5 Razões Para Mergulhar No Japão
5 RAZÕES PARA MERGULHAR NO JAPÃO
Por: Kathryn
Continue lendo para saber mais sobre o mergulho no Japão.
Como é mergulhar no Japão?
A rica biodiversidade, os encontros com a vida marinha e as belas e únicas paisagens subaquáticas oferecem muitos motivos para mergulhar no Japão. Este país oferece o que poucos destinos no planeta podem oferecer: quase todos os diferentes ecossistemas oceânicos dentro de um único país. Desde mergulho em gelo flutuante no frio até florestas de algas no Mar do Japão, vários locais de mergulho em praias e recifes tropicais no sul. Realmente o Japão tem de tudo!
Aqui estão nossos 5 principais motivos pelos quais o Japão precisa estar na sua lista de desejos de mergulho:
De janeiro a março, você pode vivenciar uma das experiências de mergulho mais exclusivas do mundo. À medida que o gelo marinho flui para o sul da Sibéria até o Mar de Okhotsk, os mergulhadores podem enfrentar as águas geladas para mergulhar entre majestosos blocos de gelo.
Você não apenas testemunhará algo raramente visto em outras partes do mundo, mas também descerá a um ecossistema rico em biodiversidade. As águas ricas em nutrientes do Mar de Okhotsk atraem muitas espécies pequenas e grandes de água fria. Você pode ver águas-vivas, nudibrânquios coloridos, focas, baleias e golfinhos. Obter sua certificação de mergulho com roupa seca é essencial para explorar confortavelmente esses famosos blocos de gelo.
Ao contrário de qualquer espécie de lesma marinha que você já viu, o místico anjo do mar se move linda e graciosamente pelas águas frias do Mar de Okhotsk, no Japão. Todos os anos, estas criaturas indescritíveis e transparentes sobem das profundezas para se reunirem em torno do famoso gelo flutuante do Japão, ao longo da costa norte de Hokkaido. Você pode mergulhar entre essas delicadas criaturas durante os meses mais frios do ano, principalmente de novembro a abril.
Tal como acontece com o mergulho no gelo à deriva, mergulhar com anjos do mar não é para os medrosos. Você precisará ser certificado como mergulhador de roupa seca para resistir às águas frias da região norte do Japão. Também recomendamos que você conclua um curso de fotografia subaquática para poder capturar essas minúsculas lesmas marinhas únicas em ação.
3. Tubarões
Embora não seja mundialmente conhecido pelo mergulho com tubarões, o Japão tem diversas opções de mergulhos cheios de adrenalina com estes grandes predadores. De novembro a junho, você pode testemunhar diariamente tubarões-martelo formando grandes cardumes nas águas quentes da Ilha Yonaguni.
Mais ao norte, na Península de Chiba, você encontrará o tubarão-cão, pelo qual esta área é famosa. Você pode mergulhar com dezenas desses tubarões únicos e curiosos desde o início do mergulho. Se você tiver sorte, Chiba também oferece a visita do lindo tubarão-anjo japonês.
Os mergulhadores que ainda querem uma dose extra de emoção podem pegar a balsa noturna para as remotas Ilhas Ogasawara para mergulhar à noite entre dezenas de tubarões-tigre que se reúnem por lá. No lado mais tranquilo, você pode mergulhar com o enorme tubarão-baleia nas ilhas mais ao sul do Japão, como Okinawa e a Ilha Yonaguni. Todos os anos, de maio a junho, esses enormes peixes são encontrados alimentando-se nas águas que cercam Okinawa.
4. Recifes de Coral
Dependendo de onde você escolher mergulhar, você poderá ver mais de 300 espécies de corais diferentes, com a maioria delas localizadas nos recifes mais ao sul. Esses prósperos ecossistemas subaquáticos abrigam uma grande variedade de espécies de peixes, tartarugas marinhas, nudibrânquios, tubarões e muito mais!
Em todas as regiões do sul do Japão, mergulhadores de todos os níveis de certificação irão desfrutar dos recifes de corais coloridos e imaculados que preenchem as águas límpidas e quentes dos mares da China Oriental e das Filipinas. Da ilha mais ocidental do Japão, Yonaguni, ao arquipélago mais oriental, as Ilhas Ogasawara, você pode encontrar locais de mergulho mundialmente reconhecidos, com recifes de coral bem desenvolvidos e alta diversidade de espécies. Recomendamos que você faça o curso de especialidade em corais antes de viajar, pois ele irá ajudá-lo a identificar todos os corais fascinantes que irá ver.
5. O Polvo gigante do Pacífico
Ver um polvo geralmente não é o que atrai alguém a um destino de mergulho, mas neste caso deveria! Se você já teve o privilégio de ver pessoalmente o polvo gigante do Pacífico, sabe por que mergulhar com esta espécie única é tão emocionante! Observar este cefalópode altamente inteligente e esquivo em seu habitat natural rapidamente se tornará um dos seus mergulhos mais memoráveis.
O polvo gigante do Pacífico é encontrado principalmente nas águas frias da costa de Hokkaido. Pode atingir comprimentos superiores a 5 metros e tem peso médio de 50 quilogramas. Gostam de caçar à noite, por isso ter certificação de mergulho noturno é essencial para aumentar suas chances de avistar esta magnífica criatura.
Créditos:
Texto e imagem: Mares
Tradução e adaptação: Mares Brasil
Referência:
Mares, 5 great reasons to go diving in Japan. Disponível em https://blog.mares.com/go-diving-in-japan-13686.html. Acesso em: 05 jun 2024.
Comentários
Postar um comentário