Um Mergulho Com As Salamandras Gigantes Do Japão

UM MERGULHO COM AS SALAMANDRAS GIGANTES DO JAPÃO

 

Por: Dive SSI

Alguma vez você já teve a curiosidade de olhar mais de perto sob uma pedra, olhar mais profundamente dentro de um galho de árvore oco ou dar mais alguns passos em uma caverna escura e profunda? Na expectativa do que pode estar nesses lugares escuros e sinistros, seu coração dispara, mas sua curiosidade o leva adiante. Se você, assim como nós, se emociona ao descobrir o que há nesses espaços ocultos, continue lendo para conhecer nossa experiência com as salamandras gigantes do Japão.

Procurando por um ícone nas águas do vertedouro do Japão.

Para os mais experientes em mergulho scuba, a chance de ver tudo, de corais delicados a peixes de aparência estranha e predadores impressionantes, faz com que os mergulhadores voltem sempre!

No entanto, às vezes, as experiências de mergulho mais emocionantes são as que você menos espera e, geralmente, são aquelas com um elemento desconhecido. Como deitar-se de bruços nas águas do vertedouro de uma represa construída pelo homem, enquanto um japonês em uma roupa seca fica de olho em você.

Ao nos aventurarmos para o leste em um trem-bala saindo de Kyoto, no Japão, não havia um vislumbre de oceano à vista. Saindo na estação de Gifu, a cerca de 60 quilômetros (37 milhas) da costa mais próxima, nos aventuramos mais para o interior, em direção a um local secreto nos Alpes japoneses.

O Japão é estimado por suas paisagens alpinas e neve em pó. Porém, sob o sol escaldante do verão, qualquer habitante local poderia pensar que nossa equipe de expedição havia perdido completamente a noção das estações do ano, ou mesmo das bússolas.

Tudo começou com uma troca de mensagens no Facebook, mas não do gênero comum. Um contato do Gabinete de Turismo do Japão nos colocou em contato com Ito Yoshihiro, um guia de vida selvagem especialista em salamandras gigantes.

Em suspense, como um adolescente nervoso com uma paixão paralisante, o pedido de amizade acabou por ser aceito e demos início a uma entusiástica conversa. No entanto, havia um problema. Cada mensagem estava na nossa respectiva língua materna. O Google Tradutor estava trabalhando arduamente enquanto tentávamos estabelecer como nos poderíamos encontrar.

As salamandras gigantes japonesas são, como o nome sugere, gigantescas: até 1,5 metros de comprimento e pesando até 44 quilos!

A salamandra gigante chinesa detém o título de maior anfíbio do planeta. De aspeto pré-histórico, estima-se que tenham percorrido a Terra durante mais de 20 milhões de anos. Sabe-se que elas têm uma expectativa de vida de mais de 70 anos se forem deixadas em seu habitat preferido, ou seja, riachos de montanha de água doce de fluxo rápido.

Reconhecida como Monumento Natural Especial do Japão em 1951, e uma espécie protegida a nível federal, era fácil compreender porque é que o paradeiro exato do habitat das salamandras gigantes continua a ser bem guardado.

Embora não tenhamos sido vendados e colocados na parte de trás de uma van ao sermos apanhados na estação de trem, fomos muito bem informados sobre a importância de sua conservação e as várias ameaças enfrentadas por essa incrível espécie. As ameaças às salamandras gigantes incluem a destruição do habitat devido a modificações nos rios, poluição e captura ilegal para o comércio de animais de estimação - os desafios comuns enfrentados pelas espécies do planeta.

Ao conhecer Ito pessoalmente, ficou claro desde o início o quanto ele era apaixonado pelas salamandras gigantes. Chegando ao nosso destino final, um vertedouro de barragem localizado entre as verdejantes e ondulantes montanhas japonesas, sob um céu azul profundo, mal tínhamos saído do veículo quando Ito se vestiu com entusiasmo. Com o tempo quente e favorável do verão, esperávamos precisar apenas de uma roupa fina e uma lanterna. No entanto, ao olharmos para Ito, vestido com uma roupa seca e botas grossas, nos sentimos imediatamente como crianças inexperientes. Foi o primeiro de muitos pensamentos, como se perguntássemos: "O que estamos fazendo aqui??!"

O que falta a Ito em estatura física, ele certamente compensa em carisma e presença, o suficiente para cortar qualquer barreira linguística. Ito não é um desconhecido no mundo do mergulho e a sua abordagem técnica e objetiva é prova disso. Tornou-se um instrutor de mergulho certificado há muitos anos e já completou mais de 3.000 mergulhos no oceano.

Antes de ter uma carreira bem sucedida como mergulhador, foi uma experiência de infância que mexeu com Ito e acabou por levá-lo a perseguir a sua paixão pelas salamandras gigantes. Ele lembra de ter visto uma salamandra gigante no aquário local quando era muito jovem e, desde esse momento, ficou completamente encantado. 

Mergulho com salamandras gigantes.

Deixando para trás a sua carreira de vendedor, rapidamente se tornou o único guia no Japão a levar exploradores selecionados como nós, para ver as preciosas salamandras gigantes. Com máscaras, Snorkels e lanternas na mão, em plena luz do dia, marchamos como um pequeno exército estranhamente reunido em direção às águas correntes da barragem. Instruídos a permanecer à beira da água, observamos Ito entrar na água até os joelhos antes de realizar o que só pode ser descrito como um movimento de cabeça para baixo, rabo para cima e barriga mole.

Ele começou o padrão de procura, trabalhando contra as águas rápidas e extremamente frias, espreitando por baixo de cada fenda e fissura enquanto se movia sistematicamente de um lado para o outro do curso de água. 

Após 10 minutos, ele fez sinal para que nos juntássemos a ele no que parecia ser um grupo de rochas bastante inócuo. 

Pouco visível à superfície da água estava uma caverna subaquática escura, possivelmente suficientemente grande para uma pequena cabeça humana. Sentindo a apreensão de todos, Ito fez o seu melhor para nos encorajar a enfiar a cabeça por baixo e para dentro, nos assegurando de que tudo ficaria bem.

Isso também aconteceu depois que ele nos disse que as salamandras que se sentem ameaçadas por invasores são conhecidas por se prenderem aos seus inimigos com uma garra semelhante a um torno. Nessas ocasiões, as pessoas até perderam dedos por causa de suas poderosas mandíbulas!

Com apenas o feixe de uma lanterna subaquática oferecendo alguma sensação de segurança, e um pensamento remanescente de que esta poderia ser a última vez que agarraríamos um item com todos os dedos ainda intactos, nós mergulhamos um por um. 

Perfeitamente camuflada na coloração da rocha, pusemos os olhos nesta criatura antiga e fascinante. 

Bastante tímida, aninhada nas profundezas da caverna rochosa, a única coisa que denunciava sua existência era seu sorriso branco que piscava de vez em quando. 

Como membro da família dos anfíbios, as salamandras gigantes podem respirar oxigênio através da pele debaixo de água, o que significa que podem permanecer debaixo de água durante muito tempo - tecnicamente, indefinidamente. De vez em quando, porém, o seu comportamento consiste em sair do esconderijo e respirar mais fundo à superfície da água.

Com isso em mente, Ito levou-nos adiante em busca de mais salamandras que pudessem estar em movimento e prontas a respirar, revelando a sua posição. Tivemos sorte, encontrando mais à medida que avançávamos e cada salamandra que víamos eram ainda maiores que a sua antecessora.

Após algumas horas, nos deparamos com uma completamente fora da sua caverna rochosa, nadando livremente.

Ito descreveu este incrível encontro como um avistamento raro e sortudo, dado o tempo que andávamos à procura delas. Observando a salamandra se contorcendo e a virando debaixo de água de uma forma instável, mas graciosa, foi fácil perceber porque é que Ito dedicou o seu tempo às salamandras gigantes.

Foi também um momento para apreciar que o prazer do mergulho nem sempre acontece de formas tradicionais. Pode ser igualmente incrível mergulhar em 90 metros de água do oceano ou num riacho de montanha com 3 metros de profundidade.

Como outros em nossa expedição, Ito reafirmou que o mergulho scuba e o mergulho livre não são apenas um esporte ou hobby reservado somente para o oceano! Isso o torna uma perspectiva empolgante para as pessoas que não têm acesso ao mar ou que não estão a uma distância próxima do litoral.

Proteção das salamandras gigantes do Japão

Ito trabalha agora em conjunto com a Universidade de Gif e as escolas secundárias locais na área, passando a maior parte dos dias conduzindo programas de ciência cidadã. Com o passar do tempo, ele identificou cerca de 300 salamandras nos cursos d'água da região de Gif. No entanto, não há pesquisas ou dados históricos suficientes para sugerir se essa é uma porcentagem pequena ou grande da população total sobrevivente. 

Os especialistas científicos com quem Ito trabalha levantaram a hipótese de que essa espécie vulnerável poderia ter sofrido um declínio populacional de até 50% desde a década de 1950. 

Para isso, ele faz uma pesquisa em larga escala uma vez a cada cinco anos em parceria com um cientista, determinado a descobrir mais sobre suas amadas salamandras. Com a ajuda de cientistas, estão agora concebendo formas de marcar estas criaturas para poderem aumentar a sua crescente base de dados.

O trabalho de vida de Ito, juntamente com a sua pequena comunidade de cidadãos cientistas e a universidade, é fundamental à luz da lei japonesa. Apesar de ser ilegal caçá-las ou tocá-las, as salamandras gigantes continuam ameaçadas de extinção, e a responsabilidade por estas criaturas está nas mãos dos organismos culturais japoneses. 

Essas organizações raramente contam com especialistas em vida selvagem ou biólogos, portanto, cabe à comunidade fazer a sua parte pelos seus coabitantes nativos.

Saímos de Gifu com um novo apreço pelas experiências de mergulho menos procuradas; pelo fato de que os gigantes podem ser encontrados até mesmo sob rochas em águas rasas. Cada corpo d'água do mundo, desde a menor das lagoas até o maior dos lagos, é um ecossistema esperando para ser descoberto.

Seja para mergulhar em cavernas, explorar riachos de montanhas de fluxo rápido ou qualquer outra coisa, há sempre uma comunidade de pessoas curiosas e ansiosas para mergulhar com você.

Enfrentar coisas novas com uma abordagem ponderada e com especialistas ao seu lado o ajudará a descobrir o que está do outro lado do medo. Sair da sua zona de conforto pode levá-lo a conhecer as melhores pessoas e, potencialmente, as histórias mais incomuns e interessantes. 

Quem sabe, essa pode ser a descoberta mais bela e única que você já fez, e talvez até altere o curso de sua vida para sempre! Então, onde você vai explorar em seguida?




Créditos:
Texto e imagem: Dive SSI e Mares
Tradução e adaptação: Mares Brasil 

Referência:

SSI, Dive SSI x Edges of Earth: Diving with Japan’s Giant Salamanders. Disponível em https://www.divessi.com/en/blog/giant-salamanders-9557.html. Acesso em: 27 fev. 2024.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

8 Pontos de Mergulhos para Mergulhadores Experientes