Mergulho Em Dahab: Descubra O Segredo Mais Bem Guardado Do Egito

 

MERGULHO EM DAHAB: DESCUBRA O SEGREDO MAIS BEM GUARDADO DO EGITO


Por: Dive SSI

A pequena cidade de Dahab, no Mar Vermelho, é o segredo mais bem guardado do Egito. Muito mais silencioso do que os centros de mergulho construídos de Sharm El Sheikh e Hurghada, Dahab oferece as mesmas oportunidades de mergulho de cair o queixo, mas com uma vibração mais boêmia e descontraída.

Com muitos pontos de mergulho para explorar, clima bonito o ano todo e moradores amigáveis, achamos que o mergulho em Dahab deve ser o próximo na sua lista para umas emocionantes férias de mergulho.

Então, aqui está o nosso guia detalhado para Dahab no Egito.

Onde fica Dahab? 

Dahab é uma pequena cidade no sul do Sinai, no Egito. Fica a pouco mais de uma hora de distância do mais conhecido Sharm El Sheikh e fica na costa do Mar Vermelho. Você pode esperar hotéis pitorescos, restaurantes à beira-mar e os rostos sorridentes das crianças locais descalças neste local tranquilo para mergulho.

Como chegar em Dahab?

A maneira mais fácil de chegar a Dahab é voando para o aeroporto internacional de Sharm El Sheikh. De lá, você pode pegar um táxi para Dahab, que leva cerca de 1 hora e 15 minutos. Recomenda-se que agende seu táxi com antecedência, uma vez que os táxis do aeroporto cobram um preço mais elevado. Você pode reservar um traslado do aeroporto através do seu hotel ou centro de mergulho em Dahab.

Quando devo visitar Dahab? 

Você pode mergulhar em Dahab o ano todo!

• Os meses de verão de julho e agosto podem chegar a 45 °C, com uma temperatura da água de 30 °C. 

• Os meses de inverno de janeiro e fevereiro têm temperaturas diurnas em torno de 23 °C com mínimas de 10 °C à noite. A temperatura da água é de cerca de 22 ° C.

A melhor época para mergulhar em Dahab é entre março e junho, ou entre setembro e dezembro, para as temperaturas mais confortáveis, acima e abaixo da água.

Que vida marinha posso ver? 

Dahab oferece, na maioria das vezes, experiências de mergulho em praias, o que é uma boa notícia para quem sofre de enjoo! Há muita vida marinha para observar nos recifes de Dahab, com peixes-leão, peixes-borboleta, peixes-palhaço, moreias gigantes,  tartarugas marinhas, nudibrânquios, raias-águia, e cavalos-marinhos só para citar alguns. Se você tiver muita sorte, poderá até ver um tubarão-baleia ou golfinhos.

5 melhores lugares para mergulho em Dahab.

Aqui estão os cinco melhores lugares para mergulhar em Dahab:

1.Lighthouse.

O Lighthouse  é considerado o recife da casa de Dahab e está localizado bem no coração da cidade. É aqui que a maioria dos cursos de Open Water Diver são realizados, pois o local oferece uma área de treinamento rasa e condições calmas devido ao fato de a baía ser protegida.

Você entra no local de mergulho assim que sai da costa e segue uma ladeira de areia que desce para cerca de 25 metros. No fundo da encosta fica a famosa estátua de elefante de Dahab, que foi colocada para os mergulhadores admirarem e tirarem selfies.

O mergulho segue a parede do recife em torno de um canto e mergulhadores de todos os níveis podem avistar moreias, tartarugas e peixes-palhaço. Este local de mergulho é perfeito para mergulho noturno, com fácil acesso e muito para se ver.

2. Eel Garden.

O Eel Garden fica a apenas alguns minutos de carro da área principal do Lighthouse e oferece algumas das mais belas oportunidades de fotografia subaquática em Dahab. Só é acessível na maré alta e quando as condições estão calmas, e é adequado para todos os níveis de experiência.

Você entra na água a partir da costa e nada sobre as águas rasas com seu snorkel na boca até chegar à lagoa. Desça até a lagoa e siga-a até o outro lado do recife, onde você encontrará uma encosta de areia branca, corais imaculados e águas azuis profundas.

A característica mais famosa desse local de mergulho são as milhares de enguias de jardim que aparecem para cumprimentá-lo. Não se esqueça da sua câmera para esse mergulho!

3. Gabr El Bint.

O local de mergulho Gabr El Bint fica a cerca de uma hora e meia de barco da cidade de Dahab e é intocado e extremamente agradável, pois não há estradas que cheguem até lá. O acesso só é possível por barco, portanto, o impacto humano sobre o recife é mínimo.

No caminho para o local de mergulho, você poderá ver golfinhos brincando nas ondas do barco. Ao mergulhar em Gabr El Bint, você poderá ver peixes-leite, tubarões-baleia (se tiver sorte) e enormes leques marinhos de gorgônias. Mergulhadores de todos os níveis podem desfrutar desse local de mergulho.

4.Canyon.

O local de mergulho Canyon fica a cerca de 25 minutos de carro do centro de Dahab e é um destaque extremamente singular do mergulho scuba em Dahab. Os centros de mergulho geralmente oferecem um pacote de mergulho nesse local e, logo em seguida, no famoso Blue Hole (veja abaixo), já que eles ficam bem próximos. O Blue Hole pode ser considerado o ponto de mergulho mais conhecido de Dahab, mas muitos mergulhadores argumentam que o Canyon é ainda melhor. 

O mergulho começa na costa com um mergulho raso em uma lagoa que leva ao mar aberto do outro lado do recife. Ao chegar lá, você encontrará um belo jardim de corais que se inclina de cerca de 10 metros para 20 metros, onde o topo do cânion está esperando.

O cânion é uma fenda aberta no solo que o leva a 30 metros de profundidade. Uma passagem estreita pode levá-lo ainda mais fundo se você for certificado como mergulhador experiente ou mergulhador técnico. O cânion contém muitos tesouros escondidos nas paredes, incluindo camarões e moreias, além de um cardume de peixes varredores que circulam no canto. Você precisará ser um Advanced Diver para mergulhar no local de mergulho do Canyon ou estar disposto a mergulhar aqui como parte do seu curso Advanced Diver.

5.Blue Hole (Buraco Azul).

Por último, mas certamente não menos importante, temos o mundialmente famoso Dahab Blue Hole. Formado na era do gelo, o Blue Hole é um buraco de 92 metros de profundidade no recife e é o local mais conhecido para mergulho scuba em Dahab.

A cerca de 40 minutos de táxi do centro de Dahab, você começa o mergulho caminhando um pouco além do Blue Hole e entrando na água em "El Bells":

Um túnel que leva você da superfície até 27 metros (89 pés). Não se preocupe, ele é aberto em um dos lados para que você possa sair a qualquer profundidade, se necessário. 

Após a descida, você será recebido por um mar azul profundo e uma impressionante parede de corais. Você seguirá essa parede de corais por cerca de vinte minutos a partir de 30 metros (98 pés de profundidade), subindo gradualmente até chegar à base do Blue Hole.

A base é a entrada para o Blue Hole propriamente dito, onde você pode passar a última parte do mergulho nadando ao redor da borda e fazendo sua parada de segurança enquanto observa os corais ou observa os mergulhadores livres descerem às profundezas em uma única respiração.

O Blue Hole ficou famoso, infelizmente, devido ao grande número de fatalidades de mergulho que ocorreram lá. Mas não deixe que isso o desanime! Os acidentes foram, em sua maioria, tentativas perigosas de chegar ao fundo com um único tanque, ou mergulhadores que não seguiram as regras ou não mergulharam com guias experientes. 

Muitas pessoas mergulham no Blue Hole todos os dias e se divertem com muita segurança e prazer. Dito isso, é recomendável que você tenha a certificação Advanced Diver devido às profundidades extremas fora do Blue Hole.

Esses são apenas cinco dos locais de mergulho em Dahab, mas há muito mais esperando por você!



Créditos:
Texto e imagem: Dive SSI e Mares
Tradução e adaptação: Mares Brasil 

Referência:

SSI, Dive Scuba diving in Dahab: Discover Egypt’s best-kept secret. Disponível em https://www.divessi.com/en/blog/scuba-diving-in-dahab-9564.html. Acesso em: 27 fev. 2024.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

8 Pontos de Mergulhos para Mergulhadores Experientes