Por Que Você Deve Começar A Mergulhar Com Roupa Seca

POR QUE VOCÊ DEVE COMEÇAR A MERGULHAR COM ROUPA SECA


Por: Dive SSI

A ideia de sentir muito frio durante um mergulho te dá vontade de desistir e ficar em terra firme? Se quiser experimentar o mergulho em águas frias, mas sem lábios roxos e excesso de neoprene, o mergulho com roupa seca é a solução! Existem alguns pontos de mergulho em águas frias incríveis em todo o mundo, todos à espera de serem descobertos. O mergulho com roupa seca é um pouco diferente do mergulho recreativo normal, por isso reunimos um pequeno guia sobre o que esperar do mergulho com roupa seca, como escolher o modelo perfeito e onde mergulhar com ela.

Quando usar uma roupa seca e como funciona

As roupas secas são adequadas para mergulhos em águas frias, vários dias de mergulho ou mergulhos técnicos em que se fica debaixo de água durante muito tempo. Não existe uma regra definida sobre a temperatura da água quando se passa a usar uma roupa seca, porque cada pessoa sente frio de forma diferente.

Como guia aproximado, cerca de 15°C é normalmente o momento em que os mergulhadores mudam de uma roupa de neoprene para uma roupa seca para mergulho recreativo.

As roupas secas são diferentes das roupas de neoprene de mergulho, na medida em que o mantêm completamente seco enquanto mergulha. A roupa seca se conecta ao seu cilindro para que possa adicionar um pouco de ar à roupa. Isto compensa a pressão que vai comprimir o espaço de ar na roupa à medida que desce. Ajustar a flutuabilidade com uma roupa seca pode ser um pouco complicado no início, mas você irá se adaptar rapidamente, e no final do seu curso de roupa seca, você será capaz de fazer tudo facilmente.

O que esperar do mergulho com roupa seca

O mergulho com roupa seca abre um mundo de oportunidades de mergulho; imagine explorar destinos no Ártico ou avistar pinguins nas águas frias do Chile. O mergulho com roupa seca também pode te manter quente em dias de mergulhos múltiplos. Muitos mergulhadores usam roupa seca em destinos de águas quentes quando mergulham várias vezes por dia num liveaboard.

O programa de especialidade em roupa seca é a melhor maneira de se tornar um mergulhador de roupa seca e aprender as técnicas de mergulho nessa modalidade. Você aprenderá a mergulhar de forma segura e confortável com uma roupa seca.

O seu instrutor explicará os benefícios da utilização de roupas secas e como lidar com emergências de mergulho com roupa seca, que são exclusivos deste tipo de mergulho. 

Como escolher a roupa seca perfeita

Assim como encontrar a máscara perfeita, é importante encontrar uma roupa seca em que você se adapte bem. Se a roupa for muito grande, pode ter fugas ou ficar largo, o que causa arrastamento. Se for muito pequena, vai se sentir apertado, ter restrição nos movimentos e ficará desconfortável durante o mergulho.

Se tomar um especialista de roupas secas vai te permitir experimentar alguns modelos e ver o que lhe cai melhor. Em seguida, irá praticar o uso da roupa sob a supervisão de um instrutor experiente, que lhe poderá mostrar como usá-lo da melhor forma e garantir a sua segurança.

Então, como escolher a roupa perfeita?

Existem dois tipos principais de roupa seca: 

As roupas de membrana/laminada são finas e não oferecem muito isolamento; foram concebidos apenas para o manter seco. Pode optar por usar roupa interior quente por baixo para evitar o frio.

As roupas secas de neoprene são essencialmente roupas de mergulho muito grossos. São mais quentes (mas também muito mais pesados) do que as roupas secas de membrana e são mais aerodinâmicos. 

Ambos os estilos têm fechos estanques e selados para impedir que a água fria entre na roupa enquanto você mergulha.

O que considerar ao comprar uma roupa seca:

Se viaja frequentemente, uma roupa seca de membrana pode ser a melhor opção, pois é muito mais leve e fácil de transportar. Se você vai mergulhar bastante com sua roupa perto de casa, talvez uma roupa seca de neoprene seja melhor para você. Considere onde vai usa-la com mais frequência para tomar a melhor decisão.

Outras coisas a considerar incluem:

O número de bolsos;

Onde os bolsos estão posicionados na roupa;

A colocação do fecho e a facilidade de acesso; 

Se vai ou não precisar de uma válvula P.

Melhores lugares para mergulhar com roupas secas

Depois de ter completado a sua especialidade e comprado a sua própria roupa seca, você vai querer começar a mergulhar com ela logo! Se pretende usar a sua roupa seca para mergulhar em águas frias, aqui estão três lugares incríveis que têm experiências alucinantes em águas frias:

1.Channel Islands, Califórnia, EUA

As Ilhas do Canal (Channel Islands) são conhecidas como 'Galápagos da América do Norte' e formam um Parque Nacional protegido repleto de vida marinha. Essas ilhas deslumbrantes se projetam do oceano e têm florestas de algas que atingem até 37 metros de altura, com vida marinha que não é encontrada em nenhum outro lugar.

Você pode mergulhas nas ilhas de um barco por um dia ou ficar mais tempo em um liveaboard. As ilhas são pontilhadas de cavernas, quedas profundas, paredes espetaculares e enseadas isoladas. As temperaturas da água variam de 10 a 21°C, tornando-a um destino perfeito para mergulhar com roupa seca sem ficar com muito frio!

2.Scapa Flow, Orkney Islands, Escócia

Mergulhar em Scapa Flow é uma experiência imperdível para mergulhadores avançados de águas frias com uma paixão por naufrágios e história. É indiscutivelmente uma das melhores áreas de mergulho em naufrágios do mundo, devido ao grande número de naufrágios numa pequena área.

No final da Primeira Guerra Mundial, a famosa Frota Alemã de Alto Mar afundou nada menos que 52 dos seus navios e submarinos em Scapa Flow, criando uma Meca do mergulho em naufrágios.

Estas águas também abrigam o naufrágio Tabarka; um navio de blocos afundado na Segunda Guerra Mundial que fica a 18 metros de profundidade. Este navio foi afundado para impedir o acesso de navios inimigos a Scapa Flow e tornou-se um dos destroços mais populares da região. É um naufrágio único para mergulhar e é um habitat para estrelas-do-mar, anémonas, lagostas e ouriços, bem como bacalhau e barrigas de prata. 

É possível mergulhar durante todo o ano em Scapa Flow, mas espere temperaturas médias de 6 ° C durante os meses de inverno, que são os meses de melhor visibilidade.

3.Lake Baikal, Rússia

A camada de gelo no lago Baikal pode ter mais de 2 metros de espessura durante os longos invernos da Sibéria. Não só o lago mais antigo do mundo, mas também o mais profundo, a superfície do Lago Baikal permanece congelada por até cinco meses, de janeiro a maio.

Com todos estes elogios aquáticos, o Lago Baikal é um mergulho no gelo imperdível para qualquer mergulhador que gosta de uma aventura. Debaixo do gelo, a temperatura média da água é de 3,5°C, e os mergulhadores podem explorar encostas íngremes, desfiladeiros e esponjas marinhas gigantes.

Algumas formas de vida marinha únicas que podem ser observadas ao longo do caminho incluem o peixe-petróleo do Baikal e o invertebrado gigante Gammarus. Fevereiro e março são os melhores meses para se aventurar nas profundezas geladas do Lago Baikal. 

4.Ojamo Mine, Finlândia

Ojamo Mine é uma antiga mina de calcário que oferece uma experiência alucinante de Ice Diving. Desde o seu encerramento na década de 1960, a mina encheu-se gradualmente de água e tornou-se um verdadeiro teste de mergulho exploratório.

Para mergulhar nesse local, é necessário experiência com mergulho em caverna, bem como experiência anterior em águas frias com imersão sem parada descompressiva e habilidades de CCR. A temperatura média da água é de cerca de 4°C e os túneis mais rasos começam a 28 metros.

A água do poço é turva perto da superfície e abriga burbots, Northern pikes e lagostins. Quanto mais fundo se desce, mais clara se torna a água, permitindo aos mergulhadores verem a paisagem deslumbrante.

Esperamos ter te inspirado a enfrentar o frio e a começar a mergulhar com roupas secas! E aí, qual o seu próximo destino?



Créditos:
Texto e imagem: Dive SSI e Mares
Tradução e adaptação: Mares Brasil 

Referência:

SSI, Why You Should Start Drysuit Diving. Disponível em https://www.divessi.com/en/blog/start-drysuit-diving-9607.html. Acesso em: 28 mar. 2024.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 Melhores Mergulhos Em Naufrágios Para 2023

Como Se Manter Em Segurança Em Um Mergulho Com Tubarões

8 Pontos de Mergulhos para Mergulhadores Experientes