12 Formas De Proteger O Oceano

12 FORMAS DE PROTEGER O OCEANO

Por: Dive SSI

Nossa terra precisa de ajuda, e cabe a nós unir forças em prol de garantir um planeta saudável para as gerações futuras. Listamos 12 maneiras para você contribuir com a proteção dos nossos oceanos. 

Confira:

1. Reduza o uso de plástico

Uma opção fácil é trocar as garrafinhas e sacolas de plástico por alternativas reutilizáveis. Você também pode visitar estações de recarga para muitas das suas necessidades domésticas, como shampoo, arroz e sabão. 

As microesferas são outro plástico que deve ser evitado sempre que possível. São pequenas partículas de plástico normalmente encontradas em cosméticos e artigos de higiene pessoal que acabam no oceano e prejudicam a vida marinha.

Finalmente, reciclar corretamente os seus plásticos reduzirá a quantidade de resíduos plásticos que acabam no oceano. Certifique-se de verificar se a embalagem que irá consumir é reciclável e utilize sempre métodos ecologicamente corretos para o transporte dos produtos.

2. Participe de limpezas nas praias

Juntar-se ou organizar eventos de limpeza na praia é uma excelente forma de proteger nossos oceanos. Remover o lixo e os detritos das praias e das áreas costeiras pode fazer uma enorme diferença quando feito regularmente! Crie o hábito de recolher o lixo sempre que visitar uma praia ou uma zona costeira. Toda pequena ação é importante!

3. Apoie a pesca sustentável

Se não quiser deixar de comer um fruto do mar, procure produtos que sejam certificados por organizações como a Marine Stewardship Council (MSC) ou Aquaculture Stewardship Council (ASC) para garantir que eles provêm de pescas ou explorações sustentáveis. 

A internet é uma ótima fonte para verificar se o peixe que escolheu para comer é capturado de forma sustentável ou não. Existem mais de 20 guias de marisco da WWF para diferentes países em todo o mundo, o UK Marine Conservation Society Good Fish Guide e o Australia & New Zeland Best Fish Guide.

Aqui no Brasil, é possível comprar os seus frutos do mar de pescadores locais. É importante verificar a sazonalidade de cada espécie para reduzir o impacto ambiental do transporte e das práticas agrícolas, e reduzir a sobrepesca evitando comer espécies que são ameaçadas de extinção.

4. Reduzir a emissão de Carbono.

Utilize sempre que puder meios alternativos de transporte, como os transportes públicos, caronas de carro, bicicleta ou até uma caminhada para reduzir as emissões de carbono que contribuem para a acidificação dos oceanos e para as alterações climáticas. Opte por fontes de energia renováveis, como a energia solar e eólica em casa, caso seja possível, para reduzir o consumo de combustíveis fósseis e as emissões de gases com efeito de estufa.

Você também pode melhorar a eficiência energética da sua casa, utilizando aparelhos energeticamente eficientes e desligando as luzes e os aparelhos eletrônicos quando não estão sendo utilizados. Todas estas são mudanças simples que ajudam a proteger o nosso planeta.

5. Economize água.

Reduza o consumo de água em casa, resolvendo vazamentos, utilizando aparelhos e instalações que economizam água e praticando hábitos de conservação da água. Eliminar corretamente os produtos químicos domésticos, tintas e outros poluentes, também ajudará nosso planeta, evitando que entrem no oceano através do escoamento.

6. Respeite a vida marinha.

Observe sempre a vida selvagem marinha a uma distância segura para evitar causar stress ou danos aos animais, enquanto mergulha ou mesmo em terra firme. Evite alimentar os animais marinhos, uma vez que isso pode perturbar os seus comportamentos naturais e a sua dieta, e pratique uma navegação e pesca responsáveis para evitar prejudicar a vida marinha e os seus habitats naturais.

7. Apoie as organizações de conservação marinha.

Uma ótima maneira de ajudar os oceanos e mares do mundo é apoiar organizações dedicadas à conservação dos oceanos através de doações ou trabalho voluntário. Você também pode compartilhar informações sobre questões de conservação dos oceanos com amigos e familiares para aumentar a conscientização e inspirar ações.

8. Eduque a você mesmo e aos outros.

A educação é uma ferramenta poderosa na conservação. Leia sobre a importância dos oceanos, dos ecossistemas marinhos e das ameaças que eles enfrentam. Participar ou apoiar programas e iniciativas educativas que promovam a conservação e a sustentabilidade dos oceanos é de grande importância.

9. Defenda mudanças nas políticas.

Estude e ajude a defender leis e políticas ambientais mais fortes que protejam o oceano e a vida marinha e converse com seus candidatos políticos sobre as ações ambientais que deseja que eles tomem. Manter-se informado sobre questões políticas relacionadas com a conservação dos oceanos e participar de audiências públicas é de extrema importância.

10. Reduza a poluição química.

Uma maneira fácil de fazer uma mudança é escolher produtos de limpeza ecológicos e biodegradáveis para reduzir a poluição química que pode prejudicar a vida marinha. Além disso, você pode usar alternativas orgânicas e naturais aos pesticidas e fertilizantes químicos no seu quintal para evitar o escoamento para os rios e oceanos.

11. Apoie as Áreas Marinhas Protegidas

O apoio de áreas marinhas protegidas (AMPs) tem papel fundamental para conservar e restaurar os ecossistemas marinhos. Visitar as AMPs existentes através do turismo responsável e de atividades recreativas também pode ajudar a trazer dinheiro e sensibilização para elas.

12. Desenvolva uma conexão com o Oceano

E qual a melhor forma de ajudar o oceano? Desenvolva uma ligação pessoal com os oceanos e mares do mundo, através de atividades como a natação, snorkeling, mergulho e freediving. Quanto mais tempo você passar na água, mais verá os danos que estão sendo causados, mas também o bem que está sendo feito para proteger as águas. Isso vai te ajudar a ganhar mais conhecimento e experiência, que são as nossas maiores ferramentas na conservação.

Ao adotar estas ações simples, você pode contribuir positivamente para a conservação dos oceanos. Todos os esforços, por mais pequenos que sejam, fazem a diferença!


Créditos:
Texto e imagem: Dive SSI e Mares
Tradução e adaptação: Mares Brasil 

Referência:

SSI, Dive Earth Day 2024: 12 Ways to Protect the Planet’s Oceans. Disponível em https://www.divessi.com/en/blog/earth-day-2024-9695.html. Acesso em: 13 mai. 2024.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Dicas De Cuidados Com O Cabelo Para Mergulhadores

Guia Para Fazer Um KIT De Emergência Para O Mergulho

20 Melhores Locais De Mergulho Do Mundo