Tratamento Da Doença Descompressiva: Tudo O Que Precisa Saber

 

TRATAMENTO DA DOENÇA DESCOMPRESSIVA: TUDO O QUE PRECISA SABER

Por: Dive SSI

A doença descompressiva é algo que todos os mergulhadores conhecem e fazem de tudo para evitar. Felizmente, há coisas que podemos fazer para reduzir a suscetibilidade, e os tratamentos da doença de descompressão evoluíram bastante desde o início do mergulho.

Embora a doença de descompressão possa parecer intimidante, esta condição pode ser tratada com sucesso com oxigenioterapia hiperbárica (HBOT). Por isso, neste artigo, vamos analisar o que é a doença descompressiva e como as câmaras hiperbáricas e a HBOT proporcionam o tratamento para ela. 

Continue lendo para saber mais desse assunto. 

A doença descompressiva

A doença descompressiva, também chamada DCS, ocorre quando alterações rápidas na pressão do ar ou da água resultam na formação de bolhas de nitrogénio nos tecidos corporais. Está tipicamente associada a mergulhadores e alpinistas.

Os sintomas desta doença incluem tonturas, dores de cabeça, fadiga, dores nas articulações e fraqueza geral nos braços ou pernas. Além disso, podem haver sintomas prolongados se não acontecer um tratamento rápido.

Você pode ajudar a prevenir a doença descompressiva subindo lentamente após o mergulho, não bebendo álcool antes de mergulhar e mantendo-se hidratado durante todo o dia. Veja abaixo mais formas de prevenir a doença descompressiva.

Câmaras hiperbáricas no tratamento da doença descompressiva

As câmaras hiperbáricas oferecem um tratamento eficaz da doença descompressiva ao introduzir oxigénio puro a uma pressão de ar mais elevada. Isto elimina as bolhas que se formam nos mergulhadores e alpinistas. As câmaras hiperbáricas também ajudam na recuperação, alcançando tecidos mais difíceis de recuperar.

Benefícios das câmaras hiperbáricas para mergulhadores

As câmaras hiperbáricas são usadas por mergulhadores para o tratamento da doença descompressiva, mas têm outros benefícios maravilhosos. 

1. Melhora o desempenho físico

O mergulho parece fácil, mas todos sabemos que é fisicamente exigente e requer que estejamos saudáveis e em forma. Curiosamente, como as câmaras hiperbáricas fornecem oxigénio extra a todo o corpo, a HBOT estimula os tecidos do mergulhador e pode aumentar o desempenho físico.

2. Mantém a sua mente em dia

Além de ser um tratamento eficaz da doença de descompressão, as câmaras hiperbáricas também podem ajudar a manter a sua mente saudável, fornecendo oxigênio extra ao cérebro e estimulando os tecidos do corpo mais difíceis de alcançar. 

3. Reduz o inchaço e as dores musculares

É fácil ficar exausto debaixo de água e ter os músculos doloridos depois de mergulhar, especialmente durante mergulhos mais difíceis com correntes fortes e ondulação. As câmaras hiperbáricas reduzem o inchaço e a dor muscular pós mergulho, estimulando a reparação dos tecidos.

4. Combate as bactérias

Outro efeito secundário do tratamento da doença descompressiva é que ele pode ajudar os mergulhadores a combater as bactérias. Como mergulhadores, temos um risco aumentado de exposição as bactérias que se encontram na água. As câmaras hiperbáricas fazem um excelente trabalho no combate a várias formas de bactérias, uma vez que estas máquinas fornecem concentrações de oxigénio mais elevadas, acarretando na morte dessas bactérias.

5. Eficaz contra a doença de descompressão

O mais importante de tudo: as câmaras hiperbáricas são o melhor tratamento para a doença descompressiva. A concentração mais elevada de oxigênio fornecida a uma pressão considerável vai imediatamente atrás das bolhas de nitrogênio. Além disso, a capacidade dessas câmaras estimularem os tecidos ajuda na recuperação, tornando todo o processo mais suave e muito mais rápido.

O futuro das câmaras hiperbáricas

O design percorreu um longo caminho desde o início do mergulho! Atualmente, existe uma gama de câmaras hiperbáricas disponíveis, tais como câmaras hiperbáricas de concha macia e câmaras hiperbáricas de concha dura.

Estas câmaras hiperbáricas modernas oferecem diversas características, incluindo colchões de espuma com memória, modelos deitados e sentados e câmaras portáteis. Tudo isto ajuda a tornar o tratamento da doença de descompressão mais confortável e acessível a todos os mergulhadores.

As câmaras hiperbáricas são essenciais para os mergulhadores, mas lembre-se de que elas só devem ser operadas por pessoas treinadas e especializadas.

Créditos:

Texto e imagem: Dive SSI e Mares
Tradução e adaptação: Mares Brasil 

Referência:

SSI, Dive Decompression Sickness Treatment: All You Need to Know. Disponível em https://www.divessi.com/pt/blog/decompression-sickness-treatment-9711.html. Acesso em: 20 maio 2024.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Dicas De Cuidados Com O Cabelo Para Mergulhadores

Guia Para Fazer Um KIT De Emergência Para O Mergulho

20 Melhores Locais De Mergulho Do Mundo