de mergulho para 2024.

Inspira-se - Os 6 melhores locais de mergulho para a sua lista de desejos de mergulho

1. Malta

Malta oferece um refúgio quente durante o inverno europeu e possui alguns dos melhores e mais interessantes mergulhos no Mediterrâneo. Tem locais de mergulho para todos os níveis e é também um excelente local para aprender.

Se o seu objetivo é aprender a mergulhar em 2024, Malta é o local ideal para você! Mergulhável durante todo o ano, nunca há uma data ruim para visitar esta bela ilha e fazer o “check” na sua lista de desejos. Os meses de verão, de junho a setembro, têm as melhores condições e as temperaturas da água atingem os 26°C. 

É provável que você encontre barracudas, raias, chocos e cavalos-marinhos na região. Os locais de mergulho oferecem muitas estruturas marinhas submersas para explorar, incluindo como as Cavernas de Santa Marija, Recife Cirkewwa, Reqqa Point, e o naufrágio do Um El Faroud.

2. Egito

O Mar Vermelho do Egito tem alguns dos mergulhos mais coloridos do mundo e está na lista de desejos de muitas pessoas. Com águas mornas e azuis brilhantes e recifes de coral repletos de vida marinha, o mergulho é realmente impressionante. 

Blue Hole em Dahab é uma meca para freedivers e o local perfeito para treinar em profundidade. Em Sharm el Sheikh, existem locais de mergulho adequados para todos os níveis de mergulhadores, com belos recifes de coral a poucos metros da praia.

Para aqueles que querem explorar mais longe, pode se juntar a uma viagem de barco de um dia ou um liveaboard para mergulhar em destinos icônicos como o Parque Nacional Ras Mohammed, o Straits of Tiran, e o imperdível SS Thistlegorm. O SS Thistlegorm é um naufrágio imperdível que merece estar na sua lista de mergulhos! 

A vida marinha, grande e pequena, pode ser encontrada ao longo de toda a costa do Egito. Além de uma abundância de pequenos peixes de recife, existem peixes-papagaio, peixes-palhaço, arraias de manchas azuis, arraias, golfinhos e tubarões. 

Você pode desfrutar de excelente visibilidade de até 60 metros quando for mergulhar no Egito, com temperaturas da água atingindo um pico de 29 °C. O Aeroporto Sharm El-Sheikh tem voos diretos de países de todo o mundo.

3. Indonésia

A Indonésia fica no coração do Triângulo de Coral e é rica em vida marinha, com mais de 500 espécies de corais e mais de 8000 espécies de peixes! Não é de surpreender que mergulhar na Indonésia seja desejo de qualquer mergulhador.

Dos recifes de coral imaculados e mantas em Raja Ampat aos famosos mergulhos na lama de Lembeh, e os famosos dragões e recifes de Komodo, há algo para todos os mergulhadores desfrutarem na Indonésia.

Em geral, maio a setembro é a melhor época do ano para visitar a Indonésia para dias secos e ensolarados. Dito isso, as estações de mergulho variam dependendo de onde você vai. Por exemplo, a principal época de mergulho em Raja Ampat é de novembro a maio, enquanto a época alta de Komodo é de maio a outubro.

A água é consistentemente quente na Indonésia, variando de 26°C a 29°C, o que significa temperaturas confortáveis para mergulhar o dia todo. Quanto à vida marinha, você vai ver de tudo, desde os brilhantes nudibrânquios até cavalos-marinhos-pigmeus, tubarões de recife, raias águia, peixes-arlequim-gracioso e muitos mais.

Devido ao seu turismo em expansão, é fácil chegar à Indonésia e circular por ela. Existem voos diretos disponíveis em todo o mundo e barcos frequentes para ilhas menores. 

4. México

O México é um país vibrante, com comida incrível, habitantes locais amigáveis e mergulhos maravilhosos. Os locais de mergulho costeiro dão aos mergulhadores a chance de se aproximar de algumas das maiores espécies marinhas, enquanto os cenotes do interior oferecem belas experiências de mergulho livre. 

O México é muito grande, por isso é melhor escolher a costa que você mais deseja explorar antes de ir. Chegar lá é fácil e há rotas de carro e ônibus confiáveis e transfers privados que te ajudarão a chegar ao seu destino final.

As Ilhas Socorro ao longo da Península da Baixa Califórnia são o melhor local do mundo para mergulhar com as raias manta.  Estas ilhas remotas são famosas pelas suas simpáticas mantas e também abrigam uma série de tubarões, golfinhos, baleias e numerosos peixes.

No outro lado do país, Cozumel é outra joia do mergulho do México. Com um parque marinho protegido estabelecido em 1996, mergulhar em Cozumel permite aos mergulhadores descobrir centenas de espécies de peixes e diferentes tipos de corais. É acessível a mergulhadores de todos os níveis e a temperatura da água se mantém entre os 25°C e os 29°C.

5. Açores

Arquipélago de beleza inacreditável, os Açores têm vistas deslumbrantes acima e abaixo da superfície. Estas ilhas vulcânicas são ricas em vida marinha e, devido à sua localização remota, os locais de mergulho permanecem em excelentes condições.

Os vulcões submersos não só oferecem uma visibilidade incrível, mas também estruturas subaquáticas deslumbrantes, como grutas, passagens e arcos que são dignos de uma viagem dos sonhos. Há também destroços da 2ª Guerra Mundial à espera de serem descobertos.

Os Açores acolhem muitas espécies de baleias que migram através do Atlântico, incluindo baleias cachalote, baleias azuis, baleias jubarte e também golfinhos. O verão (junho a outubro) é a época ideal para ir mergulhar nos Açores, com temperaturas da água que atingem os 23°C. 

Muitas companhias aéreas oferecem voos diretos para São Miguel, a maior ilha. A partir daí, os mergulhadores podem se deslocar de táxi, scooter ou barco. 

6. As Ilhas Galápagos

As Ilhas Galápagos são famosas por sua beleza natural e vida selvagem única, tornando esse destino um local de mergulho presente na lista de desejos de todos os mergulhadores. As águas são o lar de algumas das maiores e mais raras vidas marinhas da Terra. Devido à localização isolada, os locais de mergulho são imaculados e os habitats permanecem intactos.

Você pode vivenciar o melhor do mergulho em Galápagos em um liveaboard, mas ainda é possível mergulhar a partir da costa. Você pode mergulhar em Galápagos durante todo o ano, por isso recomendamos que planeje sua viagem dependendo da vida marinha que mais gostaria de ver e das condições de mergulho que você se sente mais confortável:

A estação quente, de dezembro a maio, oferece condições mais calmas e menos correntes, com numerosos tubarões-martelo, além de mantas e outros tubarões.

A estação mais fria, de junho a novembro, tem condições de mergulho mais desafiadoras, mas há inúmeros tubarões-baleia. 

Outras espécies que você poderá avistar são os leões-marinhos, iguanas marinhas, peixes-sapo, tubarões-seda, tubarões-das-galápagos, polvos... a lista é quase infinita. Galápagos é apenas para mergulhadores avançados, pois as condições podem ser difíceis e é necessário ter confiança. A melhor maneira de chegar às ilhas é voar para o Equador e depois pegar outro voo para as ilhas diretamente. 

E então, quais desses lugares você vai incluir na sua lista de mergulho este ano? 


Créditos:
Texto e imagem: Dive SSI e Mares
Tradução e adaptação: Mares Brasil 

Referência:

SSI, Dive Diving Bucket List: 6 Great Dive Spots for 2024. Disponível em https://www.divessi.com/en/blog/diving-bucket-list-9519.html. Acesso em: 19 fev. 2024.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

8 Pontos de Mergulhos para Mergulhadores Experientes