Sobrepesca: 10 Fatos Importantes E Como Você Pode Ajudar Nosso Planeta

SOBREPESCA: 10 FATOS IMPORTANTES E COMO VOCÊ PODE AJUDAR NOSSO PLANETA


Por: Dive SSI

Os nossos oceanos e mares estão sofrendo. A poluição por plásticos é um problema enorme, as alterações climáticas estão provocando a subida do nível do mar e muitas populações de vida marinha estão diminuindo devido à sobrepesca. Mas não é tarde demais para mudar esse cenário... 

Antes agirmos, porém, precisamos estar munidos com os fatos. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o impacto das práticas de pesca comercial, discutir como poderá ser o futuro se continuarmos a pescar em excesso, e o que poderemos fazer para ajudar a proteger os nossos oceanos. 

O que é a sobrepesca e o que a causa?

Em resumo, a sobrepesca ou pesca predatória é quando retiramos peixes em excesso dos oceanos. A principal causa desta situação são as práticas de pesca comercial. As práticas de pesca comercial não só capturam de forma demasiada os peixes, como também matam e ferem milhões (sim, milhões) de animais do oceano e aves marinhas no processo. Isso é chamado de captura secundária: "a porção das capturas de pesca que consiste em animais marinhos capturados involuntariamente".

O peixe e o marisco são alguns dos alimentos mais comercializados no mundo, mas, infelizmente, são insustentáveis ao ritmo atual a que os capturamos e consumimos. Quando os pescadores usavam simples carretos de um pequeno barco, havia muito peixe para todos, os mares eram prósperos e saudáveis. Mas hoje em dia a realidade é completamente diferente: 

Barcos de pesca do tamanho de campos de futebol cobrem os mares para encontrar peixe, utilizando sistema de localização eletrônica de última geração. 

Estes barcos recolhem milhares de toneladas de peixe em cada viagem e podem permanecer no mar durante meses seguidos, armazenando as suas capturas a bordo.

Existem diferentes tipos de práticas de pesca comercial, e algumas são piores do que outras. A pesca de arrasto é conhecida por ser a mais prejudicial e envolve redes enormes que são arrastadas atrás dos barcos para capturar grandes quantidades de peixe.

As redes de arrasto podem ter até uma milha de comprimento e ser suficientemente grandes para conter dez aviões. 

A pesca de arrasto não só captura uma quantidade enorme de peixes, como também pode danificar o fundo do oceano e danificar os corais e os habitats marinhos. A pesca de arrasto também captura um grande número de espécies, incluindo tubarões, baleias e tartarugas.

O que é a pesca fantasma? 

As práticas de pesca comercial também podem poluir os mares com redes de pesca descartadas, que geralmente contêm plástico. A vida marinha continua presa e sendo ferida ou morta nestas redes fantasma mesmo depois de os barcos terem desaparecido há muito tempo. É importante, ao pescar em qualquer escala, certificar-se sempre de que não deixará redes e linhas de pesca nas praias ou no oceano.

Sobrepesca - Fatos e estatísticas importantes

É importante conhecer os fatos para tomar as melhores e mais éticas decisões para o planeta. Como mergulhadores, praticantes de snorkeling e amantes do oceano, vemos em primeira mão os danos que são causados no oceano. Por isso, é nosso trabalho manter-nos informados e inspirar mudanças nos outros para ajudar a proteger os nossos preciosos oceanos.

Aqui estão 10 fatos e estatísticas essenciais sobre a sobrepesca:

1. Cerca de 40% dos animais capturados anualmente em práticas de pesca comercial não são capturados intencionalmente, incluindo 250.000 tartarugas e 300.000 aves marinhas. 

2. Aproximadamente 650.000 mamíferos marinhos, como golfinhos e baleias, são gravemente feridos ou mortos todos os anos por práticas de pesca comercial.

3. A população mundial de atum rabilho diminuiu 96 % no último século devido à sobrepesca.

4. Cerca de 34% dos peixes do mundo sofrem atualmente de sobrepesca.

5. Quase 90%das unidades populacionais globais de peixes marinhos são totalmente exploradas ou sobre exploradas.

6. O Mar Mediterrâneo e o Mar Negro sofrem de cerca de 62% sobrepesca; o Oceano Atlântico cerca de 59%; e o Oceano Pacífico aproximadamente 39%.

7. A sobrepesca foi a razão da extinção do olho-de-boi nos Grandes Lagos da América do Norte na década de 1980.

8. A pesca excessiva contribuiu para uma queda de 71% nas populações mundiais de tubarões e raias.

9. 33%das capturas de peixe do mundo são feitas por contas de pesca ilegal.

10. As populações mundiais de medusas aumentaram devido à pesca excessiva.

Então, o que podemos fazer? 

Entre todas estas estatísticas negativas, há uma luz de esperança! Algumas populações de peixes estão aumentando e há coisas que os amantes comuns dos oceanos, como nós, podem fazer para ajudar a mudar esse cenário.

Aqui estão mais algumas ideias para te ajudar a reduzir a sobrepesca:

1. Procure mariscos sustentáveis e certificados

Se você quer manter o marisco na sua dieta, procure no rótulo para verificar se o peixe que está comprando foi capturado utilizando práticas de pesca sustentáveis:

O blue tick do Marine Stewardship Council (MSC) é um rótulo que você pode confiar. 

Se comprar o seu marisco em uma peixaria, faça perguntas sobre as suas práticas de pesca.

Descubra quais as espécies de peixe que estão em perigo e quais podem ser consumidas. Os Guias de Marisco Sustentável da WWF são um excelente ponto de partida.

2. Consuma menos peixe e marisco

Se conseguir reduzir o seu consumo de marisco, estará desempenhando um papel importante na ajuda à crise da sobrepesca. Tente evitar o desperdício do peixe que cozinha e come, preparando-o adequadamente e comprando/pescando/cozinhando apenas o necessário.

3. Espalhe a ideia! 

Dé o exemplo e compartilhe o seu conhecimento sobre a sobrepesca com os outros. Muitas pessoas não percebem a dimensão do problema e das formas simples que podem ajudar. Compartilhe o seu conhecimento e dê o exemplo.

4. Doe

Apoie uma instituição de caridade que esteja trabalhando para melhorar as populações marinhas e proteger o oceano. Existem inúmeras sociedades de conservação marinha no Brasil e no mundo.

5. Reduza o plástico de utilização única

Essa não é uma solução para a sobrepesca, mas é uma solução que ajuda a proteger a vida marinha de danos. Estima-se que cerca de 100.000 animais marinhos são mortos por ingestão ou emaranhamento de plástico no oceano todos os anos. Dessa forma, reduzir os seus resíduos de plástico pode ajudar massivamente as populações de peixes.

A sobrepesca é um enorme problema para a sobrevivência das espécies marinhas e, portanto, para nós! Mas ainda há esperança. Se todos fizermos melhores escolhas, podemos reverter essa situação!


Créditos:
Texto e imagem: Dive SSI e Mares
Tradução e adaptação: Mares Brasil 

Referência:

SSI, Dive Overfishing: 10 Essential Facts and How You Can Help. Disponível em https://www.divessi.com/en/blog/overfishing-9504.html. Acesso em: 18 jan. 2024.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

8 Pontos de Mergulhos para Mergulhadores Experientes